31 (Unicamp 2013 - Primeira Fase)

Um carro elétrico é uma alternativa aos veículos com motor a combustão interna. Qual é a autonomia de um carro elétrico que se desloca a 60km/h, se a corrente elétrica empregada nesta velocidade é igual a 50A e a carga máxima armazenada em suas baterias é q = 75Ah?

Tópicos dessa questão: Física
32 (Unicamp 2013 - Primeira Fase)

Para fins de registros de recordes mundiais, nas provas de 100 metros rasos não são consideradas as marcas em competições em que houver vento favorável (mesmo sentido do corredor) com velocidade superior a 2m/s. Sabe-se que, com vento favorável de 2m/s, o tempo necesário para a conclusão da prova é reduzido em 0,1s. Se um velocista realiza a prova em 10s sem vento, qual seria sua velocidade se o vento fosse favorável com velocidade de 2m/s?

Tópicos dessa questão: Física
33 (Unicamp 2013 - Primeira Fase)

Pressão parcial é a pressão que um gás pertencente a uma mistura teria se o mesmo gás ocupasse sozinho todo o volume disponível. Na temperatura ambiente, quando a umidade relativa do ar é de 100%, a pressão parcial de vapor de água vale 3,0 x 103 Pa. Nesta situação, qual seria a porcentagem de moléculas de água no ar?

Dados

A pressão atmosférica vale 1,0 x 105 Pa. Considere que o ar se comporta como um gás ideal.

Tópicos dessa questão: Física
34 (Unicamp 2013 - Primeira Fase)

Um objeto é disposto em frente a uma lente convergente, conforme a figura abaixo. Os focos principais da lente são indicados com a letra F.

Pode-se afirmar que a imagem formada pela lente

Tópicos dessa questão: Física
35 (Unicamp 2013 - Primeira Fase)

Muitos carros possuem um sistema de segurança para os passageiros chamado airbag. Este sistema consiste em uma bolsa de plástico que é rapidamente inflada quando o carro sofre desaceleração brusca, interpondo-se entre o passageiro e o painel do veículo. Em uma colisão, a função do airbag é

Tópicos dessa questão: Física
36 (Unicamp 2013 - Primeira Fase)

Um aerogerador, que converte energia eólica em elétrica, tem uma hélice como a representada na figura abaixo.

A massa do sistema que gira é M = 50 toneladas, e a distância do eixo ao ponto P, chamada de raio de giração, é R = 10m. A energia cinética do gerador com a hélice em movimento é dada por E = \frac{1}{2}MV^{2}_p, sendo VP o módulo da velocidade do ponto P. Se o período de rotação da hélice é igual a 2s, qual é a energia cinética do gerador?

Considere \pi = 3.

Tópicos dessa questão: Física

Matérias desta prova

5

Racha Cuca+