Também conhecido como segunda época medieval, o Humanismo teve seu início em meados do século XIV, na Itália, em meio à transformação do homem medieval para o homem moderno, mudança que ocorreu entre o final da Idade Média e o início do Renascimento, sendo considerado, por este motivo, um movimento de transição.
Nesta época de transição, descobertas científicas começavam a ganhar espaço na sociedade medieval, trazendo ao homem um grande avanço tecnológico. Com novas terras a serem exploradas, desenvolveram-se equipamentos que possibilitaram a expansão marítima, impulsionando o comércio através da exploração dessas novas terras.
Devido ao crescimento econômico que o comércio impulsionou, a burguesia e a nobreza começaram a ganhar espaço na sociedade, enfraquecendo o poder da Igreja Católica, o que ajudou a mudar o pensamento do homem medieval, onde Deus era o centro do universo (teocentrismo), transferindo o foco para o homem (antropocentrismo), que estava evoluindo rapidamente.
Com o poder enfraquecido, a atividade cultural da época também passou a sair das mãos da Igreja, caminhando juntamente da população e do que era considerado profano, uma vez que a expansão marítima permitiu uma troca de culturas inexistente até então por influência da Igreja. A poesia afastou-se do acompanhamento musical e novos gêneros literários como a prosa historiográfica e o teatro começaram a surgir.
Separada da música, o Humanismo trouxe uma poesia de versos mais elaborados que as cantigas trovadorescas. Recitada dentro dos palácios, a poesia humanista possuía linguagem mais rica que as poesias trovadorescas, com muitas figuras de linguagem e o abandono do amor cortês.
Em relação a prosa historiográfica, o Humanismo introduziu as crônicas históricas, relatos que estavam sempre buscando a veracidade dos acontecimentos históricos. O grande nome deste tipo de produção é Fernão Lopes, o introdutor do movimento em Portugal.
O teatro foi a grande inovação da época. Apesar do Trovadorismo também ter trazido o teatro, este era ligado à Igreja. Através de Gil Vicente, o teatro humanista surgiu para representação propriamente dita, trazendo novos padrões, voltando-se para os homens e a sociedade, demonstrando as fraquezas do ser humano.
(FUVEST/1997) Indique a afirmação correta sobre o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente:
(UFJF/1993) Sobre o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, é incorreto afirmar: