Questões de Biologia - Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova

45 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

O fígado humano está localizado no abdome, em sua maior parte no lado direito do corpo, abaixo do músculo diafragma. Desempenha muitas funções vitais diferentes, entre as quais a produção e excreção da bile, que é armazenada na vesícula biliar.

Entre as várias funções da bile, destaca-se sua importância na digestão, por meio da ação específica de

Tópicos desta questão: Biologia
46 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

No Brasil, há muitas cidades onde não há saneamento básico. Nesses locais, a população é obrigada a se servir de fossas sépticas ou de alternativas mais rudimentares, como fossas a céu aberto ou lançamento de dejetos em cursos d'água, o que aumenta a incidência de inúmeras doenças parasitárias.

Para evitar essas doenças, a população deve pôr em prática medidas profiláticas simples, que envolvem desde hábitos básicos de higiene pessoal até medidas prventivas, que variam de acordo com a doença a se prevenir.

Assinale a alternativa que associa corretamente a doença parasitária com sua específica medida profilática.

Doença parasitária Medida profilática (preventiva)
A Giardíase Tomar vacinas.
B Amarelão Usar calçados.
C Teníase Lavar bem as frutas e verduras.
D Ascaridíase Combater os mosquitos transmissores.
E Esquistossomose Evitar comer carne crua ou mal cozida.
Tópicos desta questão: Biologia
47 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Os alimentos mal preparados ou conservados de forma inadequada podem estar contaminados pela bactéria anaeróbia obrigatória denominada Clostridium botulinum. Essa bactéria é produtora da neurotoxina botulínica, que pode acumular-se nos alimentos mal conservados e causar a doença botulismo.

Essa doença é grave, não multo frequente e provoca paralisia flácida (fraqueza dos músculos), dificuldade de engolir, vômito, fala ininteligível, retenção de urina, podendo evoluir para paralisia respiratória se não for tratada rapidamente.

Com relação a essa doença, assinale a alternativa correta.

Tópicos desta questão: Biologia
48 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

O crustáceo do gênero Pagurus, conhecido como caraguejo-eremita, ao contrário de outros caranguejos, não tem a carapaça rígida, conhecida como exoesqueleto. Assim, para proteger seu delicado abdome, ocupa uma concha vazia de molusco, a qual arrasta consigo ao se deslocar pelo fundo do mar, abandonando-a apenas para trocá-la por outra maior.

Sobre a concha ocupada pelo caranguejo-eremita é frequente se encontrarem uma ou mais anêmonas-do-mar, que se beneficiam da associação com o caranguejo por ganharem mobilidade e aproveitarem as sobras de alimentos.

O caranguejo-eremita, por sua vez, beneficia-se dos mecanismos de defesa das anêmonas-do-mar, cujos tentáculos têm substâncias urticantes e capazes de provocar queimaduras em eventuais predadores.

A relação ecológica que o caranguejo estabelece com as anêmonas-do-mar é denominada

Tópicos desta questão: Biologia
49 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

A figura a seguir representa uma árvore filogenética, referente à classificação dos seres vivos em cinco reinos, bem como alguns seres vivos pertencentes a cada um desses reinos.

Pensando nas características de alguns seres reprsentados na árvore filogenética, é correto afirmar que o reino

Tópicos desta questão: Biologia