6 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Um jovem empreendedor, recém-formado em um curso de Química, resolveu iniciar um negócio de reciclagem envolvendo a obtenção de prata a partir de chapas de raios X descartadas e de soluções de fixador fotográfico após seu uso.

Consultando artigos em revistas especializadas, verificou que, empregando métodos, materiais e reagentes simples, poderia obter, em média, 5 gramas de prata por metro quadrado de chapas de raios X e 5 gramas de prata por litro da solução de fixador.

Para testar essas informações, o jovem decidiu utilizar 10 chapas retangulares de 30 cm x 40 cm e 2 L de solução de fixador.

Caso as informações consultadas estejam corretas, ele deverá obter uma massa total de prata, em gramas, próxima de

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
6 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Leia a matéria a seguir para responder às questões de números 06 a 08.

Basta uma gota de sangue para que um chip, criado por cientistas brasileiros do Instituto de Física da USP de São Carlos, consiga detectar, em poucos segundos e com baixo custo, se alguém está infectado com malária, leishmaniose e Chagas.

(www1.folha.uol.com.br/ciencia/1123618-chip-da-usp-flagra-malaria- e-mal-de-chagas.shtml. Acesso em 17.09.2012)(www1.folha.uol.com.br/ciencia/1123618-chip-da-usp-flagra-malaria- e-mal-de-chagas.shtml. Acesso em 17.09.2012)

Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
7 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Transpondo a definição de empreendedorismo para o ambiente literário, lembramo-nos de personagens que foram criativas e demonstraram ter visão de futuro e coragem para assumir riscos.

Assinale a alternativa em que essas características estão representadas.

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
7 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

(Matéria para responder às questões de números 06 a 08)

A matéria menciona um polímero natural formado pela condensação de monômeros por meio de ligações peptídicas.

A alternativa que apresenta, corretamente, um exemplo de monômero para a formação desse polímero e a função orgânica formada na ligação peptídica é

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
8 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

(Matéria para responder às questões de números 06 a 08)

A Geografia colabora com a medicina, mapeando infomações geográficas das doenças e da assistência médica oferecida.

Sobre as doenças citadas na matéria, é correto afirmar que

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
8 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Um dos grandes empreendimentos tecnológicos que a humanidade presenciou foi a construção, na Europa, do maior acelerador de partículas do mundo, o LHC (Large Hadron Collider), situado a 175 metros de profundidade. Nele, prótons são acelerados num túnel de 27 km de comprimento em forma de anel e percorrem, aproximdamente, 11 000 voltas em apenas um segundo. A partir daí, esses prótons se chocam com outros numa razão de 600 milhões de colisões por segundo.

(www.ufp.br/arquivos/images/CERN03.png. Acesso em: 12.03.2012)

De acordo com o texto, é possível prever que a velocidade que as partículas atingem no momento da colisão será, em km/s, de

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
9 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

A pesquisa de Inovação Tecnológica, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), visa fornecer informações para a construção de indicadores setoriais, nacionais e regionais das atividades de inovação tecnológica das empresas brasileiras com 10 ou mais pessoas ocupadas, tendo como universo de investigação as atividades das indústrias, de serviços selecionados (edição, telecomunicações, informática) e de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

(www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/industria/pintec/2008/ default.shtm. Acesso em: 08.10.2012. Adaptado)

Considerando o gráfico sobre os dados dessa pesquisa, é correto afirmar que, no período de 2006-2008,

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
9 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Desde a Antiguidade, os empreendedores já fabricavam vinho, cerveja, pão, queijo e outros produtos por meio da fermentação. De lá para cá, muitas técnicas foram desenvolvidas e aplicadas aos processos biológicos de produção de substâncias para os mais variados fins. É a biotecnologia.

A partir da década de 1970, a biotecnoloçia concentrou suas atenções nas pesquisas com o DNA (material genético) e, com isso, foi possível criar os organismos geneticamente modificados, conhecidos como trangênicos.

Depois do sucesso obtido na transferência de genes de uma espécie para outra, foi possível evoluir e aplicar técnicas para a criação de medicamentos, hormônios, plantas modificadas e outros produtos.

Analise as afirmações a seguir e assinale a correta.

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar

Página 2 de 2

Matérias

Assuntos

5

Racha Cuca+