Racha Cuca

Geografia do Brasil

Esta seção é voltada exclusivamente ao estudo dos aspectos geográficos do Brasil, envolvendo a geografia física, humana, econômica e política.

Sobre a geografia física do Brasil, ressaltaremos as dinâmicas dos climas, os tipos de solo e vegetação e as características hidrográficas brasileiras.

Entre os assuntos mais importantes da geografia humana brasileira, destacamos a estrutura da população (transição demográfica, urbanização, exclusão social, etc) e fundiária (a questão do latifúndio e dos sem terras) e as características sociais de cada região e das maiores cidades do Brasil.

A respeito da economia brasileira, detalharemos o mercado de trabalho, o espaço industrial, a economia rural, o comércio interno e externo, os meios de transporte, e as matrizes energéticas.

A geografia política brasileira terá um enfoque maior na organização do território brasileiro, no planejamento regional e nas características dos complexos regionais.

  • Tipos de Vegetação

    No Brasil encontramos a maior diversidade de tipos de vegetação do mundo. Confira as principais características de cada um dos seus principais tipos: caatinga, cerrado, manguezas e a floresta amazônica.

  • Biomas do Brasil

    Um bioma é um amplo espaço territorial com flora, fauna e clima semelhantes, com características biológicas únicas. Veja um resumo sobre os seis biomas brasileiros.

  • Urbanização Brasileira

    A urbanização no Brasil teve início nos séculos XVII e XVIII e aumentou significativamente durante o processo de industrialização iniciado entre o século XIX e XX.

  • Fusos Horários do Brasil

    Entenda como funciona os fusos horários brasileiros, porque eles existem e porque temos o horário de verão.

  • IDH Brasileiro

    Entenda como é calculado o IDH e descubra o porquê do IDH brasileiro não está entre os melhores. Descubra também quais os fatores que estão colaborando para o crescimento do IDH do Brasil.

  • Bacias Hidrograficas Brasileiras

    Detalhes e características das 8 principais bacias hidrográficas do Brasil: Amazônica, Tocantins-Araguaia, do Nordeste, do São Francisco, do Paraguai, do Leste, do Sul e do do Tietê-Paraná.

Conteúdos relacionados