Racha Cuca

Fonologia

A fonologia é o ramo da linguística que estuda os padrões dos sons básicos de uma língua. Para fazer isso, é necessário entender como os sons estão organizados dentro de uma língua. Isso é feito através da identificação e classificação dos menores elementos distintos, os fonemas.

Fonologia X Fonética

Fonética não é mesma coisa que fonologia. Ambas estão relacionadas, mas apresentam focos de estudo diferentes. A unidade básica de estudo da fonética é o fone, enquanto que a da fonologia é o fonema.

A fonologia não estuda apenas as pequenas unidades, ela também estuda sílabas, palavras e frases fonológicas. Além disso, o estudo da fonologia nos permite entender como funciona a divisão silábica e a acentuação.

  • Encontro Vocálico

    Os encontros vocálicos ocorrem quando duas ou mais vogais aparecem juntas nas palavras. Esses encontros podem ser divididos em hiato, ditongo e tritongo.

  • Encontro Consonantal

    Os encontros consonantais ocorrem quando duas ou mais consoantes aparecem juntas nas palavras. Eles podem ser classificados em inseparáveis (perfeitos) ou separáveis (disjuntos).

  • Dígrafo

    Um dígrafo é a junção de duas letras que formam um só fonema. Além disso, pode-se considerar os ditongos vocálicos (vogal nasal + "m" ou "n") como dígrafos.

  • Sílaba e Divisão Silábica

    Aprenda quais são as regras da divisão silábica e como classificar as sílabas de acordo com a tonicidade (tônica ou átona) e as palavras de acordo com o número de sílabas (monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba).

Conteúdos relacionados