Dissertação

Uma dissertação é um texto no qual expressamos nossas ideias e pensamentos a respeito de um determinado assunto, apresentando um ponto de vista e diversos argumentos para defender uma posição de forma clara, coesa e coerente, sem estabelecer, no entanto, uma relação com o leitor e ainda sem conter qualquer posicionamento pessoal por parte do autor.

É um texto que pede certo distanciamento do autor com os argumento que está sendo discutido, lidando com uma linha de pensamento lógico e com o raciocínio. Além disso, a dissertação pede o uso de dados e fatos concretos e também de uma linguagem escrita mais culta.

O texto dissertativo é baseado sempre numa ideia central, uma tese que precisa ser sustentada até o final do texto. A dissertação possui uma estrutura básica, a qual deve estar muito bem amarrada, devendo ser respeitada: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Estrutura da Dissertação

A introdução é, basicamente, a apresentação da tese e do ponto de vista geral do texto. O desenvolvimento é a argumentação, a problematização, os motivos de um determinado ponto de vista, devendo mostrar os fatos e uma posição firme sobre o assunto. A conclusão, por sua vez, é a amarração final das ideias, a reafirmação do ponto de vista colocado desde a introdução do texto.

Bibliografia
  • ANTONIO, Severino ; AMARAL, Emilia. Redação para os novos vestibulares. Campinas, SP: GEAC - Gráfica e Editora, 1991.
  • ABAURRE, Maria Luiza Marques; PONTARA, Marcela R. N. Prática de leitura e produção de textos - 2ºcolegial. Módulo 1. COC - Sistema de Ensino, 2001.

Ana Gabriela Figueiredo Perez

Estudos Literários - Unicamp

Confira também