Redação

A redação nada mais é do que o processo de escrever um texto, seja ele um texto jornalístico, uma narração, uma carta, um artigo científico, etc.

Escrever bem não significa apenas escrever sem erros de ortografia ou gramaticais, significa colocar os seus conhecimentos e pensamentos no texto e conectá-los, ou seja, é fazer o uso da coesão e da coerência. É por isso que quem "escreve bem" é muito bem visto no mercado de trabalho, já que essas pessoas apresentam uma capacidade maior de articular os seus pensamentos e expor as suas opiniões.

Mas não é apenas no mercado de trabalho que essa habilidade é requisitada. As melhores universidades do país usam a redação em seus vestibulares. Neles, os candidatos devem escrever a redação baseados em textos auxiliares (coletânea) e no enunciado da proposta.

Na maioria dos casos, o vestibulando deve escrever uma dissertação (como acontece na segunda fase da FUVEST), no qual deve-se apresentar argumentos para defender uma tese.

Na redação do ENEM também necessário escrever um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo. Além disso, é necessário elaborar uma proposta de intervenção social, ou seja, uma solução para o problema que foi apresentado.

Muitos vestibulares, além da redação, também apresentam questões dissertativas. Então, quem está acostumado a escrever tem uma certa vantagem nessas provas.

A seguir listaremos algumas dicas para escrever bem.

Dicas para escrever bem

Leia bastante

Ler é um excelente hábito e que, infelizmente, muitos de nós brasileiros não temos. Quem lê com frequência tem um vocabulário maior, comete menos erros de ortografia/gramática e, consequentemente, tem mais facilidade para escrever.

Escreva corretamente

Tente sempre escrever corretamente, mesmo quando estiver usando as redes sociais, o MSN ou escrevendo um e-mail. Assim você não escreverá coisas como "vc", "concerteza", "oque", etc.

Use um dicionário

Sempre que possível, quando tiver dúvida de como escrever uma palavra ou sobre qual o significado dela, use um dicionário. Felizmente, hoje é possível fazer isso na internet, usando um dicionário online, então você não precisa ficar carregando um dicionário para onde for.

Confira também