Questões de Biologia - Unicamp 2013 - Primeira Fase

19 (Unicamp 2013 - Primeira Fase)

Levantamentos faunísticos da serapilheira (material recém-caído no solo, constituído principalmente de folhas, cascas, galhos, flores, frutos e sementes) de florestas tropicais revelam a presença de uma grande variedade de espécies nessa camada superficial do solo. Considerando-se os diferentes filos animais, espera-se encontrar na serapilheira representantes de

Tópicos desta questão: Biologia
20 (Unicamp 2013 - Primeira Fase)

Considerando os respectivos ciclos de vida e de reprdução, um pinheiro do Paraná pode ser diferenciado de um jequitibá pela

Tópicos desta questão: Biologia
21 (Unicamp 2013 - Primeira Fase)

No decorrer de sua existência, a espécie humana tem sido uma das principais responsáveis pelo desaparecimento de muitos organismos de nosso planeta. Nos tempos mais remotos, a caça indiscriminada de animais mais vulneráveis, como, por exemplo, aves não voadoras, era um dos principais motivos de extinção de várias espécies. Atualmente o ser humano continua sendo o principal promotor da perda de biodiversidade. Um conjunto de possíveis causas de extinção de espécies nos tempos atuais é:

Tópicos desta questão: Biologia
22 (Unicamp 2013 - Primeira Fase)

Considere um indivíduo heterozigoto para dois locos gênicos que estão em linkage, ou seja, não apresentam segregação independente. A representação esquemática dos cromossomos presentes em uma de suas células somáticas em divisão mitótica é:

Tópicos desta questão: Biologia
23 (Unicamp 2013 - Primeira Fase)

Olhos pouco desenvolvidos e ausência de pigmentação externa são algumas das características comuns a diversos organismos que habitam exclusivamente cavernas. Dentre esses organismos, encontram-se espécies de peixes, anfíbios, crustáceos, aracnídeos, insetos e anelídeos. Em relação às características mencionadas, é correto afirmar que:

Tópicos desta questão: Biologia
24 (Unicamp 2013 - Primeira Fase)

Um caso de morte por febre maculosa em Piracicaba resultou no fechamento temporário de um parque da cidade, para que os elementos envolvidos na transmissão fossem eliminados. O agente etiológico dessa doença e os elementos necessários para sua transmissão são:

Tópicos desta questão: Biologia