Simulado do Enem - Biologia Celular

A equipe de profissionais da UFSC trás para vocês a terceira parte do simulado de Biologia, contendo exercícios de biologia celular.

Quiz enviado por: G. S. Silva

  1. (UFSC - 2013) A busca por novas formas de imunização é uma constante na humanidade. Sobre este tema, assinale a proposição CORRETA.

  2. (TdC - 2013) Sobre as células eucarióticas assinale a alternativa INCORRETA:

  3. (IFSC - 2013) Assinale a alternativa que completa a frase afirmativa sobre as células, respectivamente: "Os ___ são responsáveis pela digestão celular. Já o ___ pelo acúmulo e eliminação de secreções. As ___ pela respiração da célula e os ___ pela formação de cílios e flagelos.

  4. (UFSC - 2013) Um pesquisador, realizando vários cruzamentos com coelhos, determinou que os genes A e B estavam a uma distância de 10 UR (unidades de recombinação). Ao realizar o cruzamento entre indivíduos AABB X aabb, obteve indivíduos AaBb. Estes duplo-heterozigotos foram então cruzados com indivíduos aabb, obtendo-se 90 filhotes. Quantos destes filhotes espera-se que possuam o mesmo genótipo de seus pais?

  5. (TdC - 2013) Incêndios são praticamente normais no cotidiano das cidades. No entanto, com os incêndios, ocorre uma grande liberação de gás carbônico, que pode levar, a quem estiver por perto, a insuficiência respiratória. Isto ocorre devido...

  6. (IFSC - 2013) A fotossíntese é influenciada por diversos fatores ambientais, entre eles o da luminosidade. Com relação à luminosidade e aos fatores que influenciam a fotossíntese, assinale a proposição CORRETA:

  7. (UFSC - 2013) O neurônio é uma célula altamente especializada, didaticamente dividida em três regiões: dendritos, corpo celular e axônio. Em relação a uma célula neural assinale a proposição CORRETA:

  8. (TdC - 2013) Os seres humanos desenvolveram uma sociedade baseada na utilização de combustíveis fósseis, entre eles o carvão. O acúmulo de matéria orgânica vegetal, ocorrido no período Carbonífero há 300 milhões de anos, gerou as reservas de carvão hoje exploradas. Porém, este processo de acúmulo não mais aconteceu em função do surgimento dos fungos, seres vivos capazes de degradar lignina e celulose. Considerando o exposto acima, assinale a proposição CORRETA:

  9. (IFSC - 2013) Os tecidos epiteliais são encontrados em uma variedade de organismos animais ou vegetais desempenhando diferentes funções. Com relação a este tecido, assinale a proposição CORRETA:

  10. (UFSC - 2013) Em relação a mitose e meiose identifique a(s) preposição(ões) CORRETA(S) e escreva a soma das mesmas à baixo. 1- A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre desde o surgimento da primeira célula do bebê (célula-ovo ou zigoto) até a nossa morte; 2- Já a meiose ocorre com a finalidade específica de produzirmos as células sexuais ou gametas; 4- Quando nascemos a fabricação de mitose para e nunca mais precisaremos dela; 8- O que difere a meiose da mitose, é formação de células com metade do número de cromossomos (n = 23); 16- A mitose se inicia com uma célula haploide (1n);

    (Somente a soma da preposições corretas em forma de números.)
  11. (TdC - 2013) O citoesqueleto é fundamental para o adequado funcionamento das células. Sobre o citoesqueleto, é INCORRETO afirmar que ele:

  12. (IFSC - 2013) O citoplasma de células eucarióticas apresenta um conjunto de fibras finas e longas, de constituição proteica, chamado de citoesqueleto. Assinale a alternativa que apresenta uma função dessa estrutura na célula.

  13. (UFSC - 2013) O citoplasma é o espaço da célula compreendido entre a membrana plasmática e a membrana nuclear nos eucariotos, correspondendo nos procariotos toda a totalidade do conteúdo limitado pela membrana. O citoplasma é formado por:

  14. (TdC - 2013) Encaixe cada termo com sua função: I- Por conter pigmentos de clorofila ele é o principal responsável pelo processo de fotossíntese; II- Auxiliam os processos osmóticos (passagem do líquido para dentro da célula ocasiona pela diferença de concentração) e ainda são responsáveis pela coloração azul, violeta, vermelha e púrpura nas plantas; III- Eles são responsáveis pela oxidação de certas substâncias, principalmente os ácidos graxos e a desintoxicação do organismo;

  15. (IFSC - 2013) Em relação aos cílios e flagelos: I - Os cílios e os flagelos são estruturas citoplasmáticas anexas à membrana plasmática das células, tendo origem à partir do prolongamento dos centríolos, constituídos de proteínas motoras (dineínas) formando um conjunto de microtúbulos; II - O comprimento é variado, sendo os cílios mais curtos e em maior quantidade na superfície da célula, enquanto os flagelos são mais longos e geralmente pouco numerosos; III - A função desempenhada pelos cílios e os flagelos é basicamente locomotora; IV - A composição de ambos é igual sem variações;

  16. (UFSC - 2013) Com relação a membrana plasmática complete a afirmativa: " As ___ são diminutas expansões digitiformes na superfície celular, projetadas para o meio extracelular, ___, deste modo, a área de absorção da célula. São encontradas, por exemplo, nas células ___ de revestimento da mucosa intestinal."

  17. (TdC - 2013) Sobre permeabilidade celular, complete a frase se a mesma estiver correta: "A entrada de água e íons na planta é chamada ___, o controle desta entrada é chamado ___, porém as membranas podem barrar a entrada de alguns íons e permitir a entrada de outros, de acordo com as propriedades de cada íon, por isso dizemos que a membrana plasmática é diferencialmente ___.

  18. (IFSC - 2013) Sobre DNA podemos afirmar que: I - É a molécula que contém as informações genéticas; II - É formado por quatro tipos de nucleotídeos e quatro tipos de bases nitrogenadas (adenina, timina, guanina e citosina). III - É formado por nucleotídeos compostos de um fosfato, uma ribose e uma base nitrogenada, que podem ser uracila, adenina, guanina ou citosina; IV - A duplicação do DNA é necessária devido à divisão celular;

  19. (UFSC - 2013) Sobre moléculas de adesão celular podemos afirmar que:

  20. Quais destas estruturas atua conferindo resistência à membrana plasmática e agindo contra agressões externas?

Leia mais sobre...

  • Núcleo Celular

    O núcleo contém as informações heriditárias da célula e o DNA. Além disso, controla a síntese de proteínas e as divisões celulares.

  • Transporte pelas Membranas

    A membranda plasmática apresenta permeabilidade seletiva, já que permite a passagem de pequenas moléculas e impede as grandes. Os processos de troca entre o meio externo e interno são classificados em: processos passivos, ativos e mediados por vesículas.

  • Mitose

    Mitose é o processo no qual uma célula mãe divide-se em duas células filhas geneticamente idênticas.

  • Meiose

    A Meiose é tipo de divisão celular que produz gametas ou esporos, necessários para a reprodução sexuada nos eucariontes.

Confira também

  • Jogo da Forca

    Descubra quais são as palavras ocultas sem deixar o bonequinho enforcado.

  • Trivias

    Divirta-se e desafie seus conhecimentos sobre diversos temas.

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

  • 2048

    Use o raciocínio para somar os blocos iguais até formar 2048.

 
Quiz Simulado do Enem - Biologia - II
 
Quiz Biologia Celular - I