Questões de Química - Fatec

24 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

(Texto para responder às questões de números de 22 a 24)

Os compostos orgânicos mencionados apresentam, respectivamente, as fórmulas estruturais:

Tópicos desta questão: Química
23 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

(Texto para responder às questões de números de 22 a 24)

Estrutura de LewisEstrutura de Lewis

Entre os gases mencionados na tabela, o gás poluente que contribui para a acidez da chuva e apresenta geometria linear é

Tópicos desta questão: Química
22 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Leia o texto para responder às questões de números de 22 a 24.

Em 2012, o inverno foi uma estação muito seca, em que a umidade relativa do ar esteve várias vezes abaixo do índice recomendado pela OMS, Organização Mundial da Saúde. Por isso, recomendou-se que as práticas esportivas fossem realizadas pela manhã e suspensas no período da tarde, quando a situação era mais grave. Entre outros problemas, houve também o acúmulo de poluentes atmosféricos, como observado na tabela a seguir.

A concentração de monóxido de carbono no limite máximo suportado em uma hora, em mol/m3, é aproximadamente

Tópicos desta questão: Química
21 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

A incorporação de saberes e de tecnologias populares como, por exemplo, a obtenção do sabão de cinzas, a partir de uma mistura de lixívia de madeira queimada com grandes quantidades de gordura animal sob aquecimento, demonstra que já se sabia como controlar uma reação química, cuja finalidade, neste caso, era produzir sabão.

De acordo com o conhecimento químico, o sabão de cinzas se forma mediante a ocorrência de reações químicas entre a potassa, que é obtida das cinzas, e os ácidos graxos presentes na gordura animal.

(www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID241/v15_n2_a2010.pdf Acesso em 21.09.2012. Adaptado)

A palavra potassa é usada em geral para indicar o carbonato de potássio (K2CO3), que, em meio aquoso, sofre hidrólise. A produção do sabão é possível porque a hidrólise da potassa leva à formação de um meio fortemente

Tópicos desta questão: Química
20 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

A produção de alimentos para a população mundial necessita de quantidades de fertilizantes em grande escala, sendo que muito deles se podem obter a partir do amoníaco.

Fritz Haber (1868-1934), na procura de soluções para a otimização do processo, descobre o efeito do ferro como catalisador, baixando a energia de ativação da reação.

Carl Bosch (1874-1940), engenheiro químico, colega de Haber, trabalhando nos limites da tecnologia no início do século XX, desenha o processo industrial catalítico de altas pressões e altas temperaturas, ainda hoje utilizado como único meio de produção de amoníaco e conhecido por processo de Haber-Bosch.

Controlar as condições que afetam os diferentes equilíbrios que constituem o processo de formação destes e de outros produtos, otimizando a sua rentabilidade, é um dos objetivos da Ciência/Química e da Tecnologia para o desenvolvimento da sociedade.

(nautilus.fis.uc.pt/spf/DTE/pdfs/fisica_quimica_a_11_homol.pdf Acesso em 28.09.2012)

Considere a reação de formação da amônia N_{2}(g) + 3H_{2}(g) \rightleftharpoons 2NH_{3}(g) e o gráfico, que mostra a influência conjunta da pressão e da temperatura no seu rendimento.

A análise do gráfico permite concluir, corretamente, que

Tópicos desta questão: Química
24 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

No modelo da foto a seguir, os átomos de carbono estão representados por esferas pretas e os de hidrogênio, por esferas brancas. As hastes representam ligações químicas covalentes, sendo que cada haste corresponde ao compartilhamento de um par de elétrons.

O modelo em questão está, portanto, representando a molécula de

Tópicos desta questão: Química
23 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Para que uma transformação química esteja em estado de equilíbrio dinâmico, é necessário, entre outros fatores, que

Tópicos desta questão: Química
22 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Nas latinhas de refrigerantes. o elemento alumínio (número atômico 13) está presente na forma metálica e, na pedra-ume, está presente na forma de cátions trivalentes.

Logo. as cargas elétricas relativas do alumínio nas Iatinhas e na pedra-uma são, respectivamente,

Tópicos desta questão: Química
21 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Considere a reação química entre soluções aquosas de carbonato de sódio (Na2CO3) e cloreto de cálcio (CaCl2), produzindo carbonato de cálcio sólido (CaCO3) e cloreto de sódio (NaCl) em solução aquosa.

Supondo rendimento de 100%, a massa, em gramas, de cloreto de cálcio que deve reagir para produzir 10 g de carbonato de cálcio é, aproximadamente,

Massas molares (g/mol)

C = 12,0; O = 16,0; Na = 23,0; Cl = 35,5 e Ca = 40,0.

Tópicos desta questão: Química
20 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Três das evidências da ocorrência de transformação química são:

  • mudança de cor;
  • mudança de cheiro e
  • produção de gás.

Essas três evidências são observadas, conjuntamente, quando

Tópicos desta questão: Química