Racha Cuca

Idade Contemporânea

O avanço e a consolidação do regime capitalista no ocidente são um dos principais fatos da idade contemporânea. Isso provocou disputas entre os países da Europa por territórios, uma vez que esses apresentavam matérias-primas e poderíam servir como mercados consumidores.

A seguir listaremos alguns dos principais acontecimentos desse período.

Revolução Francesa

A Revolução Francesa culminou com o fim da Idade Moderna em 1979. Além de estar entre as maiores revoluções de todos os tempos, essa revolução marcou a ascensão da burguesia ao poder político e influenciou diversos movimentos liberais, como a Revolução Americana.

Primeira Guerra Mundial

O nacionalismo e a formação de sistemas de alianças militares foram os causadores desse conflito, que ocorreu entre 1914 e 1918, foi responsável por alterar as fronteiras da Europa e foi um dos motivos da origem da Segunda Guerra Mundial.

Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito que teve início em 1939 e terminou em 1945. A guerra, que foi uma disputa entre as potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e as potências Aliadas (Reino Unido, Estados Unidos e União Soviética), terminou com a vitória dos Aliados e provocou consequências que vão além do elevado número de mortes (45 milhões) e dos danos materiais.

Guerra Fria

A Guerra Fria foi uma série de disputas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética. As disputas iniciaram após a Segunda Guerra Mundial (1945) e se estenderam até 1991, quando a União Soviética foi extinta.

Bibliografia
  • Mello, Leonel Itassu Almeida. História moderna e contemporânea. São Paulo: Scipione, 1999.
  • Primeira Guerra Mundial

    A Primeira Guerra Mundial ocorreu entre 1914 e 1918 e teve como principais causas o Neo-imperialismo. Entre as principais consequências estão o enfraquecimento da Alemanha e o enrequecimento dos Estados Unidos.

  • Segunda Guerra Mundial

    As principais causas da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foram a Crise de 1929, o Tratado de Versalhes e a ascensão do Fascismo e do Nazismo. Um das consequências do conflito foi o enriquecimento dos Estados Unidos e da União Soviética.

  • Era Napoleônica

    O golpe do 18 Brumário levou Napoleão ao poder e deu início a Era Napoleônica, que pode ser dividida em: Consulado, Império e Governo de Cem Dias.

  • Fascismo na Itália

    Benito Mussolini inicía o movimento fascista em 1914 e em 1922 organizou a Marcha sobre Roma para tentar tomar o poder. Em 1925 inicia-se de fato a ditadura fascista na Itália.

  • Crise de 1929

    A crise de 1929 (Grande Depressão) inicia-se com a quebra da bolsa de valores de Nova York. O governo dos Estados Unidos cria o New Deal, um plano para recuperar a economia do país.

  • Nazismo na Alemanha

    O nazismo surgiu na Alemanha e teve Hitler como seu líder. Entre os princípios da ideologia nazista estavam o racismo, o totalitarismo e o nacionalismo.

  • Unificação da Alemanha

    Entenda como ocorreu a unificação da Alemanha, que foi liderada pela Prússia e acabou ao formar o Segundo Reich.

  • Unificação da Itália

    O movimento pela unificação da Itália (Risorgimento) começou em 1848 e pode ser considerada tardia quando comparada a outros países da Europa.

  • Revolução Russa de 1917

    A Revolução Russa de 1917 teve como consequências a libertação do país das amarras autocráticas e a adesão ao sistema socialista.

  • Revolução Iraniana

    A Revolução Iraniana ocorreu em 1979 quando derrubam o regime dos xás (monarquia autocrática) e iniciam uma república islâmica.

  • Revoluções de 1848

    As Revoluções de 1848 (Primavera dos Povos) foram um conjunto de revoluções iniciados pela burguesia e pela nobreza na Europa centra e oriental. Elas apresentavam carater liberal, democrático e nacionalista.

  • New Deal

    O New Deal foi uma série de programas criados no governo do presidente Roosevelt para fazer a economia dos Estados Unidos a se recuperar da Crise de 1929.

  • Keynesianismo

    O Keynesianismo é uma corrente do pensamento econômico do século XX, inspirada pela obra do economista inglês John Maynard Keynes. Segundo ela, a economia não tende automaticamente à um equilíbrio.

  • Neoliberalismo

    O Neoliberalismo é uma corrente do pensamento político e econômico que defende uma intervenção estatal mínima na economia. Confira como ele surgiu e quais são as suas principais características.

  • Revolução Chinesa

    A Revolução Chinesa (1946-1952) pode ser dividia em duas partes: a Revolução Nacionalista e a Revolução Comunista. Confira quais foram as causas e as consequências delas.

  • Revolução Cubana

    A Revolução Cubana (1953-1959) foi um conflito entre as forças do ditador Fulgêncio Batista e o exército revolucionário comandado por Fidel Castro.

  • Comunismo

    Confira os principais conceitos do comunismo (Socialismo Científico), que surgiu a partir do "Manifesto Comunista" de Karl Marx e Friedrich Engels, e as diferenças entre o Leninismo, o Stalinismo e o Trotskismo.

  • Revolução Francesa

    Aprenda quais foram as causas da Revolução Francesa e o que aconteceu em cada uma das fases (Estados Gerais, Assembléia Nacional, Convenção Nacional e os Diretórios) até a ascensão de Napoleão através do golpe de 18 Brumário.

  • Imperialismo

    No século XIX os países europeus utilizaram o imperialismo colonial (na Àsia e na África) como solução para a falta de matérias-primas e o mercado consumidor saturado. Uma consequência desse expansionismo imperialista foi a Primeira Guerra Mundial.

  • Guerra Fria

    A Guerra Fria (1953-1991) foi um período caracterizado principalmente pela constante ameaça de uma guerra nuclear entre os Estados Unidos da América e a União Soviética. Veja quais foram os principais acontecimentos e as consequências da Guerra Fria.

  • Guerra da Coréia

    A Guerra da Coréia foi um conflito militar que ocorreu entre 1950 a 1953. Uma das consequências dele foi a divisão do país em dois: Coréia do Norte e Coréia do Sul.

  • Socialismo

    O Socialismo (Socialismo Utópico) foi uma doutrina social e política surgida no clima da Revolução Francesa e das mudanças trazidas pelas Revoluções Industriais. Veja quais são as características do socialismo e quais foram os seus principais ideólogos.

  • Franquismo

    O Falangismo (Franquismo) foi um regime político que ocorreu na Espanha entre 1936 e 1975. Suas principais características eram o conservadorismo, o nacionalismo e o autoritarismo.

  • Reunificação da Alemanha

    A Reunificação Alemã ocorreu em 1990 com a união da República Federativa da Alemanha (Alemanha Ocidental) e a República Democrática Alemã (Alemanha Oriental). Isso caracterizou o fim da Cortina de Ferro e o início do fim da União Soviética.

  • Holocausto

    Veja quais foram os antecedentes do holocausto (anti-semitismo, racismo científico e movimento "do povo"), o que foram os campos de concentração e as principais consequências do holocausto.

  • Anarquismo

    Aprenda quais são os princípios teóricos do Anarquismo, como ele ganhou alcance internacional com a Comuna de Paris de 1871, como ele esteve presente na Revolução Espanhola e qual a relação dele com os Black Blocs.

  • Guerra do Vietnã

    A Guerra do Vietnã foi um conflito militar entre o Vietnã do Norte (apoiado pelo bloco comunista) e o Vietnã do Sul (apoiado pelos capitalistas) que ocorreu dentro do contexto da Guerra Fria.

  • Darwinismo Social

    Entenda o conceito de Darwinismo Social, quais foram os principais pensadores e como o darwinismo social se encontra nos dias atuais.

  • Revolução dos Cravos

    A Revolução dos Cravos, que ocorreu em 25 de abril de 1974, foi uma revolução que aconteceu em Portugal e teve como consequências o fim a ditadura e o início da democracia.

Conteúdos relacionados

Veja também

Caça Palavras
Caça Palavras

Encontre todas as palavras nos caça palavras diários (fácil, médio e difícil) e temáticos.

Teste de Einstein
Teste de Einstein

Faz parte dos 2% da população mundial que consegue resolver?

Quebra-Cabeça
Quebra-Cabeça

Junte as peças para montar os quebra-cabeças diários.

Paciência
Paciência

Divirta-se jogando um dos passatempos mais jogados no mundo.