Idade Moderna

A Idade Moderna começa em 1453, quando Constantinopla é tomada pelos turcos otomanos, e termina com a Revolução Francesa em 1789. Confira a seguir alguns detalhes dos fatos mais importantes desse período, que ficou marcado pela substituição do Feudalismo pelo Capitalismo.

Renascimento

Entre os principais acontecimentos dessa época, podemos citar o Renascimento, que foi um movimento cultural iniciado na Itália, no qual foi retomado a valorização das culturas das civilizações greco-romana.

Grandes Navegações

As Grandes Navegações também marcaram a época. Com o Renascimento Cultural e Comercial, as cidades italianas (especialmente Gênova e Veneza) apresentaram um grande domínio das rotas comerciais das especiarias. Os turcos também apresentavam certo domínio, uma vez que a tomada de Constantinopla rendeu inúmeros portos para eles. A reunião desses fatores foram decisivas para que os reinos de Portugal e Espanha se esforçassem para descobrir novas rotas comerciais. Através de novas técnicas e investimentos financeiros, Portugal e Espanham iniciaram a sua expansão marítima.

Reformas Religiosas e Contrarreforma

Diversos fatores provocaram o surgimento de novas religiões em alguns países da Europa. O Protestantismo foi o primeiro deles e influênciou o Calvinismo (região da Alemanha) e o Anglicanismo (Inglaterra).

A igreja lançou a Contrareforma (Reforma Católica) para combater a perda de fiéis. Para tanto, ela fez uso da Inquisição e da Companhia de Jesus.

Absolutismo

A crise do sistema feudal provocou o surgimento do Absolutismo. Apoiado pela burguesia e pela nobreza, os reis governavam através dos poderes que lhes eram concedidos. Entre as principais características do Antigo Regimo podemos citar o mercantilismo, o colonialismo e a sociedade de ordens e privilégios.

Bibliografia
  • Mello, Leonel Itassu Almeida. História moderna e contemporânea. São Paulo: Scipione, 1999.
  • Absolutismo

    O Absolutismo (Antigo Regime) foi um um sistema político no qual o rei possuía, teoricamente, poderes absolutos. Esses poderes muitas vezes foram justificado pelo Direito Divino.

  • Renascimento Cultural

    O Renascimento Cultural foi um período que indicou o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna. Com a valorização da cultura clássica, esse período apresentou características do humanismo e do naturalismo.

  • Reformas Religiosas

    Com a crise religiosa na Europa surgem as Reformas Religiosas (Protestantismo, Calvinismo e Anglicanismo). A igreja contra-ataca através da Contrarreforma (Inquisição, Companhia de Jesus, etc).

  • Revolução Industrial

    Resumidamente, a Revolução Industrial foi a mudança do processo produtivo manufatureiro para a indústria mecânica. Isso aconteceu na Inglaterra durante o século XVIII.

  • Independência dos Estados Unidos

    A Independência dos Estados Unidos foi muito mais do que uma simples declaração de independência, foi um processo que teve início com a Guerra dos Sete Anos e termina com a independência das Treze Colônias em 4 de julho de 1776.

  • Iluminismo

    O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu século XVIII na Europa e que teve o uso da razão como uma das suas características. Os principais pensadores iluministas foram John Locke, Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot.

  • Revolução Gloriosa

    A Revolução Gloriosa (Revolução de 1688) ocorreu no Reino Unido. Essa revolução tirou o rei Jaime II (dinastia Stuart) do poder e colocou Maria II, sua filha, e, posteriormente, Guilherme de Orange, seu gênro.

  • Segunda Revolução Industrial

    A Segunda Revolução Industrial começou no século XIX e ocorreu, inicialmente, na Europa, nos Estados Unidos e no Japão. As consequências foram a criação e desenvolvimento de uma série de tecnologias.

  • Grandes Navegações

    As Grandes Navegações (Era dos Descobrimentos) ocorreu entre os séculos XV e XVII quando os europeus (especialmente Portugal e Espanha) se lançaram ao mar em busca de novas rotas de comércio.

Conteúdos relacionados

5

Racha Cuca+