Questões de Química - FUVEST 2014 - Primeira Fase

24 (FUVEST 2014 - Primeira Fase)

Uma embalagem de sopa instantânea apresenta, entre outras, as seguintes informações: “Ingredientes: tomate, sal, amido, óleo vegetal, emulsificante, conservante, flavorizante, corante, antioxidante”. Ao se misturar o conteúdo da embalagem com água quente, poderia ocorrer a separação dos componentes X e Y da mistura, formando duas fases, caso o ingrediente Z não estivesse presente.

Assinale a alternativa em que X, Y e Z estão corretamente identificados.

X Y Z
A água amido antioxidante
B sal óleo vegetal antioxidante
C água óleo vegetal antioxidante
D água óleo vegetal emulsificante
E sal água emulsificante
Tópicos desta questão: Química
25 (FUVEST 2014 - Primeira Fase)

A tabela abaixo apresenta informações sobre cinco gases contidos em recipientes separados e selados.

Recipiente Gás Temperatura (K) Pressão (atm) Volume (L)
1 O3 273 1 22,4
2 Ne 273 2 22,4
3 He 273 4 22,4
4 N2 273 1 22,4
5 Ar 273 1 22,4

Qual recipiente contém a mesma quantidade de átomos que um recipiente selado de 22,4 L, contendo H2, mantido a 2 atm e 273 K?

Tópicos desta questão: Química
26 (FUVEST 2014 - Primeira Fase)

Uma jovem estudante quis demonstrar para sua mãe o que é uma reação química. Para tanto, preparou, em cinco copos, as seguintes soluções:

Copo Solução
1 vinagre
2 sal de cozinha + água
3 fermento químico (NaHCO3) + água
4 açúcar + água
5 suco de limão

Em seguida, começou a fazer misturas aleatórias de amostras das soluções contidas nos copos, juntando duas amostras diferentes a cada vez. Qual é a probabilidade de que ocorra uma reação química ao misturar amostras dos conteúdos de dois dos cinco copos?

Tópicos desta questão: MatemáticaQuímica
27 (FUVEST 2014 - Primeira Fase)

Em um laboratório químico, um estudante encontrou quatro frascos (1, 2, 3 e 4) contendo sotuções aquosas incolores de sacarose, KCl, HCl e NaOH, não necessariamente nessa ordem. Para identificar essas soluções, fez alguns experimentos simples, cujos resultados são apresentados na tabela a seguir:

Frasco Cor da solução após a adição de fenolftaleína Condutibilidade elétrica Reação com Mg(OH)2
1 incolor conduz não
2 rosa conduz não
3 incolor conduz não
4 incolor não conduz não

Dado

Soluções aquosas contendo o indicador fenolftaleína são incolores em pH menor do que 8,5 e têm coloração rosa em pH igual a ou maior do que 8,5.

As soluções aquosas nos frascos 1, 2, 3 e 4 são, respectivamente, de

Tópicos desta questão: Química
28 (FUVEST 2014 - Primeira Fase)

Uma usina de reciclagem de plástico recebeu um lote de ras pas de 2 tipos de plásticos, um deles com densidade 1,10 kg/L e outro com densidade 1,14 kg/L. Para efetuar a sparação dos dois tipos de plásticos, foi necessário preparar 1000 L de uma solução de densidade apropriada, misturando-se volumes adequados de água (densidade = 1,00 kg/L) e de uma solução aquosa de NaCl, disponível no almoxarifado da usina, de densidade 1,25 kg/L. Esses volumes, em litros, podem ser, respectivamente,

Tópicos desta questão: Química
29 (FUVEST 2014 - Primeira Fase)

A aparelhagem esquematizada na figura abaixo pode ser utilizada para identificar gases ou vapores produzidos em transformações químicas. No frasco 1, cristais azuis de CoCl2 anidro adquirem coloração rosa em contato com vapor d’água. No frasco 2, a solução aquosa saturada de Ca(OH)2 turva-se em contato com CO2 (g).

Utilizando essa aparelhagem em três experimentos distintos, um estudante de Química investigou os produtos obtidos em três diferentes processos:

  1. aquecimento de CaCO3 puro;
  2. combustão de uma vela;
  3. reação de raspas de Mg (s) com HCl (aq).

O aparecimento de coloração rosa nos cristais de CoCl2 anidro e a turvação da solução aquosa de Ca(OH)2 foram observados, simultaneamente, em

Tópicos desta questão: Química
30 (FUVEST 2014 - Primeira Fase)

Observe a posição do elemento químico ródio (Rh) na tabela periódica.

Assinale a alternativa correta a respeito do ródio.

Tópicos desta questão: Química
31 (FUVEST 2014 - Primeira Fase)

A tabela a seguir contém dados sobre alguns ácidos carboxílicos.

Nome Fórmula Ponto de ebulição a 1 atm (ºC) Densidade a 20 ºC (g/mL)
Ácido etanoico H3CCO2H 118 1,04
Ácido n-butanoico H3C(CH2)2CO2H 164 0,96
Ácido n-pentanoico H3C(CH2)3CO2 186 0,94
Ácido n-hexanoico H3C(CH2)4CO2 205 0,93

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação coerente com as informações fornecidas na tabela.

Tópicos desta questão: Química
32 (FUVEST 2014 - Primeira Fase)

O rótulo de uma lata de desodorante em aerosol apresenta, entre outras, as seguintes informações: “Propelente: gás butano. Mantenha longe do fogo”. A principal razão dessa advertência é:

Tópicos desta questão: Química
33 (FUVEST 2014 - Primeira Fase)

A adição de um soluto à água altera a temperatura de ebulição desse solvente. Para quantificar essa variação em função da concentração e da natureza do soluto, foram feitos experimentos, cujos resultados são apresentados abaixo. Analisando a tabela, observa-se que a variação de temperatura de ebulição é função da concentração de moléculas ou íons de soluto dispersos na solução

Volume de água (L) Soluto Quantidade de matéria de soluto (mol) Temperatura de ebulição (ºC)
1 - - 100,00
1 NaCl 0,5 100,50
1 NaCl 1,0 101,00
1 sacarose 0,5 100,25
1 CaCl2 0,5 100,75

Dois novos experimentos foram realizados, adicionando-se 1 mol de Na2SO4 a 1 L de água (experimento A) e 1,0 mol de glicose a 0,5 L de água (experimento B). Considere que os resultados desses novos experimentos tenham sido consistentes com os experimentos descritos na tabela.

Assim sendo, as temperaturas de ebulição da água, em °C, nas soluções dos experimentos A e B, foram, respectivamente, de

Tópicos desta questão: Química
34 (FUVEST 2014 - Primeira Fase)

Estudos recentes parecem indicar que o formato do olho humano e a visão são influenciados pela quantidade da substância X, sintetizada pelo organismo. A produção dessa substância é favorecida pela luz solar, e crianças que fazem poucas atividades ao ar livre tendem a desenvolver dificuldade para enxergar objetos distantes. Essa disfunção ocular é comumente chamada de miopia.

Considere a fórmula estrutural da substância X e os diferentes formatos de olho:

Observação: As linhas tracejadas representam o feixe de luz incidente no olho.

Com base nessas informações, conclui-se que a miopia poderá atingir crianças cujo organismo venha a produzir ......... X em quantidade insuficiente, levando à formação de olho do tipo ..........

As lacunas da frase acima devem ser preenchidas, respectivamente, por

Tópicos desta questão: FísicaQuímica
35 (FUVEST 2014 - Primeira Fase)

No processo tradicional, o etanol é produzido a partir do caldo da cana-de-açúcar por fermentação promovida por leveduras naturais, e o bagaço de cana é desprezado.

Atualmente, leveduras geneticamente modificadas podem ser utilizadas em novos processos de fermentação para a produção de biocombustíveis. Por exemplo, no processo A, o bagaço de cana, após hidrólise da celulose e da hemicelulose, também pode ser transformado em etanol.

No processo B, o caldo de cana, rico em sacarose, é transformado em farneseno que, após hidrogenação das ligações duplas, se transforma no "diesel de cana". Esses três processos de produção de biocombustíveis podem ser representados por:

Com base no descrito acima, é correto afirmar:

Tópicos desta questão: Química