Questões de Física - Unesp

85 (Unesp 2013 - Primeira Fase)

Seis reservatórios cilíndricos, superiormente abertos e idênticos (A, B, C, D, E e F) estão apoiados sobre uma superfície horizontal plana e ligados por válvulas (V) nas posições indicadas na figura.

Com as válvulas (V) fechadas, cada reservatório contém água até o nível (h) indicado na figura. Todas as válvulas são, então, abertas, o que permite a passagem livre da água entre os reservatórios, até que se estabeleça o equilíbrio hidrostático.

Nesta situação final, o nível da água, em dm, será igual a

Tópicos desta questão: FísicaMatemática
83 (Unesp 2013 - Primeira Fase)

Determinada massa de água deve ser aquecida com o calor dissipado por uma associação de resistores ligada nos pontos A e B do esquema mostrado na figura.

Para isso, dois resistores ôhmicos de mesma resistência R podem ser associados e ligados aos pontos A e B. Uma ddp constante U, criada por um gerador ideal entre os pontos A e B, é a mesma para ambas as associações dos resistores, em série ou em paralelo.

Considere que todo calor dissipado pelos resistores seja absorvido pela água e que, se os resistores forem assciados em série, o aquecimento pretendido será coseguido em 1 minuto. Dessa forma, se for utilizada a as sociação em paralelo, o mesmo aquecimento será conseguido num intervalo de tempo, em segundos, igual a

Tópicos desta questão: Física
82 (Unesp 2013 - Primeira Fase)

Cor da chama depende do elemento queimado Por que a cor do fogo varia de um material para outro?

A cor depende basicamente do elemento químico em maior abundância no material que está sendo queimado. A mais comum, vista em incêndios e em simples velas, é a chama amarelada, resultado da combustão do sódio, que emite luz amarela quando aquecido a altas teperaturas. Quando, durante a combustão, são liberados átomos de cobre ou bário, como em incêndio de fiação elétrica, a cor da chama fica esverdeada.

(Superinteressante, março de 1996. Adaptado.)

A luz é uma onda eletromagnética. Dependendo da frequência dessa onda, ela terá uma coloração diferente. O valor do comprimento de onda da luz é relacionado com a sua frequência e com a energia que ela transporta: quanto mais energia, menor é o comprimento de onda e mais quente é a chama que emite a luz. Luz com coloração azulada tem menor comprimento de onda do que luz com coloração alaranjada

Baseando-se nas informações e analisando a imagem, é correto afirmar que, na região I, em relação à região II,

Tópicos desta questão: Física
81 (Unesp 2013 - Primeira Fase)

Uma haste luminosa de 2,5m de comprimento está presa verticalmente a uma boia opaca circular de 2,26m de raio, que flutua nas águas paradas e transparentes de uma piscina, como mostra a figura. Devido à presença da boia e ao fenômeno da reflexão total da luz, apenas uma parte da haste pode ser vista por observadores que estejam fora da água.

Fora de escalaFora de escala

Considere que o índice de refração do ar seja 1,0, o da água da piscina 3/4, sen 48,6° = 0,75 e tg 48,6° = 1,13. Um observador que esteja fora da água poderá ver, no máximo, uma porcentagem do comprimento da haste igual a

Tópicos desta questão: Física
80 (Unesp 2013 - Primeira Fase)

A liofilização é um processo de desidratação de alimentos que, além de evitar que seus nutrientes saiam junto com a água, diminui bastante sua massa e seu volume, facilitando o armazenamento e o transporte. Alimentos lio flizados também têm seus prazos de validade aumenta dos, sem perder características como aroma e sabor.

O processo de liofilização segue as seguintes etapas:

  1. O alimento é resfriado até temperaturas abaixo e 0°C para que a água contida nele seja solidificada.
  2. Em câmaras especiais, sob baixíssima pressão (menores do que 0,006 atm), a temperatura do alimento é elevada, fazendo com que a água sólida seja sublimada. Dessa forma, a água sai do alimento sem romper suas estruturas moleculares, evitando perdas de proteínas e vitaminas.

O gráfico mostra parte do diagrama de fases da água e cinco processos de mudança de fase, representados pelas setas numeradas de 1 a 5.

A alternativa que melhor representa as etapas do processo de liofilização, na ordem descrita, é

Tópicos desta questão: Física
79 (Unesp 2013 - Primeira Fase)

O revelo submarino de determinada região está reprsentado pelas curvas de nível mostradas na figura, na qual os valores em metros representam as alturas verticais medidas em relação ao nível de referência mais profundo, mostrado pela linha vermelha.

Dois peixes, 1 e 2, estão inicialmente em repouso nas psi ções indicadas e deslocam-se para o ponto P, onde param novamente. Considere que toda a região mostrada na figura esteja submersa, que a água do mar esteja em equilíbrio e que sua densidade seja igual a 103kg/m3. Se g = 10m/s2 e 1 atm = 105 Pa, pode-se afirmar, consi drando-se apenas os pontos de partida e de chegada, que, durante seu movimento, o peixe

Tópicos desta questão: Física
78 (Unesp 2013 - Primeira Fase)

A figura ilustra um brinquedo oferecido por alguns paques, conhecido por tirolesa, no qual uma pessoa desce de determinada altura segurando-se em uma roldana apoiada numa corda tensionada. Em determinado ponto do percurso, a pessoa se solta e cai na água de um lago.

Considere que uma pessoa de 50kg parta do repouso no ponto A e desça até o ponto B segurando-se na roldana, e que nesse trajeto tenha havido perda de 36% da energia mecânica do sistema, devido ao atrito entre a roldana e a corda. No ponto B ela se solta atingindo o ponto C na superfície da água. Em seu movimento, o centro de massa da pessoa sofre o desnível vertical de 5m mostrado na figura.

Desprezando-se a resistência do ar e a massa da roldana, e adotando g = 10m/s2, pode-se afirmar que a pessoa atinge o ponto C com uma velocidade, em m/s, de módulo igual a

Tópicos desta questão: Física
77 (Unesp 2013 - Primeira Fase)

No dia 5 de junho de 2012, pôde-se observar, de deteminadas regiões da Terra, o fenômeno celeste chamado trânsito de Vênus, cuja próxima ocorrência se dará em 2117

Tal fenômeno só é possível porque as órbitas de Vênus e da Terra, em torno do Sol, são aproximadamente coplanares, e porque o raio médio da órbita de Vênus é menor que o da Terra. Portanto, quando comparado com a Terra, Vênus tem

Tópicos desta questão: Física
76 (Unesp 2013 - Primeira Fase)

Em um dia de calmaria, um garoto sobre uma ponte deixa cair, verticalemente e a partir do repouso, uma bola no instante t0 = 0s. A bola atinge, no instante t4, um ponto localizado no nível das águas do rio e a distância h do ponto de lançamento. A figura apresenta, fora de escala, cinco posições da bola, relativas aos instantes t0, t1, t2, t3 e t4. Sabe-se que entre os instantes t2 e t3 a bola percorre 6,25m e que g = 10m/s2.

Desprezando a resistência do ar e sabendo que o intervalo de tempo entre duas posições consecutivas apresentadas na figura é sempre o mesmo, pode-se afirmar que a distância h, em metros, é igual a

Tópicos desta questão: Física