Crônica

A crônica é um tipo de texto que envolve fatos do cotidiano a partir da visão pessoal do autor. É geralmente publicada em jornais ou revistas, possuindo características descritivas e também narrativas, pois traz os fatos do cotidiano sob uma nova realidade, criada sob o foco ficcional, de forma subjetiva.

A semelhança com a notícia, no entanto, se dá somente pela relação da crônica com os acontecimentos diários. O cronista, na realidade, extrai desse acontecimento principal algo que não está muito aparente, trabalhando com ele de forma um pouco afastada, criando personagens que relacionam-se com o acontecimento, promovendo uma reflexão sobre ele.

Através de uma linguagem simples, leve e despretensiosa, além da reflexão, o autor traz também a crítica, a sátira e a ironia sob o acontecimento principal, buscando um melhor entendimento para este. Geralmente é uma narração curta, com personagens simples, sem tanta elaboração de espaço, tempo e até de personagens, como há na narrativa comum.

Bibliografia
  • SERAFINI, Maria Teresa. Como escrever textos. Tradução Maria Augusta Bastos de Mattos; Adaptação: Ana Maria Marcondes Garcia. 7 ed. São Paulo: Globo, 1995.
  • Revista Guia do Estudante - Redação Vestibular-Enem, Ano 2013.

Ana Gabriela Figueiredo Perez

Estudos Literários - Unicamp

Confira também