• #1 1 pt(s)

    (COPESE/UFJF) O Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para as Políticas Públicas reflete um momento singular de valorização dessas ações. Enquanto política pública, a EAN pode ocorrer em diversos setores e deverá observar os princípios organizativos e doutrinários do campo no qual está inserida. A esses princípios estruturantes se somam, EXCETO:

  • #2 1 pt(s)

    Sobre a diretriz referente à diversidade nos cenários de prática é CORRETO afirmar que:

  • #3 1 pt(s)

    A EAN pode e deve estar presente em diferentes espaços sociais e equipamentos públicos de distintos setores para os diferentes grupos populacionais. O desenvolvimento de ações e estratégias adequadas às especificidades dos cenários de práticas é fundamental para alcançar os objetivos da EAN. As estratégias e os conteúdos de EAN devem ser desenvolvidos de maneira coordenada e devem utilizar abordagens que se complementem de forma harmônica e sistêmica,o que poderá contribuir para resultado sinérgicos entre as ações. Qual o princípio que a citação acima se refere?

  • #4 1 pt(s)

    Quando a EAN aborda questões relacionadas as preparações culinárias de maneira que envolva o cheiro, textura, sabor, cor e temperatura dos alimentos, considerando os valores culturais, sociais, afetivos e sensoriais da alimentação, a que princípio se refere essa ação?

  • #5 1 pt(s)

    A promoção desse princípio tem como objetivo principal a geração de conhecimentos e habilidades às pessoas para que adotem, mudem e mantenham comportamentos que contribuam para a sua saúde. A que princípio se refere essa ação?

  • #6 1 pt(s)

    Se uma família de cinco pessoas deixar de desperdiçar, no preparo e consumo de alimentos – pré-preparo, restos no prato ou sobras da refeição – a décima parte do que consome (pedagogia do cotidiano), ao longo do ano, ou 365 dias, economizará o suficiente para alimentar a família por pouco mais de 1 mês, ou 36 dias. Do ponto de vista do mercado, se uma comunidade deixar de desperdiçar cerca de 10% dos alimentos que consome, ocorrerá uma diminuição da demanda e, consequentemente, os preços sofrerão uma baixa para todos (pedagogia da interdependência). Se o combate ao desperdício de alimentos se difundir por toda a população (pedagogia da cidadania) de um estado ou país, a disponibilidade de alimentos para exportação aumentará, o que poderá trazer melhorias da qualidade de vida da população. A que princípio de EAN a citação acima está relacionada?

  • #7 1 pt(s)

    O crescente aumento de problemas de saúde relacionados com comportamento tem direcionado diversas instituições governamentais, não governamentais, científicas e acadêmicas – de instâncias que vão desde o nível local até o internacional – ao desenvolvimento de ações de promoção de modos de vida mais saudáveis. A Estratégia Global para Alimentação, Atividade Física e Saúde, endossada pela Assembleia Mundial da Saúde, pode ser descrita como a concretização ou formalização dessa preocupação no campo da nutrição e da atividade física. Levando em consideração o que foi exposto as ações de EAN buscam contribuir para que os indivíduos e grupos façam escolhas conscientes e que estas escolhas interfiram no sistema alimentar dos mesmos, a que princípio estas ações se referem?

  • #8 1 pt(s)

    Dentre os princípios para o direcionamento das ações da EAN, destacamos a Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos, sobre este princípio é INCORRETO afirmar que:

  • #9 1 pt(s)

    Entende-se intersetorialidade como:

  • #10 1 pt(s)

    A participação de indivíduos e grupos no processo de planejamento, avaliação e monitoramento das ações tendem a gerar:

  • #11 1 pt(s)

    Reações como intolerância a lactose ou alergia a proteína do leite de vaca (APLV) são comuns em alguns indivíduos, por isso se faz necessário que o profissional ao promover EAN busque soluções que venham a respeitar essas peculiaridades e as escolhas alimentares do indivíduo. Esse exemplo trata do seguinte princípio para ações de educação alimentar e Nutricional:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Anônimo em 09/09/2018 e atualizado em 06/02/2020. Esse quiz foi resolvido 299 vezes.
5

Racha Cuca+