1 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Leia o texto a seguir.

Como fazíamos sem botão Uma estatística curiosa: a gente aperta por dia, em média, 125 botões. Isso apenas nas geringonças que carregamos conosco: celular, laptop, iPod. Essa história do convívio humano com o botão começou por volta de 1893, quando a Central Electric Company, de Chicago, lançou o primeiro interruptor de luz, com dois botõezinhos: um branco para ligar e um preto para desligar.

Até então, apertar uma tecla não era atividade desconhecida – já a utilizávamos em pianos, telégrafos e, a partir de 1888, nas máquinas fotográficas da Kodak. Mas foi só no fim do século XIX que ferramentas manuais consagradas, como sinos e manivelas, começaram a ser substituídas por similares movidos a eletricidade. E de utilização fácil: no século XX, para usar qualquer coisa, bastava apertar o botão. Em vez de tocar um sino, apertava-se a campainha.

O preço disso? Quase ninguém sabe hoje fazer nada sem apertar um botão. Acender um lampião a gás ou manusear um elevador hidráulico, por exemplo, são tarefas consideradas dificílimas. Para comprovar essa situação, na Califórnia, em 2001, foi feita uma pesquisa em escolas de segundo grau. Resultado: constatou-se que quase 30% dos alunos não faziam ideia de como usar um telefone de disco.

(Álvaro Oppermann, revista Aventuras na História, maio de 2007. Adaptado)

Com base nas informações do texto, é correto afirmar que a

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
2 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Considere a tirinha que mostra os personagens Calvin e seu pai.

  • harassed: cansativa, com muitas coisas para se preocupar.
  • leisure: tempo em que não se está trabalhando.

De acordo com o pai de Calvin,

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
3 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

No Brasil, o programa do biodiesel prevê que os postos de combustíveis vendam uma mistura de biodiesel e óleo diesel mineral. Em 2011, foram produzidos cerca de 52 milhões de metros cúbicos dessa mistura, composta por 5% de biodiesel.

A partir de 2013, esse programa prevê que a mistura dos dois combustíveis contenha 7% de biodiesel.

Suponha que, em 2013, o volume de biodiesel, em metros cúbicos, adicionado à mistura dos dois combustíveis seja igual ao volume do biodiesel, em metros cúbicos, que foi adicionado à mistura em 2011.

Assim sendo, o volume da mistura produzida em 2013 será, em milhões de metros cúbicos, aproximadamente,

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
4 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

No dia 25 de agosto de 2012, o jornal O Estado de S. Paulo publicou a seguinte notícia:

O astronauta norte-americano Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, morreu neste sábado aos 82 anos. Em 1958, Armstrong foi selecionado para ser um dos pilotos-engenheiros do programa “Homem no Espaço Mais Cedo”, da Força Aérea, com o qual os EUA pretediam competir com o programa espacial soviético, mais avançado à época. A partir de 1962, ele passou a integrar o corpo de astronautas da NASA (Administração Nacinal de Aeronáutica e Espaço), do qual era um dos dois únicos civis. Sua frase mais famosa foi quando seus pés tocaram a superfície lunar pela primeira vez: “Um pequeno passo para um homem, mas um grande passo para a humanidade”.

(Adaptado)

Considerando as informações da reportagem sobre o astronauta Neil Armstrong e o programa espacial dos EUA, é correto afirmar que

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
5 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

O jipe-robô Curiosity da NASA chegou a Marte, em agosto de 2012, carregando consigo câmaras de alta resolução e um sofisticado laboratório de análises químcas para uma rotina de testes. Da Terra, uma equipe de técnicos comandava seus movimentos e lhe enviava as tarefas que deveria realizar.

Imagine que, ao verem a imagem de uma rocha muito peculiar, os técnicos da NASA, no desejo de que o Curiosity a analisasse, determinam uma trajetória reta que une o ponto de observação até a rocha e instruem o robô para iniciar seu deslocamento, que teve duração de uma hora.

Nesse intervalo de tempo, o Curiosity desenvolveu as velocidades indicadas no gráfico.

O deslocamento total realizado pelo Curiosity do ponto de observação ao seu destino foi, em metros,

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
6 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Leia a matéria a seguir para responder às questões de números 06 a 08.

Basta uma gota de sangue para que um chip, criado por cientistas brasileiros do Instituto de Física da USP de São Carlos, consiga detectar, em poucos segundos e com baixo custo, se alguém está infectado com malária, leishmaniose e Chagas.

(www1.folha.uol.com.br/ciencia/1123618-chip-da-usp-flagra-malaria- e-mal-de-chagas.shtml. Acesso em 17.09.2012)(www1.folha.uol.com.br/ciencia/1123618-chip-da-usp-flagra-malaria- e-mal-de-chagas.shtml. Acesso em 17.09.2012)

Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
7 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

(Matéria para responder às questões de números 06 a 08)

A matéria menciona um polímero natural formado pela condensação de monômeros por meio de ligações peptídicas.

A alternativa que apresenta, corretamente, um exemplo de monômero para a formação desse polímero e a função orgânica formada na ligação peptídica é

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
8 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

(Matéria para responder às questões de números 06 a 08)

A Geografia colabora com a medicina, mapeando infomações geográficas das doenças e da assistência médica oferecida.

Sobre as doenças citadas na matéria, é correto afirmar que

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
9 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

A pesquisa de Inovação Tecnológica, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), visa fornecer informações para a construção de indicadores setoriais, nacionais e regionais das atividades de inovação tecnológica das empresas brasileiras com 10 ou mais pessoas ocupadas, tendo como universo de investigação as atividades das indústrias, de serviços selecionados (edição, telecomunicações, informática) e de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

(www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/industria/pintec/2008/ default.shtm. Acesso em: 08.10.2012. Adaptado)

Considerando o gráfico sobre os dados dessa pesquisa, é correto afirmar que, no período de 2006-2008,

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar

Matérias desta prova

5

Racha Cuca+