1 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Ao longo da história da humanidade, não há nenhuma dúvida de que empreendedores participaram ativamente da construção do sistema político, econômico, industrial e técnico-científico, gerando empregos e renda ao redor do mundo.

Entre as características fundamentais de um emprendedor estão a criatividade, a visão de futuro e a coragem para assumir riscos.

Pretendendo abrir uma microempresa e, portanto, contrtar funcionários, o empreendedor analisa a tabela a seguir.

Classificação Unidades da Federação
Muito Bom SP, RJ, MG e DF
Bom PR, SC e RS
Moderado AM, PA, RO, MT, MS, GO, CE, RN, PE, BA e ES
Ruim AC, RR, AP, PI, MA, TO, PB, AL e SE
BRASIL: Disponibilidade de recursos humanos especializados

Após analisar a tabela, o empreendedor conclui corretamente que a

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
2 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

No Brasil, desde o ano 2000, o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) coordena e executa a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que fornece dados para entender melhor o perfil empreededor do cidadão brasileiro.

O resultado da pesquisa GEM, divulgado em 2010, mostra que o Brasil alcançou a maior Taxa de Empreededores em Estágio Inicial (TEA): 17,5% da população adulta, na faixa etária de 18 a 64 anos, estava exercendo, com até três anos e meio de existência, alguma atividade em negócios.

(Empreendedorismo no Brasil 2010 • Elaborado por IBQP – GEM. Disponível em: http://www.sebrae.com.br. Acesso em: 08.03.2012. Adaptado)

Considere o gráfico.

De acordo com o gráfico, a média das Taxas de Empreendedores Iniciais brasileiros, no período de 2002 a 2010, era, aproximadamente,

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
3 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Segundo a pesquisa GEM, a mulher brasileira é uma das que mais empreende no mundo.

Considerando que, em 2010, a população adulta brasileira (de 18 a 64 anos) era de 120 milhões, que a TEA era de 17,5% e sabendo que, dentre os empreendedores iniciais, 49,3% eram mulheres, conclui-se corretamente que o número de empreendedores iniciais do sexo feminino era, em milhões, aproximadamente,

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
4 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Brazil

Brazil is a leader in entrepreneurship1, with an estimated one in eight adults being "entrepreneurs." Much of the business that occurs in Brazil is done by single businesspeople either selling their homemade goods or providing their services. Foreign entrepreneurship is a bit of a rarity in Brazil. It is simple for a local businessperson to open a business by, in most cases, circumventing the typical red tape2 associated with starting a business. The regulatory boards are so poorly managed and so open to bribes3 that local entrepreneurs can easily sneak by without following proper procedure. For foreign businesspeople it is much more difficult. Foreigners draw attention to themselves (by merely being foreigners) and therefore fall prey to greater scrutiny. It is imperative for the foreign businessperson to hire a good “despachante” or broker to handle interactions with government officials.

(http://www.internationalentrepreneurship.com/americas/brazil Acesso em: 16.02.2012. Adaptado)

  • (1) entrepreneurship: empreendedorismo
  • (2) red tape: burocracia
  • (3) bribes: subornos

De acordo com as informações do texto,

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
5 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Irineu Evangelista de Sousa (Barão de Mauá) foi talvez o maior empreendedor brasileiro do século XIX. Fundador e dirigente de diversas empresas, ele foi peça chave em vários empreendimentos inovadores no Segundo Reinado como, por exemplo, a

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
6 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Um jovem empreendedor, recém-formado em um curso de Química, resolveu iniciar um negócio de reciclagem envolvendo a obtenção de prata a partir de chapas de raios X descartadas e de soluções de fixador fotográfico após seu uso.

Consultando artigos em revistas especializadas, verificou que, empregando métodos, materiais e reagentes simples, poderia obter, em média, 5 gramas de prata por metro quadrado de chapas de raios X e 5 gramas de prata por litro da solução de fixador.

Para testar essas informações, o jovem decidiu utilizar 10 chapas retangulares de 30 cm x 40 cm e 2 L de solução de fixador.

Caso as informações consultadas estejam corretas, ele deverá obter uma massa total de prata, em gramas, próxima de

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
7 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Transpondo a definição de empreendedorismo para o ambiente literário, lembramo-nos de personagens que foram criativas e demonstraram ter visão de futuro e coragem para assumir riscos.

Assinale a alternativa em que essas características estão representadas.

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
8 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Um dos grandes empreendimentos tecnológicos que a humanidade presenciou foi a construção, na Europa, do maior acelerador de partículas do mundo, o LHC (Large Hadron Collider), situado a 175 metros de profundidade. Nele, prótons são acelerados num túnel de 27 km de comprimento em forma de anel e percorrem, aproximdamente, 11 000 voltas em apenas um segundo. A partir daí, esses prótons se chocam com outros numa razão de 600 milhões de colisões por segundo.

(www.ufp.br/arquivos/images/CERN03.png. Acesso em: 12.03.2012)

De acordo com o texto, é possível prever que a velocidade que as partículas atingem no momento da colisão será, em km/s, de

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
9 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Desde a Antiguidade, os empreendedores já fabricavam vinho, cerveja, pão, queijo e outros produtos por meio da fermentação. De lá para cá, muitas técnicas foram desenvolvidas e aplicadas aos processos biológicos de produção de substâncias para os mais variados fins. É a biotecnologia.

A partir da década de 1970, a biotecnoloçia concentrou suas atenções nas pesquisas com o DNA (material genético) e, com isso, foi possível criar os organismos geneticamente modificados, conhecidos como trangênicos.

Depois do sucesso obtido na transferência de genes de uma espécie para outra, foi possível evoluir e aplicar técnicas para a criação de medicamentos, hormônios, plantas modificadas e outros produtos.

Analise as afirmações a seguir e assinale a correta.

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar

Matérias desta prova

5

Racha Cuca+