Quiz com perguntas de revisão sobre Avaliação em Educação Especial.
As práticas avaliativas precisam contemplar
aspectos flexíveis, princípios que a fundamentam, relação ente o avaliador e avaliado, comprometimento com ato avaliativo
culpabiliza o professor pelo fracasso do aluno, sua concepção teórica influencia na avaliação, professor constrói contexto avaliativo
envolve homogeneidade e uniformidade
seletiva e excludente
autoritarismo, arbitrariedade e classificação do aluno
O processo avaliativo mediador apresenta os seguintes princípios:
Avaliação somativa
Avaliação com foco apenas no resultado final
É promovida por decretos e leis
Processo seletivo e excludentes
Avaliação como investigação docente, complementariedade das observações e provisoriedade
Segundo a LBB, em seu artigo 24, a avaliação contempla:
Avaliação contínua e cumulativa com ênfase nos aspectos qualitativos
Avaliação mediadora que envolve o contexto educativo
Avaliação com ênfase nos aspectos quantitativos e qualitativos ligados ao desempenho do aluno
Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
Avaliação qualitativa envolvendo somente o domínio do aspecto afetivo
Na avaliação da aprendizagem dos estudantes há um protagonismo central do professor na sua realização, mas esta avaliação também pode ser realizada:
Pelo gestor e professor
Pelas avaliações em larga escala como a prova Brasil, assim como pela escola e instituição
Pela instituição sistema escolar
somente o professor é responsável pela avaliação
Nenhuma das respostas
o que os autores Fernandes e Freitas definem como instrumento de avaliação?
São atividades que auxiliam no processo de avaliação buscando somente classificar o aluno e atribuir-lhe nota
São tarefas que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem com a finalidade de evidenciar os aspectos quantitativos do processo
Tarefas que são planejadas com o propósito de subsidiar, com dados, a análise do professor acerca do momento de aprendizagem de seus estudantes
São tarefas que compreendem apenas testes e provas
Segundo Fernandes e Freitas (2007) os instrumentos de avaliação a serem utilizados pelo professor podem ser:
São apenas cadernos de aprendizagens a auto avaliação, posto que estes apresentam reflexões dos próprios estudantes acerca do seu desenvolvimento
Compreendem somente relatórios, interpretações e questionários posto que retratam os que os alunos fizeram ao longo de uma atividade
Se restringem a testes e provas
Portfólios,Cadernos de aprendizagem, Memorial, Auto-avaliação, testes, provas entre outros.
A avaliação basicamente apresenta três funções, quais são elas:
Controladora, classificatória e excludente
Diagnosticar, Controlar e Classificar
formativa, somativa e diagnóstica
Inclusiva, Diagnosticar, Controlar
As funções da avaliação apresentam três modalidades, quais são estas modalidades?
Controladora, classificatória e inclusiva
Qualitativa, quantitativa e excludente
Diagnóstica, somativa e formativa
Com base no texto "funções e modalidades de avaliação, a avaliação diagnóstica compreende aspectos como:
Ser realizada no início de um curso, ano letivo ou unidade de ensino;Tem a intenção de constatar de os alunos apresentam ou não o domínio dos pré-requisitos necessários, se possuem conhecimentos e habilidades imprescindíveis para novas aprendizagens
Avaliação com função de controle, é realizada durante todo o decorrer do ano letivo
Visa portanto, “determinar se o aluno domina gradativa e hierarquicamente cada etapa da instrução”
Avaliação com função de controle, é realizada durante todo o decorrer do ano letivo e “determinar se o aluno domina gradativa e hierarquicamente cada etapa da instrução”
Com base no texto "funções e modalidades de avaliação, a avaliação formativa envolve aspectos como:
Visa somente “determinar se o aluno domina gradativa e hierarquicamente cada etapa da instrução” e se aluno conhece seus erros e acertos e encontra estímulo sistêmico
Não apresenta o objetivo de verificar se os alunos estão atingindo os objetivos previstos, isto é, quais os resultados alcançados durante o desenvolvimentos das atividades
Com função de controle, é realizada durante todo o decorrer do ano letivo; Tem o objetivo de verificar se os alunos estão atingindo os objetivos previstos; “determinar se o aluno domina gradativa e hierarquicamente cada etapa da instrução”; é orientadora
Foca no aspecto qualitativo, não contempla os objetivos a serem atingidos pelos alunos
Com base no texto "funções e modalidades de avaliação,Avaliação somativa tem a função de:
“Determinar se o aluno domina gradativa e hierarquicamente cada etapa da instrução” e se aluno conhece seus erros e acertos e encontra estímulo sistêmico
Ênfase no aspecto qualitativo sobre os aspectos quantitativos
Função diagnóstica de informar o professor sobre o nível de conhecimento e habilidades de seus alunos
Avaliação com função classificatória, realiza-se ao final de um curso, período letivo ou unidade de ensino e consiste em classificar os alunos de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos