Questões de Biologia - Fatec

49 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Um dado preocupante, quando se analisa o hábito alimetar da população brasileira, principalmente nos grandes centros urbanos, é que em geral se verifica uma baixa ingestão de alimentos ricos em fibras. As fibras estão presentes em maior quantidade em vários alimentos de origem vegetal, tais como, verduras, legumes, frutas e cereais integrais.

A ingestão dos alimentos ricos em fibras é importante porque

Tópicos desta questão: Biologia
48 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Sabendo-se que

  • o maior reservatório de nitrogênio do planeta é a atmosfera, onde esse elemento químico se encontra na forma de nitrogênio molecular (N2);
  • apenas umas poucas espécies de bactérias, conhecidas genericamente como fixadoras de nitrogênio são capazes de utilizar diretamente o N2, incorporando esses átomos em suas moléculas orgânicas;
  • algumas bactérias do gênero Rhizobium (rizóbios), fixadoras de N2, vivem no interior de nódulos formdos em raízes de plantas leguminosas, como a soja e o feijão;
  • a soja e o feijão, graças à associação com os rizóbios, podem viver em solos pobres de compostos nitrognados.

É correto concluir que, sobre o ciclo do nitrogênio na natureza,

Tópicos desta questão: Biologia
47 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Os trilhões de células que constituem o corpo humano precisam de água e de variados tipos de nutrientes, além de um suprimento ininterrupto de gás oxigênio. Os nutrientes absorvidos nas células intestinais e o gás oxigênio absorvido nos pulmões são distribuídos às células do corpo pelo sistema cardiovascular, uma vasta rede de vasos sanguíneos, pela qual circula o sangue impulsionado pelo coração.

Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Tópicos desta questão: Biologia
46 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

A invenção do microscópio possibilitou várias descobetas e, graças ao surgimento dos microscópios eletrônicos, houve uma revolução no estudo das células. Esses equipamentos permitiram separar os seres vivos em procarióticos e eucarióticos, porque se descobriu que os primeiros, entre outras características,

Tópicos desta questão: Biologia
45 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

No reino Animalia, o filo dos artrópodes é o mais divesificado do planeta, apresentando mais de 1 milhão de espécies catalogadas, das quais cerca de 900 mil são só de insetos.

Entre as características estruturais que garantiram a conquista e a adaptação dos insetos ao meio ambiente terrestre, destaca-se a presença de

Tópicos desta questão: Biologia
49 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

A figura a seguir representa uma árvore filogenética, referente à classificação dos seres vivos em cinco reinos, bem como alguns seres vivos pertencentes a cada um desses reinos.

Pensando nas características de alguns seres reprsentados na árvore filogenética, é correto afirmar que o reino

Tópicos desta questão: Biologia
48 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

O crustáceo do gênero Pagurus, conhecido como caraguejo-eremita, ao contrário de outros caranguejos, não tem a carapaça rígida, conhecida como exoesqueleto. Assim, para proteger seu delicado abdome, ocupa uma concha vazia de molusco, a qual arrasta consigo ao se deslocar pelo fundo do mar, abandonando-a apenas para trocá-la por outra maior.

Sobre a concha ocupada pelo caranguejo-eremita é frequente se encontrarem uma ou mais anêmonas-do-mar, que se beneficiam da associação com o caranguejo por ganharem mobilidade e aproveitarem as sobras de alimentos.

O caranguejo-eremita, por sua vez, beneficia-se dos mecanismos de defesa das anêmonas-do-mar, cujos tentáculos têm substâncias urticantes e capazes de provocar queimaduras em eventuais predadores.

A relação ecológica que o caranguejo estabelece com as anêmonas-do-mar é denominada

Tópicos desta questão: Biologia
47 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Os alimentos mal preparados ou conservados de forma inadequada podem estar contaminados pela bactéria anaeróbia obrigatória denominada Clostridium botulinum. Essa bactéria é produtora da neurotoxina botulínica, que pode acumular-se nos alimentos mal conservados e causar a doença botulismo.

Essa doença é grave, não multo frequente e provoca paralisia flácida (fraqueza dos músculos), dificuldade de engolir, vômito, fala ininteligível, retenção de urina, podendo evoluir para paralisia respiratória se não for tratada rapidamente.

Com relação a essa doença, assinale a alternativa correta.

Tópicos desta questão: Biologia
46 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

No Brasil, há muitas cidades onde não há saneamento básico. Nesses locais, a população é obrigada a se servir de fossas sépticas ou de alternativas mais rudimentares, como fossas a céu aberto ou lançamento de dejetos em cursos d'água, o que aumenta a incidência de inúmeras doenças parasitárias.

Para evitar essas doenças, a população deve pôr em prática medidas profiláticas simples, que envolvem desde hábitos básicos de higiene pessoal até medidas prventivas, que variam de acordo com a doença a se prevenir.

Assinale a alternativa que associa corretamente a doença parasitária com sua específica medida profilática.

Doença parasitária Medida profilática (preventiva)
A Giardíase Tomar vacinas.
B Amarelão Usar calçados.
C Teníase Lavar bem as frutas e verduras.
D Ascaridíase Combater os mosquitos transmissores.
E Esquistossomose Evitar comer carne crua ou mal cozida.
Tópicos desta questão: Biologia
45 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

O fígado humano está localizado no abdome, em sua maior parte no lado direito do corpo, abaixo do músculo diafragma. Desempenha muitas funções vitais diferentes, entre as quais a produção e excreção da bile, que é armazenada na vesícula biliar.

Entre as várias funções da bile, destaca-se sua importância na digestão, por meio da ação específica de

Tópicos desta questão: Biologia