Mahjong

O Mahjong é um excelente jogo para se passar o tempo e exercitar o cérebro. O objetivo é observar o posicionamento das peças e usar as peças livres para formar pares e assim remover todas as peças do jogo.

00:00:00

Como jogar

  • Use o mouse para escolher duas peças livres iguais para eliminá-las. Uma peça é considerada livre quando segue estas duas condições:
    • Não existe outra peça em cima dela;
    • Apresenta uma ou nenhuma peça ao seu lado (esquerdo ou direito).
  • Forme pares até conseguir eliminar todas as peças;
  • Escolha um mapa ou o estilo da peça clicando em “Escolher mapa/peças”;
  • Use o botão “Novo jogo” para começar um novo jogo no mapa atual;
  • Clique em “Misturar” para misturar as peças do jogo. Isso causará um acréscimo (penalização) de 60 segundos no seu tempo;
  • Use o botão “Desfazer” para desfazer a sua última jogada.

Fique por dentro

História do Mahjong

O Mahjong é um jogo de estratégia e habilidade que surgiu na China. Segundo um mito, atribui-se a criação do jogo no ano 500 A.C. ao filósofo Confucius. O jogo enraizou-se na cultura oriental e chegou na cultura ocidental perto de 1900.

No ano de 2010, o Mahjong foi considerado o jogo de mesa mais jogado no Japão, sendo que em 2008 existiam cerca de 7,6 milhões de jogadores no prórpio Japão. A presença do jogo é tão grande, que ele aparece em alguns mangás e animes.

Mahjong Solitaire

O jogo que temos aqui é o Mahjong Solitaire, conhecido por muitos por Mahjong apenas. Esse jogo utiliza as peças (pedras) do jogo chinês, mas apresenta regras diferentes. O objetivo nele é formar pares para eliminar todas as peças no menor tempo possível.

Regras do Mahjong

As peças são posicionadas lado a lado e sobrepostas, com as faces voltadas para cima, para formar um determinado formato (mapa). A dificuldade do jogo varia de acordo com esse formato e, consequentemente, com o número de peças presente.

O objetivo é usar as peças livres para formar pares e, assim, conseguir eliminar todas elas do jogo. Uma peça é considerada livre quando segue estas duas condições:

  • Não existe outra peça em cima dela;
  • Apresenta uma ou nenhuma peça ao seu lado (esquerdo ou direito).

A princípio parece que o jogo é fácil, mas não é bem assim. É necessário ter uma boa visão espacial e usar estratégias para escolher as peças certas, pois pode acontecer de não haver pares livres e, assim, “travar” o jogo. Quando isso ocorre, pode-se começar um novo jogo ou misturar as peças do jogo atual (isso provocará uma penalização de 60 segundos no tempo do jogo).

Estratégias do Mahjong

A seguir listaremos algumas dicas e estratégias do Mahjong:

  • Visualize o posicionamento de todas as peças antes de começar a jogar, fazendo um mapa mental delas, especialmente das peças livres;
  • Priorize a eliminação das peças dos níveis superiores, para destravar as peças que estão embaixo delas;
  • Vejas peças que serão “liberadas” ao formar um determinado par para planejar as suas futuras jogadas antes mesmo de fazê-las.

Mapas e Peças

Uma das qualidades mais interessantes do Mahjong Solitaire é a possibilidade de se criar mapas com os mais variados formatos, possibilitando assim calibrar a dificuldade do jogo de acordo com o posicionamento das peças. Atualmente temos os seguintes mapas:

O tipo das peças do jogo também influencia na dificuldade do jogo. Se forem utilizadas as peças originais do jogo Mahjong, o nível será difícil, pois não é fácil diferenciar as peças, o que acaba complicando na hora de formar os pares.

Nesse Mahjong é possível escolher entre os seguintes tipos de peças: Símbolos, Madeira (letras e números) e Flores. Se quiser deixar o jogo mais difícil, experimente jogar com as peças floridas.

Confira também