História

A história é uma ciência que tem como objetivo de registrar os fatos do passado, assim como analizá-los e explicá-los.

Nesta seção abordaremos os assuntos de História Geral, ou seja, explicaremos os fatos desde a pré-história até os dias atuais, com exceção daqueles que forem referentes ao Brasil. Para estudar os acontecimentos do nosso país, visitem História do Brasil.

Pré-História

O período que antecede a criação da escrita é um dos mais intrigantes, pois, como não havia escrita, não existiam documentos retratando os acontecimentos da época. Assim, os descobrimentos de novos fatos são feitos por arqueólogos e antropólogos. Esses cientistas precisam analizar vestígios materiáis (utensílios, restos humanos, etc.) para formarem as suas teorias.

Idade Antiga

A Idade Antiga ou Antiguidade é um período que começa com a invenção da escrita e se estende até a queda do império romano do ocidente, em 476 d.C.

Normalmente, foca-se nos principais detalhes e acontecimentos da civilizações clássicas, ou seja, na Grécia Antiga e na Roma Antiga. Entretanto, é interessante conhecer como se sucedeu esse período no oriente e na América. Por isso, estudamos o Egito Antigo e as civilizações pré-colombianas (Astecas, Maias e Incas).

Idade Média

A Idade Média abrange os séculos V e XV e pode ser dividida em dois períodos: Alta Idade Média e Baixa Idade Média. Entre os principais tópicos do período medieval podemos citar: o Feudalismo e as Cruzadas.

Idade Moderna

A Idade Moderna tem início com a queda de Constantinopla, em 1453, e termina em 1789 com a Revolução Francesa. Os principais temas da Idade Moderna são: o Renascimento, a Reforma Religiosa, o Absolutismo, a Revolução Comercial, o Iluminismo, a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Industrial.

Idade Contemporânea

A Idade Contemporânea começa na Revolução Francesa (1789) e continua até os dias de hoje. São um pouco mais de 200 anos com muitos acontecimentos marcantes. Entre eles, podemos citar, além da Revolução Francesa: o Imperialismo, a Primera Guerra Mundial, a Revolução Russa de 1917, a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria.

Confira também