Pré-História

A pré-história é o período histórico que antecede a invenção da escrita, que ocorreu aproximadamente em 3500 a.C. e marcou o início dos registros históricos. Esse período é estudado e reconstituído através da antropologia, da arqueologia e da paleontologia.

O que é antropologia, arqueologia e paleontologia?

  • Antropologia: Ciência que estuda a humanidade e o homem, além de analisá-lo com base nas características socioculturais e biológicas;
  • Arqueologia: Disciplina que estuda o passado da humanidade (culturas e modos de vida) através de análises de materiais vestigiais;
  • Paleontologia: Ciência natural que estuda animais e vegetais fósseis.

O período pré-histórico é dividido em três partes: Idade da Pedra, Idade do Bronze e Idade do Ferro.

Sistema das Três Idades

É importante saber que o sistema de divisão da pré-história humana em três períodos consecutivos, chamado de "Sistema das Três Idades" e criado por Christian Thomsen, foi concebido originalmente para explicar os dados obtidos na Europa e na Ásia ocidental. Entretanto, alguns arqueólogos tentaram utilizar esse sistema para explicar o desenvolvimento social e tecnológico de outras partes do mundo (África, Américas e Oceania) e receberam críticas de arqueólogos que trabalharam nessas regiões, já que esse sistema não é adequado para as outras partes do mundo.

Idade da Pedra

A idade da pedra é dividida em três partes: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.

Paleolítico

Também conhecido como Idade da Pedra Lascada, esse período se extende desde a criação das primeiras ferramentas feitas de pedra, há 2,6 milhões a.C., até 10000 a.C.

No paleolítico os humanos viviam em pequenos grupos nômades e se alimentavam caçando e coletando alimentos. Para tanto, eles utilizavam ferramentas feitas de pedra lascada, assim como também usavam madeiras e ossos.

Mesolítico

O nome mesolítico significa Idade Média da Pedra em grego e é usado para se referir a determinadas culturas que não se encaixavam nos períodos paleolítico e neolítico.

Neolítico

O período Neolítico, que significa Idade da Pedra Polida, começo quando ocorreu a sedentarização (transição cultural da colonização nômade para a permanente) e teve início a agricultura. Esse período terminou quando as ferramentas de metais tornaram-se comuns.

Idade do Bronze

Esse período é carcterizado pela adoção plena do bronze (mistura do cobre com estanho) em muitas regiões, apesar disso não ter ocorrido exatamente e simultaneamente nas mais diversas regiões.

Idade do Ferro

Esse período é marcado pelo uso prevalecente do ferro, principalmente como ferramentas de corte e armas. Esse metal era mais abundante e resistente do que o bronze.

Confira também