Idade Contemporânea

O avanço e a consolidação do regime capitalista no ocidente são um dos principais fatos da idade contemporânea. Isso provocou disputas entre os países da Europa por territórios, uma vez que esses apresentavam matérias-primas e poderíam servir como mercados consumidores.

A seguir listaremos alguns dos principais acontecimentos desse período.

Revolução Francesa

A Revolução Francesa culminou com o fim da Idade Moderna em 1979. Além de estar entre as maiores revoluções de todos os tempos, essa revolução marcou a ascensão da burguesia ao poder político e influenciou diversos movimentos liberais, como a Revolução Americana.

Primeira Guerra Mundial

O nacionalismo e a formação de sistemas de alianças militares foram os causadores desse conflito, que ocorreu entre 1914 e 1918, foi responsável por alterar as fronteiras da Europa e foi um dos motivos da origem da Segunda Guerra Mundial.

Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito que teve início em 1939 e terminou em 1945. A guerra, que foi uma disputa entre as potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e as potências Aliadas (Reino Unido, Estados Unidos e União Soviética), terminou com a vitória dos Aliados e provocou consequências que vão além do elevado número de mortes (45 milhões) e dos danos materiais.

Guerra Fria

A Guerra Fria foi uma série de disputas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética. As disputas iniciaram após a Segunda Guerra Mundial (1945) e se estenderam até 1991, quando a União Soviética foi extinta.

Bibliografia
  • Mello, Leonel Itassu Almeida. História moderna e contemporânea. São Paulo: Scipione, 1999.

Confira também