Questões de Geografia - FUVEST 2013 - Primeira Fase

23 (FUVEST 2013 - Primeira Fase)

Uma das primeiras estimativas do raio da Terra é atribuída a Eratóstenes, estudioso grego que viveu, aproximdamente, entre 275 a.C. e 195 a.C. Sabendo que em Assuã, cidade localizada no sul do Egito, ao meio dia do solstício de verão, um bastão vertical não apresentava sombra, Eratóstenes decidiu investigar o que ocorreria, nas mesmas condições, em Alexandria, cidade no norte do Egito. O estudioso observou que, em Alexandria, ao meio dia do solstício de verão, um bastão vertical apresentava sombra e determinou o ângulo \theta entre as direções do bastão e de incidência dos raios de sol. O valor do raio da Terra, obtido a partir de \theta e da distância entre Alexandria e Assuã foi de, aproximadamente, 7500km.

O mês em que foram realizadas as observações e o valor aproximado de \theta são

Note e adote

Distância estimada por Eratóstenes entre Assuã e Alexandria é aproximadamente 900 km.

\pi = 3

Tópicos desta questão: GeografiaMatemática
45 (FUVEST 2013 - Primeira Fase)

São Paulo gigante, torrão adorado
Estou abraçado com meu violão
Feito de pinheiro da mata selvagem
Que enfeita a paisagem lá do meu sertão

Tonico e Tinoco, São Paulo Gigante.

Nos versos da canção dos paulistas Tonico e Tinoco, o termo “sertão” deve ser compreendido como

Tópicos desta questão: Geografia
57 (FUVEST 2013 - Primeira Fase)

Com base nas charges e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

Tópicos desta questão: Geografia
58 (FUVEST 2013 - Primeira Fase)

Grandes lagos artificiais de barragens, como o Nasser, no Rio Nilo, o Three Gorges, na China, e o de Itaipu, no Brasil, resultantes do represamento de rios, estão entre as obras de engenharia espalhadas pelo mundo, com importantes efeitos socioambientais.

Acerca dos efeitos socioambientais de grandes lagos de barragens, considere as afirmações abaixo.

  1. Enquanto no passado, grandes lagos de barragem restringiam-se a áreas de planície, atualmente, graças a progressos tecnológicos, situam-se, invariavelmente, em regiões planálticas, com significativos desníveis topográficos.
  2. A abertura das comportas que represam as águas dos lagos de barragens impede a ocorrência de processos de sedimentação, assim como provoca grandes enchentes a montante.
  3. Frequentes desalojamentos de pessoas para a implantação de lagos de barragens levaram ao surgimento, no Brasil, do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB.
  4. Por se constituírem como extensos e, muitas vezes, profundos reservatórios de água, grandes lagos de barragens provocam alterações microclimáticas nas suas proximidades.

Está correto o que se afirma em

Tópicos desta questão: Geografia
59 (FUVEST 2013 - Primeira Fase)

Observe a Carta Topográfica abaixo, que representa a área adquirida por um produtor rural.

Em parte da área acima representada, onde predominam menores declividades, o produtor rural pretende desenvolver uma atividade agrícola mecanizada. Em outra parte, com maiores declividades, esse produtor deseja plantar eucalipto.

Considerando os objetivos desse produtor rural, as áreas que apresentam, respectivamente, características mais apropriadas a uma atividade mecanizada e ao plantio de eucaliptos estão nos quadrantes

Tópicos desta questão: Geografia
60 (FUVEST 2013 - Primeira Fase)

Leia o texto e observe o mapa.

Em 1884, durante um congresso internacional, em Washington, EUA, estabeleceu-se um padrão mundial de tempo. A partir de então, ficou convencionado que o tempo padrão teórico, nos diversos países do mundo, seria definido por meridianos espaçados a cada 15o, tendo como origem o meridiano de Greenwich, Inglaterra (Reino Unido).

Com base no mapa e nas informações acima, considere a seguinte situação: João, que vive na cidade de Pequim, China, recebe uma ligação telefônica, às 9h da manhã de uma segunda-feira, de Maria, que vive na cidade de Manaus, Brasil. A que horas e em que dia da semana Maria telefonou?

Tópicos desta questão: Geografia
61 (FUVEST 2013 - Primeira Fase)

Observe o mapa da Malha Ferroviária do Brasil.

Com respeito às áreas indicadas no mapa acima, assinale a alternativa que relaciona corretamente sistemas logísticos e produtos de exportação.

I II III
A Portos de Belém e de São Luís: minério de ferro, papel e celulose. Portos do Rio de Janeiro e de Niterói: trigo e fertilizantes. Portos de Paranaguá e de Itajaí: soja e carnes (congeladas).
B Portos de São Luís e de Natal: pescados e carvão mineral. Portos de Tubarão e de Vitória: minério de ferro, papel e celulose. Portos de São Francisco do Sul e de Florianópolis: minério de ferro, papel e celulose.
C Portos de Itaqui e de Pecém: minério de ferro, manganês e frutas. Portos de Tubarão e de Vitória: minério de ferro, papel e celulose. Portos de Paranaguá e de Itajaí: soja e carnes (congeladas).
D Portos de Belém e de São Luís: minério de ferro, papel e celulose. Portos do Rio de Janeiro e de Niterói: pescados e carvão mineral. Portos de São Francisco do Sul e de Florianópolis: minério de ferro, papel e celulose.
E Portos de Itaqui e de Pecém: minério de ferro, manganês e frutas. Portos de Tubarão e do Rio de Janeiro: soja e carnes (congeladas). Portos de Paranaguá e de Itajaí: trigo e fertilizantes.
Tópicos desta questão: Geografia
62 (FUVEST 2013 - Primeira Fase)

Observe o mapa.

Considere as afirmações sobre o Sistema Aquífero Guarani.

  1. Trata-se de um corpo hídrico subterrâneo e transfronteiriço que abrange parte da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai.
  2. Representa o mais importante aquífero da porção meridional do continente sul-americano e está associado às rochas cristalinas do Pré-Cambriano.
  3. A grande incidência de poços que se observa na região A é explicada por sua menor profundidade e intensa atividade econômica nessa região.
  4. A baixa incidência de poços na região indicada pela letra B deve-se à existência, aí, de uma área de cerrado com predomínio de planaltos.

Está correto o que se afirma em

Tópicos desta questão: Geografia
63 (FUVEST 2013 - Primeira Fase)

Observe os gráficos.

Com base nos gráficos e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

Tópicos desta questão: Geografia
64 (FUVEST 2013 - Primeira Fase)

Observe a imagem e leia o texto.

Por muitos anos, as várzeas paulistanas foram uma espécie de quintal geral dos bairros encarapitados nas colinas. Serviram de pastos para os animais das antigas carroças que povoaram as ruas da cidade. Serviram de terreno baldio para o esporte dos humildes, tendo assistido a uma proliferação incrível de campos de futebol. Durante as cheias, tais campos improvisados ficam com o nível das águas até o meio das traves de gol.

Aziz Ab’Saber, 1956.

Considere a imagem e a citação do geógrafo Aziz Ab’Saber na análise das afirmações abaixo:

  1. O processo de verticalização e a impermeabilização dos solos nas proximidades das vias marginais ao rio Tietê aumentam a sua susceptibilidade a enchentes.
  2. A retificação de um trecho urbano do rio Tietê e a construção de marginais sobre a várzea do rio potencializaram o problema das enchentes na região.
  3. A extinção da Mata Atlântica na região da nascente do rio Tietê, no passado, contribui, até hoje, para agravar o problema com enchentes nas vias marginais.
  4. A várzea do rio Tietê é um ambiente susceptível à inundação, pois constitui espaço de ocupação natural do rio durante períodos de cheias.

Está correto o que se afirma em

Tópicos desta questão: Geografia
65 (FUVEST 2013 - Primeira Fase)

Observe os gráficos.

Com base nos gráficos e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

Tópicos desta questão: Geografia
66 (FUVEST 2013 - Primeira Fase)

Observe os mapas.

Os períodos do ano que oferecem as melhores condições para a produção de energia hidrelétrica no Sudeste e energia eólica no Nordeste são aqueles em que predominam, nessas regiões, respectivamente,

Tópicos desta questão: Geografia
67 (FUVEST 2013 - Primeira Fase)

Observe o mapa abaixo.

Com base no mapa e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

Tópicos desta questão: Geografia