Geografia

Geografia é a ciência que tem como objetivo descrever e estudar os aspectos físicos da Terra, assim como a relação do homem com a natureza. Essa ciência pode ser dividida em geografia física e humana.

A geografia física estuda as formas da superfície da Terra, através da Geomorfologia, os movimentos e a distribuição da água, através da Hidrologia, a atmosfera terrestre, através da Metereologia, as interações do homem com os recursos naturais, através da geografia ambiental, e muito mais.

Já a geografia humana busca compreender as relações entre as pessoas, as comunidades e as culturas, independentemente do tempo e espaço. Essa ciência humana pode ser dividida em: geografia econômica, política, social, ambiental, cultural, rural, histórica e outras. Dessas, daremos um enfoque principal nas três primeiras.

Um aspecto interessante da geografia é que ela permite estudarmos o mundo como um todo, observando a relação entre os países, as suas culturas, as suas economias, etc. Da mesma maneira, ela permite focalizar os estudos em pequenas regiões. Por exemplo, podemos estudar a cidade de São Paulo com relação o seu relevo, a sua hidrografia, o seu clima, a economia e outros aspectos. Assim, podemos compreender os aspectos locais e globais.

Confira também