História da América

Existem duas hipóteses para explicar como o homem chegou a América: Uma sugere que grupos asiáticos atravessaram o estreito de Bering para chegar ao nosso continente (entre 24 e 9 mil anos atrás), enquanto a outra hipótese sugere que o homem navegou das ilhas da Polinéisa e da Oceania para chegar aqui.

América Pré-Colombiana

Independente de como os primeiros homens se estabeleceram na América, quando Cristóvão Colombo chegou aqui, em 1492, já existiam milhões de ameríndios vivendo no continente. Esses ameríndios eram organizados em tribos e, em alguns casos, em sociedades. Três sociedades merecem destaque: os Maias, os Astecas e os Incas.

Maias

A "Civilização Maia" foi um conjunto de cidades-estado localizadas em regiões do México e da América Central. Entre os principais feitos dos maias estão a criação de um calendário (civil e religioso), de um sistema númerico (que tinha o zero) e um sistema de escrita complexo.

Astecas

A "Civilização Asteca" estava lozalizada na região da atual capital do México, a Cidade do México. Os astecas usavam ações militares para dominar e escravizar povos vizinhos. Eles tinham conhecimento da metalurgia e apresentaram desenvolvimento na matemática e na astronomia.

Incas

O Império Inca foi uma entidade político-territorial que se desenvolveu na região da Cordilheira dos Andes. Assim como outros povos pré-colombianas, os incas foram dizimados pelos espanhóis nas guerras de conquista.

Confira também