Questões de História - Fatec

19 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Observe atentamente o mapa que traz dados do primeiro Censo, realizado no Brasil em 1872. Leve em considerção que a delimitação das províncias imperiais correspode aproximadamente à delimitação dos atuais estados da federação.

(ALENCASTRO, Luiz Felipe de (org.) História da Vida Privada no Brasil Vol 2. São Paulo: Cia. das Letras, 1997, p. 247(ALENCASTRO, Luiz Felipe de (org.) História da Vida Privada no Brasil Vol 2. São Paulo: Cia. das Letras, 1997, p. 247

Baseando-se na proposta do IBGE a qual divide o Brasil em cinco regiões (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste) e estabelecendo uma comparação entre elas, é correto afirmar que a porcentagem de escravos no Brasil, em 1872, era

Tópicos desta questão: História
18 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

As caravelas foram um grande avanço tecnológico no final do século XV. Graças a elas, foi possível realizar viagens de longa distância de forma eficiente. Centenas de homens embarcaram nas caravelas dos descobrimentos. Alguns buscavam enriquecimento rápido, outros, oportunidade de difundir a fé em Cristo. Estes homens eram atraídos pela aventura, porém as surpresas nem sempre eram agradáveis. Nas embarcações, proliferavam doenças e a alimentação era precária.

(Revista de História da Biblioteca Nacional, setembro de 2012, p. 22-25. Adaptado)

Sobre a época descrita no texto e considerando as infomações apresentadas, é correto afirmar que as viagens nas caravelas

Tópicos desta questão: História
17 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Na Alemanha, foram desenvolvidos os balões dirigíveis, como o famoso Graf Zeppelin, uma máquina capaz de atravessar o Atlântico. Em 1930, o Zeppelin cruzou os ares do Brasil em voos demonstrativos pelas cidades de Recife e Rio de Janeiro.

Este balão era um dos principais elementos de propaganda de uma Alemanha que havia sido derrotada em 1918, na Primeira Guerra. O grande aparelho, com a tecnologia mais avançada da época, mostrava como a Alemanha tinha se recuperado dos estragos sofridos na guerra.

(Revista de História da Biblioteca Nacional, maio de 2010, p. 51. Adaptado)

Considerando as informações do texto, é possível concluir corretamente que a Alemanha, após a Primeira Guerra Mundial,

Tópicos desta questão: História
16 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

A partir do ano 1000, a população europeia tem um grade aumento. Este crescimento demográfico se relaciona com as tecnologias desenvolvidas naquela época, as quais aumentaram a produção agrícola e melhoraram as condições de saúde e alimentação: a charrua, substituindo o arado, a utilização do cavalo nas lavouras, e a rotativdade de plantações, aproveitando melhor os solos. As populações do período agrupavam-se em aldeias em volta da igreja e do castelo.

(LE GOFF, Jacques. São Francisco de Assis, Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 24. Adaptado)

A partir das informações do texto, é correto afirmar que o contexto histórico em questão é o

Tópicos desta questão: História
15 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Em 2012, o Brasil comemorou os 100 anos de nascimento do escritor baiano Jorge Amado. Uma das características de seus livros é a defesa de suas ideias políticas.

Leia atentamente o trecho do romance Jubiabá, publicado em 1937.

Quando eu saio de casa, digo a meus filhos: vocês são irmãos de todas as crianças operárias do Brasil. Digo isso porque posso morrer e quero que meus filhos continuem a lutar pela redenção do proletariado. O proletariado é uma força e se souber se conduzir, se souber dirigir a sua luta, conseguirá o que quiser...”

(AMADO, Jorge. Jubiabá. São Paulo: Martins Fontes, s/d, p. 286. Adaptado)

Considerando que o trecho expressa o ponto de vista do escritor, conclui-se que Jorge Amado defendia uma posção política

Tópicos desta questão: História
19 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

No início do século XX, um jornalista descreveu o Rio de Janeiro, então capital da República, como “um monstro onde as epidemias se albergam dançando sabats magníficos, aldeia melancólica de prédios velhos e alçapados, a descascar pelos rebocos, vielas sórdidas cheirando mal”.

(Nosso Século. São Paulo: Abril Cultural/Círculo do Livro, 1985, v. 1, p. 37.)

Entretanto, uma tentativa oficial de alterar esse cenário desolador resultou, em 1904, na rebelião popular conhecida como

Tópicos desta questão: História
18 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Na segunda metade do século XIX, a cafeicultura dinamizou profundamente a economia brasileira ao

Tópicos desta questão: História
17 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Na introdução de um panfleto publicado em 1789, quando a Revolução Francesa era iminente, o bispo Sieyès escreveu:

Devemos formular três perguntas:
– O que é o Terceiro Estado? Tudo.
– O que ele tem sido até agora na ordem política? Nada.
– O que ele pede? Ser alguma coisa.

(SIEYÈS, E. J. Qu'est-ce que te Tiers État? In: História contemporânea através de textos. São Paulo: Contexto, 2001. p. 19).

Durante a Revolução Francesa, uma das principais reivindicações do Terceiro Estado foi a

Tópicos desta questão: História
16 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Documentos da época dos Grandes Descobrimentos deixam evidente o interesse das metrópoles ibéricas em colonizar as novas terras, nos moldes do mercantilismo.

No início da colonização na América, as duas principais atividades econômicas estimuladas por Portugal e Espanha foram, respectivamente, a

Tópicos desta questão: História
15 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Atendendo ao apelo do papa Urbano II, em 1095, a Europa cristã organizou uma série de expedições militares conhecidas como Cruzadas, cujos objetivos declarados eram a conquista da Terra Santa de Jerusalém, a ajuda aos bizantinos e a união da cristandade contra os muçulmanos.

Apesar das oito Cruzadas, realizadas entre 1096 e 1270, nenhum desses objetivos foi plenamente alcançado. Por outro lado, como destaca o medievalista Jacques Le Goff, os comerciantes foram os grandes ganhadores da expansão cristã do século XII.

No contexto da Europa feudal, as Cruzadas contribuíram para a

Tópicos desta questão: História