11 (FUVEST 2012 - Primeira Fase)

Há anos, a Amazônia brasileira tem sofrido danos ambientais, provocados por atividades como queimadas e implantação de áreas de pecuária para o gado bovino.

Considere os possíveis danos ambientais resultantes dessas atividades:

  1. Aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2) atmosférico, como consequência da queima da vegetação.
  2. Aumento do processo de laterização, devido à perda de ferro (Fe) e alumínio (Al) no horizonte A do solo.
  3. Aumento da concentração de metano (CH4) atmosférico, liberado pela digestão animal.
  4. Diminuição da fertilidade dos solos pela liberação de cátions Na+ , K+ , Ca2+ e Mg2+ , anteriormente absorvidos pelas raízes das plantas.

Está correto o que se afirma em

Tópicos dessa questão: Biologia
12 (FUVEST 2012 - Primeira Fase)

O retículo endoplasmático e o complexo de Golgi são organelas celulares cujas funções estão relacionadas. O complexo de Golgi

Tópicos dessa questão: Biologia
13 (FUVEST 2012 - Primeira Fase)

Um camundongo recebeu uma injeção de proteína A e, quatro semanas depois, outra injeção de igual dose da proteína A, juntamente com uma dose da proteína B. No gráfico abaixo, as curvas X, Y e Z mostram as concentrações de anticorpos contra essas proteínas, medidas no plasma sanguíneo, durante oito semanas.

As curvas

Tópicos dessa questão: Biologia
14 (FUVEST 2012 - Primeira Fase)

Num ambiente iluminado, ao focalizar um objeto distante, o olho humano se ajusta a essa situação. Se a pessoa passa, em seguida, para um ambiente de penumbra, ao focalizar um objeto próximo, a íris

Tópicos dessa questão: Biologia
15 (FUVEST 2012 - Primeira Fase)

As afirmações abaixo referem-se a características do ciclo de vida de grupos de plantas terrestres: musgos, samambaias, pinheiros e plantas com flores.

  1. O grupo evolutivamente mais antigo possui fase haploide mais duradoura do que fase diploide.
  2. Todos os grupos com fase diploide mais duradoura do que fase haploide apresentam raiz, caule e folha verdadeiros.
  3. Os grupos que possuem fase haploide e diploide de igual duração apresentam, também, rizoides, filoides e cauloides (ou seja, raiz, folha e caule não verdadeiros).

Está correto apenas o que se afirma em

Tópicos dessa questão: Biologia
16 (FUVEST 2012 - Primeira Fase)

Considere os eventos abaixo, que podem ocorrer na mitose ou na meiose:

  1. Emparelhamento dos cromossomos homólogos duplicados.
  2. Alinhamento dos cromossomos no plano equatorial da célula.
  3. Permutação de segmentos entre cromossomos homólogos.
  4. Divisão dos centrômeros resultando na separação das cromátides irmãs.

No processo de multiplicação celular para reparação de tecidos, os eventos relacionados à distribuição equitativa do material genético entre as células resultantes estão indicados em

Tópicos dessa questão: Biologia
17 (FUVEST 2012 - Primeira Fase)

No mapa atual do Brasil, reproduzido abaixo, foram indicadas as rotas percorridas por algumas bandeiras paulistas no século XVII.

Nas rotas indicadas no mapa, os bandeirantes

Tópicos dessa questão: Biologia
18 (FUVEST 2012 - Primeira Fase)

Uma mutação, responsável por uma doença sanguínea, foi identificada numa família. Abaixo estão representadas sequências de bases nitrogenadas, normal e mutante; nelas estão destacados o sítio de início da tradução e a base alterada.

O ácido nucleico representado acima e o número de aminoácidos codificados pela sequência de bases, entre o sítio de início da tradução e a mutação, estão corretamente indicados em:

Tópicos dessa questão: Biologia
19 (FUVEST 2012 - Primeira Fase)

Em tomates, a característica planta alta é dominante em relação à característica planta anã e a cor vermelha do fruto é dominante em relação à cor amarela. Um agricultor cruzou duas linhagens puras: planta alta/fruto vermelho x planta anã/fruto amarelo.

Interessado em obter uma linhagem de plantas anãs com frutos vermelhos, deixou que os descendentes dessas plantas cruzassem entre si, obtendo 320 novas plantas.

O número esperado de plantas com o fenótipo desejado pelo agricultor e as plantas que ele deve utilizar nos próximos cruzamentos, para que os descendentes apresentem sempre as características desejadas (plantas anãs com frutos vermelhos), estão corretamente indicados em:

Tópicos dessa questão: Biologia
20 (FUVEST 2012 - Primeira Fase)

Dez copos de vidro transparente, tendo no fundo algodão molhado em água, foram mantidos em local iluminado e arejado. Em cada um deles, foi colocada uma semente de feijão. Alguns dias depois, todas as sementes germinaram e produziram raízes, caules e folhas.

Cinco plantas foram, então, transferidas para cinco vasos com terra e as outras cinco foram mantidas nos copos com algodão. Todas permaneceram no mesmo local iluminado, arejado e foram regadas regularmente com água destilada.

Mantendo-se as plantas por várias semanas nessas condições, o resultado esperado e a explicação correta para ele são:

Tópicos dessa questão: Biologia

Página 1 de 2

Matérias desta prova

5

Racha Cuca+