Coesão

A coesão é um conceito gramatical que envolve a ligação que existe entre as diversas partes de um texto, sendo algo que garante a conexão, o sentido e a forma deste texto. Percebemos a coesão quando, ao lermos um texto, vemos frases e parágrafos entrelaçados, interligados, com algumas palavras-chave que demonstram claramente esta ligação.

Existem tipos diferentes de coesão textual, todas garantindo a fluidez e a boa escrita. A coesão referencial, por exemplo, pede o uso de elementos coesivos que antecipam ou retomam o que vamos escrever. A coesão sequencial pede o uso de elementos coesivos que constroem relações de sentido lógicas entre as ideias de um texto.

Alguns elementos coesivos são necessários para a construção de uma relação de causa e consequência dentro de um texto

Os funcionários queriam salários mais altos, por isso fizeram greve

Estes elementos são utilizados com a finalidade de garantir o sentido lógico entre uma argumentação onde determinados fatores trazem certas consequências. Outros elementos surgem para quebrar uma determinada expectativa de conclusão

Apesar disso, podemos pensar que o melhor ainda está por vir

e outros também buscam garantir a dependência entre as ideias como, por exemplo:

Ele só terá nota boa se estudar.

Os seguintes elementos coesivos são muito comuns nos textos: mas, porém, contanto, por isso, porque, pois, uma vez que, entretanto, embora, inicialmente, desde já, do mesmo modo, nesse sentido, em suma, apesar de, como, desde que, ao menos, também, em seguida, finalmente, etc.

Bibliografia
  • ANTONIO, Severino ; AMARAL, Emilia. Redação para os novos vestibulares. Campinas, SP: GEAC - Gráfica e Editora, 1991.
  • ABAURRE, Maria Luiza Marques; PONTARA, Marcela R. N. Prática de leitura e produção de textos - 2ºcolegial. Módulo 1. COC - Sistema de Ensino, 2001.

Ana Gabriela Figueiredo Perez

Estudos Literários - Unicamp

Confira também