Racha Cuca

Brasil República

O período republicano começou no dia 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República e continua até os dias de hoje. Podemos periodizar a República da seguinte maneira:

República Velha (1889-1930)

A República Velha (república da espada) consiste no período de 1889 até 1930, quando inicia-se a Era Vargas. Neste período, destaca-se o Encilhamento, durante o Governo Provisório, a Política do Café-com-Leite e o Tenentismo.

Era Vargas (1930-1945)

Durante 15 anos, o Brasil foi presidido por Getúlio Vargas, que foi responsável por vários feitos sociais e econômicos. Tudo começou com a Revolução de 1930, que levou Vargas ao poder. Durante esse período, destaca-se a Revolução de 1932, a Intentona Comunista (1935), o Golpe de 1937, a criação das leis trabalhistas e a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

República Populista (1945-1964)

Em 1945 tem inicio a Segunda República (república populista). Nessa época, os presidentes eram carismáticos e faziam uso do populismo. Esses regimes populistas, que remontam a ascenção de Vargas em 1930, sofrem uma crise e terminam com o Golpe Militar de 1964. Destaca-se a criação da Petrobrás (1935) por Getúlio Vargas e o Plano de Metas de Juscelino Kubitschek.

Regime Militar (1964-1985)

Um golpe militar depõe João Goulart, coloca o general Costa e Silva no poder e dá início a República Militar. Esse período ficou marcado pela repressão política, pelo "Milagre Econômico", pela Crise do Petróleo e pelo AI-5, que iniciou de fato a a ditadura militar no país.

Nova República (1985-...)

Esse período inicia-se com a eleição indireta do presidente Tancredo Neves, que cede o poder, após falecer, para José Sarney. A Nova República ficou marcada pela democratização do Brasil através da Constituição de 1988.

Bibliografia
  • Koshiba, Luiz, Pereira, Denise Manzi Frayze. História do Brasil. 7 edição. São Paulo.
  • Revolução de 1930

    A Revolução de 1930 ocorreu devido ao rompimento na alternância da presidência entre paulistas e mineiros. As dissidências oligárquicas se uniram ao tenentismo e levaram Getúlio Vargas ao poder.

  • Estado Novo

    O Estado Novo (1937-1945) foi um período no qual Getúlio Vargas esteve no poder e foi caracterizado pelo autoritarismo, nacionalismo e pela centralização do poder.

  • Revolução Constitucionalista de 1932

    A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento que tinha como objetivo derrubar o governo de Getúlio Vargas, que chegou ao poder através da Revolução de 1930.

  • Proclamação da República

    A Proclamação da República no Brasil ocorreu em 15 de novembro de 1889 quando um levante tirou o imperador D. Pedro II do poder e colocou o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república.

  • Regime Militar

    O Regime Militar (Ditadura Militar) no Brasil começou em 1964, através de um golpe, e terminou em 1985 quando o governo foi derubado. Os presidentes do governo militar foram Castello Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo.

  • Golpe Militar de 1964

    Entenda como ocorreu o Golpe Militar de 1964, que derrubou o governo de João Goulart e instaurou uma ditadura militar no Brasil.

  • Governo de Juscelino Kubitschek

    O Governo de Juscelino Kubitschek (JK), que ocorreu entre 1956 e 1961, ficou marcado pelo "desenvolvimentismo", no qual muitas empresas estrangeiras se instalaram no Brasil.

  • Brasil na Primeira Guerra Mundial

    Detalhes sobre a participação do Brasil na Primeira Guerral Mundial, o único país latino-americano a participar desse conflito.

  • Brasil na Segunda Guerra Mundial

    O Brasil participou da Segunda Guerra Mundial com o exército e a força aérea ao lado dos Aliados, que lutavam contra o Eixo.

  • Governo de Jânio Quadros

    O Governo de Jânio Quadros durou um pouco mais de 6 meses e teve como principal característica o fato do Brasil se posicionar fora do binarismo Estados Unidos/União Soviética. Após a renúncia de Jânio Quadros, João Goulart se tornou presidente.

  • República Velha

    A República Velha, que pode ser dividida em República da Espada e República Oligárquica, teve início com a proclamação da república e terminou quando Getúlio Vargas assumiu o poder.

  • Constituição de 1988

    A Constituição de 1988 é um marco da redemocratização do Brasil, pois ela foi concebida durante o final da ditadura militar. Além disso, também foi um marco importante na história dos direitos civis no país.

  • Tropicalismo

    Aprenda quais foram as influências (Antropofagia, Pop-Art e Concretismo) no Movimento Tropicalista, como ele surgiu, quais foram as principais características e quais foram os principais artistas.

  • Governo Dutra

    O Marechal Dutra foi presidente do Brasil entre 1946 e 1951. Durante o seu governo colocou em prática o "Plano SALTE" (Saúde, Alimentação, Transporte e Energia).