Sudoku Fácil

Preencha os números de forma que não haja repetição na mesma linha, coluna ou quadradinho.

Próxima atualização às 10h.

Escolha entre um Sudoku fácil, médio e difícil jogando no Sudoku do Geniol.

1 2 3
4 5 6
7 8 9
limpar

Instruções

Clique na célula que deseja mudar o número e, em seguida, selecione-o.

Os erros visuais (dois números iguais na mesma linha/coluna/quadrado) e lógicos (número diferente da resposta) são marcados em vermelho automaticamente.

Jogue também...

Confira outros jogos no mesmo estilo do sudoku, como o Killer Sudoku e o Kakuro. Para jogar Sudokus mais difíceis, acesse o Sudoku do Geniol.

Sobre o Sudoku

O Sudoku é um jogo de lógica interessante para se treinar o cérebro, pois é necessário criar e utilizar estratégias para colocar os números faltantes numa tabela 9x9.

O posicionamento dos números deve levar em conta algumas regras, o que vai depender do estilo do Sudoku que está sendo jogado. Os estilos de Sudoku mais famosos são: o normal, o Mini Sudoku, o Cross Sum Sudoku, o Killer Sudoku, o Hyper Sudoku e o Sudoku Desigual.

Como jogar

Em breve uma explicação simples de como jogar. Enquanto isso, não deixe de acompanhar um tutorial bem completo no Geniol: como jogar Sudoku.

Estratégias para resolver Sudoku

Uma maneira fácil de resolver Sudoku é ter conhecimento de umas estratégias (técnicas). É por isso que listaremos e explicaremos, de maneira simplificada, algumas estratégias de resolução. É importante ressaltar que as estratégias devem ser utilizadas ao mesmo tempo para obter melhores resultados.

O número mais utilizado

Esta estratégia é óbvia, mas vale a pena ser mencionada. Ela consiste em analisar a tabela e encontrar o número mais utilizado. A partir disso, elimine as posições que esse número não pode ocupar e verifique se é possível posicionar ele em algum lugar.

Grupos quase completos

Esta estratégia também é bem intuitiva. Ela consiste em analisar linhas, colunas e subgrupos 3x3 que estejam quase completos. Observe os números faltantes nesses “grupos” e olhe a tabela completa para ver se ela fornece alguma pista de como posicionar um desses números faltantes.

Números escondidos

Essa técnica, também conhecida como Pares Sozinhos, é um pouco mais avançada. Ele exige que você marque os possíveis números que podem ocupar cada uma das posições de uma coluna, uma linha ou subgrupo 3x3. A partir disso, podemos ter algumas situações:

  • Caso apareça duas posições que apresentem exatamente duas possibilidades e elas sejam iguais (exemplo: numa linha qualquer, o primeiro e o quarto quadrado tem como possibilidades apenas os números 3 e 7), isso permite que esses dois números sejam removidos das possibilidades do “grupo” analisado (linha, coluna ou subgrupo);
  • A situação de cima também vale para três posições que apresentem exatamente três possibilidades iguais.

Veja uma explicação mais detalhada em Pares Sozinhos no Geniol.

Confira também