Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova

1 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Leia o texto a seguir.

Como fazíamos sem botão Uma estatística curiosa: a gente aperta por dia, em média, 125 botões. Isso apenas nas geringonças que carregamos conosco: celular, laptop, iPod. Essa história do convívio humano com o botão começou por volta de 1893, quando a Central Electric Company, de Chicago, lançou o primeiro interruptor de luz, com dois botõezinhos: um branco para ligar e um preto para desligar.

Até então, apertar uma tecla não era atividade desconhecida – já a utilizávamos em pianos, telégrafos e, a partir de 1888, nas máquinas fotográficas da Kodak. Mas foi só no fim do século XIX que ferramentas manuais consagradas, como sinos e manivelas, começaram a ser substituídas por similares movidos a eletricidade. E de utilização fácil: no século XX, para usar qualquer coisa, bastava apertar o botão. Em vez de tocar um sino, apertava-se a campainha.

O preço disso? Quase ninguém sabe hoje fazer nada sem apertar um botão. Acender um lampião a gás ou manusear um elevador hidráulico, por exemplo, são tarefas consideradas dificílimas. Para comprovar essa situação, na Califórnia, em 2001, foi feita uma pesquisa em escolas de segundo grau. Resultado: constatou-se que quase 30% dos alunos não faziam ideia de como usar um telefone de disco.

(Álvaro Oppermann, revista Aventuras na História, maio de 2007. Adaptado)

Com base nas informações do texto, é correto afirmar que a

Tópicos desta questão: Multidisciplinar
2 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Considere a tirinha que mostra os personagens Calvin e seu pai.

  • harassed: cansativa, com muitas coisas para se preocupar.
  • leisure: tempo em que não se está trabalhando.

De acordo com o pai de Calvin,

Tópicos desta questão: Multidisciplinar
3 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

No Brasil, o programa do biodiesel prevê que os postos de combustíveis vendam uma mistura de biodiesel e óleo diesel mineral. Em 2011, foram produzidos cerca de 52 milhões de metros cúbicos dessa mistura, composta por 5% de biodiesel.

A partir de 2013, esse programa prevê que a mistura dos dois combustíveis contenha 7% de biodiesel.

Suponha que, em 2013, o volume de biodiesel, em metros cúbicos, adicionado à mistura dos dois combustíveis seja igual ao volume do biodiesel, em metros cúbicos, que foi adicionado à mistura em 2011.

Assim sendo, o volume da mistura produzida em 2013 será, em milhões de metros cúbicos, aproximadamente,

Tópicos desta questão: Multidisciplinar
4 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

No dia 25 de agosto de 2012, o jornal O Estado de S. Paulo publicou a seguinte notícia:

O astronauta norte-americano Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, morreu neste sábado aos 82 anos. Em 1958, Armstrong foi selecionado para ser um dos pilotos-engenheiros do programa “Homem no Espaço Mais Cedo”, da Força Aérea, com o qual os EUA pretediam competir com o programa espacial soviético, mais avançado à época. A partir de 1962, ele passou a integrar o corpo de astronautas da NASA (Administração Nacinal de Aeronáutica e Espaço), do qual era um dos dois únicos civis. Sua frase mais famosa foi quando seus pés tocaram a superfície lunar pela primeira vez: “Um pequeno passo para um homem, mas um grande passo para a humanidade”.

(Adaptado)

Considerando as informações da reportagem sobre o astronauta Neil Armstrong e o programa espacial dos EUA, é correto afirmar que

Tópicos desta questão: Multidisciplinar
5 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

O jipe-robô Curiosity da NASA chegou a Marte, em agosto de 2012, carregando consigo câmaras de alta resolução e um sofisticado laboratório de análises químcas para uma rotina de testes. Da Terra, uma equipe de técnicos comandava seus movimentos e lhe enviava as tarefas que deveria realizar.

Imagine que, ao verem a imagem de uma rocha muito peculiar, os técnicos da NASA, no desejo de que o Curiosity a analisasse, determinam uma trajetória reta que une o ponto de observação até a rocha e instruem o robô para iniciar seu deslocamento, que teve duração de uma hora.

Nesse intervalo de tempo, o Curiosity desenvolveu as velocidades indicadas no gráfico.

O deslocamento total realizado pelo Curiosity do ponto de observação ao seu destino foi, em metros,

Tópicos desta questão: Multidisciplinar
6 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Leia a matéria a seguir para responder às questões de números 06 a 08.

Basta uma gota de sangue para que um chip, criado por cientistas brasileiros do Instituto de Física da USP de São Carlos, consiga detectar, em poucos segundos e com baixo custo, se alguém está infectado com malária, leishmaniose e Chagas.

(www1.folha.uol.com.br/ciencia/1123618-chip-da-usp-flagra-malaria- e-mal-de-chagas.shtml. Acesso em 17.09.2012)(www1.folha.uol.com.br/ciencia/1123618-chip-da-usp-flagra-malaria- e-mal-de-chagas.shtml. Acesso em 17.09.2012)

Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Tópicos desta questão: Multidisciplinar
7 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

(Matéria para responder às questões de números 06 a 08)

A matéria menciona um polímero natural formado pela condensação de monômeros por meio de ligações peptídicas.

A alternativa que apresenta, corretamente, um exemplo de monômero para a formação desse polímero e a função orgânica formada na ligação peptídica é

Tópicos desta questão: Multidisciplinar
8 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

(Matéria para responder às questões de números 06 a 08)

A Geografia colabora com a medicina, mapeando infomações geográficas das doenças e da assistência médica oferecida.

Sobre as doenças citadas na matéria, é correto afirmar que

Tópicos desta questão: Multidisciplinar
9 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

A pesquisa de Inovação Tecnológica, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), visa fornecer informações para a construção de indicadores setoriais, nacionais e regionais das atividades de inovação tecnológica das empresas brasileiras com 10 ou mais pessoas ocupadas, tendo como universo de investigação as atividades das indústrias, de serviços selecionados (edição, telecomunicações, informática) e de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

(www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/industria/pintec/2008/ default.shtm. Acesso em: 08.10.2012. Adaptado)

Considerando o gráfico sobre os dados dessa pesquisa, é correto afirmar que, no período de 2006-2008,

Tópicos desta questão: Multidisciplinar
10 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

O sólido da figura é formado por cubos de aresta 1 cm os quais foram sobrepostos e/ou colocados lado a lado.

Para se completar esse sólido, formando um paralelepípedo retorretângulo com dimensões 3 cm × 3 cm × 4 cm, são necessários N cubos de aresta 1 cm.

O valor mínimo de N é

Tópicos desta questão: Raciocínio Lógico
11 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Observe que, em cada linha do quadro, a sequência de algarismos da coluna (II) foi formada a partir da sequência de algarismos da coluna (I), aplicando-se critérios diferentes para os algarismos ímpares e para os algarismos pares.

Com base nos mesmos critérios, a sequência de algarismos que substitui, corretamente, o ponto de interrogação da quarta linha e segunda coluna do quadro é

(I) (II)
189654 165492
567498 547296
743856 325674
369214 ?
Tópicos desta questão: Raciocínio Lógico
12 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Em uma pesquisa de mercado sobre o uso de notebooks e tablets foram obtidos, entre os indivíduos pesquisados, os seguintes resultados:

  • 55 usam notebook;
  • 45 usam tablet, e
  • 27 usam apenas notebook.

Sabendo que todos os pesquisados utilizam pelo menos um desses dois equipamentos, então, dentre os pesqusados, o número dos que usam apenas tablet é

Tópicos desta questão: Raciocínio Lógico
13 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Na Lógica, tem-se que a proposição

Se ocorre P, então ocorre Q, é equivalente à proposição Se não ocorre Q, então não ocorre P.

Assim sendo, se x < 3, então y = – 4 é equivalente a

Tópicos desta questão: Raciocínio Lógico
14 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

No plano cartesiano da figura, considere que as escalas nos dois eixos coordenados são iguais e que a unidade de medida linear é 1 cm. Nele, está representada parte de uma linha poligonal que começa no ponto P(0; 3) e, mantendo-se o mesmo padrão, termina em um ponto Q.

Na figura, a linha poligonal é formada por segmentos de reta

  • que são paralelos aos eixos coordenados e
  • cujas extremidades têm coordenadas inteiras não negativas.

Sabendo que o comprimento da linha poligonal, do ponto P até o ponto Q, é igual a 94 cm, as coordenadas do ponto Q são

Tópicos desta questão: Raciocínio Lógico
15 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Em 2012, o Brasil comemorou os 100 anos de nascimento do escritor baiano Jorge Amado. Uma das características de seus livros é a defesa de suas ideias políticas.

Leia atentamente o trecho do romance Jubiabá, publicado em 1937.

Quando eu saio de casa, digo a meus filhos: vocês são irmãos de todas as crianças operárias do Brasil. Digo isso porque posso morrer e quero que meus filhos continuem a lutar pela redenção do proletariado. O proletariado é uma força e se souber se conduzir, se souber dirigir a sua luta, conseguirá o que quiser...”

(AMADO, Jorge. Jubiabá. São Paulo: Martins Fontes, s/d, p. 286. Adaptado)

Considerando que o trecho expressa o ponto de vista do escritor, conclui-se que Jorge Amado defendia uma posção política

Tópicos desta questão: História
16 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

A partir do ano 1000, a população europeia tem um grade aumento. Este crescimento demográfico se relaciona com as tecnologias desenvolvidas naquela época, as quais aumentaram a produção agrícola e melhoraram as condições de saúde e alimentação: a charrua, substituindo o arado, a utilização do cavalo nas lavouras, e a rotativdade de plantações, aproveitando melhor os solos. As populações do período agrupavam-se em aldeias em volta da igreja e do castelo.

(LE GOFF, Jacques. São Francisco de Assis, Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 24. Adaptado)

A partir das informações do texto, é correto afirmar que o contexto histórico em questão é o

Tópicos desta questão: História
17 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Na Alemanha, foram desenvolvidos os balões dirigíveis, como o famoso Graf Zeppelin, uma máquina capaz de atravessar o Atlântico. Em 1930, o Zeppelin cruzou os ares do Brasil em voos demonstrativos pelas cidades de Recife e Rio de Janeiro.

Este balão era um dos principais elementos de propaganda de uma Alemanha que havia sido derrotada em 1918, na Primeira Guerra. O grande aparelho, com a tecnologia mais avançada da época, mostrava como a Alemanha tinha se recuperado dos estragos sofridos na guerra.

(Revista de História da Biblioteca Nacional, maio de 2010, p. 51. Adaptado)

Considerando as informações do texto, é possível concluir corretamente que a Alemanha, após a Primeira Guerra Mundial,

Tópicos desta questão: História
18 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

As caravelas foram um grande avanço tecnológico no final do século XV. Graças a elas, foi possível realizar viagens de longa distância de forma eficiente. Centenas de homens embarcaram nas caravelas dos descobrimentos. Alguns buscavam enriquecimento rápido, outros, oportunidade de difundir a fé em Cristo. Estes homens eram atraídos pela aventura, porém as surpresas nem sempre eram agradáveis. Nas embarcações, proliferavam doenças e a alimentação era precária.

(Revista de História da Biblioteca Nacional, setembro de 2012, p. 22-25. Adaptado)

Sobre a época descrita no texto e considerando as infomações apresentadas, é correto afirmar que as viagens nas caravelas

Tópicos desta questão: História
19 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Observe atentamente o mapa que traz dados do primeiro Censo, realizado no Brasil em 1872. Leve em considerção que a delimitação das províncias imperiais correspode aproximadamente à delimitação dos atuais estados da federação.

(ALENCASTRO, Luiz Felipe de (org.) História da Vida Privada no Brasil Vol 2. São Paulo: Cia. das Letras, 1997, p. 247(ALENCASTRO, Luiz Felipe de (org.) História da Vida Privada no Brasil Vol 2. São Paulo: Cia. das Letras, 1997, p. 247

Baseando-se na proposta do IBGE a qual divide o Brasil em cinco regiões (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste) e estabelecendo uma comparação entre elas, é correto afirmar que a porcentagem de escravos no Brasil, em 1872, era

Tópicos desta questão: História
20 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

A produção de alimentos para a população mundial necessita de quantidades de fertilizantes em grande escala, sendo que muito deles se podem obter a partir do amoníaco.

Fritz Haber (1868-1934), na procura de soluções para a otimização do processo, descobre o efeito do ferro como catalisador, baixando a energia de ativação da reação.

Carl Bosch (1874-1940), engenheiro químico, colega de Haber, trabalhando nos limites da tecnologia no início do século XX, desenha o processo industrial catalítico de altas pressões e altas temperaturas, ainda hoje utilizado como único meio de produção de amoníaco e conhecido por processo de Haber-Bosch.

Controlar as condições que afetam os diferentes equilíbrios que constituem o processo de formação destes e de outros produtos, otimizando a sua rentabilidade, é um dos objetivos da Ciência/Química e da Tecnologia para o desenvolvimento da sociedade.

(nautilus.fis.uc.pt/spf/DTE/pdfs/fisica_quimica_a_11_homol.pdf Acesso em 28.09.2012)

Considere a reação de formação da amônia N_{2}(g) + 3H_{2}(g) \rightleftharpoons 2NH_{3}(g) e o gráfico, que mostra a influência conjunta da pressão e da temperatura no seu rendimento.

A análise do gráfico permite concluir, corretamente, que

Tópicos desta questão: Química
21 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

A incorporação de saberes e de tecnologias populares como, por exemplo, a obtenção do sabão de cinzas, a partir de uma mistura de lixívia de madeira queimada com grandes quantidades de gordura animal sob aquecimento, demonstra que já se sabia como controlar uma reação química, cuja finalidade, neste caso, era produzir sabão.

De acordo com o conhecimento químico, o sabão de cinzas se forma mediante a ocorrência de reações químicas entre a potassa, que é obtida das cinzas, e os ácidos graxos presentes na gordura animal.

(www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID241/v15_n2_a2010.pdf Acesso em 21.09.2012. Adaptado)

A palavra potassa é usada em geral para indicar o carbonato de potássio (K2CO3), que, em meio aquoso, sofre hidrólise. A produção do sabão é possível porque a hidrólise da potassa leva à formação de um meio fortemente

Tópicos desta questão: Química
22 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Leia o texto para responder às questões de números de 22 a 24.

Em 2012, o inverno foi uma estação muito seca, em que a umidade relativa do ar esteve várias vezes abaixo do índice recomendado pela OMS, Organização Mundial da Saúde. Por isso, recomendou-se que as práticas esportivas fossem realizadas pela manhã e suspensas no período da tarde, quando a situação era mais grave. Entre outros problemas, houve também o acúmulo de poluentes atmosféricos, como observado na tabela a seguir.

A concentração de monóxido de carbono no limite máximo suportado em uma hora, em mol/m3, é aproximadamente

Tópicos desta questão: Química
23 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

(Texto para responder às questões de números de 22 a 24)

Estrutura de LewisEstrutura de Lewis

Entre os gases mencionados na tabela, o gás poluente que contribui para a acidez da chuva e apresenta geometria linear é

Tópicos desta questão: Química
24 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

(Texto para responder às questões de números de 22 a 24)

Os compostos orgânicos mencionados apresentam, respectivamente, as fórmulas estruturais:

Tópicos desta questão: Química
25 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Considere o texto a seguir para responder às questões de números 25 a 29.

In (1)Higher Education, a Focus on Technology By STEVE LOHR

The education gap facing the nation’s work force is evident in the numbers. Most new jobs will require more than a high school education, yet fewer than half of Americans under 30 have a (2)postsecondary degree of any kind. Recent state budget cuts, education experts agree, promise to make closing that gap even more difficult.

The Bill and Melinda Gates Foundation, the William and Flora Hewlett Foundation, and four nonprofit education organizations are beginning an ambitious initiative to address that challenge by accelerating the development and use of online learning tools.

An initial $20 million round of money, from the Gates Foundation, will be for postsecondary online courses, particularly ones tailored for community colleges and low-income young people. Another round of grants, for high school programs, is scheduled for next year.

Just how effective technology can be in improving education — by making students more effective, more engaged learners — is a subject of debate. To date, education research shows that good teachers matter a lot, class size may be less important than once thought and nothing improves student performance as much as onon-one human tutoring.

If technology is well designed, experts say, it can help tailor the learning experience to individual students, facilitate student-teacher collaboration, and assist teachers in monitoring student performance each day and in quickly fine-tuning lessons.

The potential benefits of technology are greater as students become older, more independent learners. Making that point, Mr. Gates said in an interview that for children from kindergarten to about fifth grade “the idea that you stick them in front of a computer is (3)ludicrous.”

  • (1) higher education: educação superior.
  • (2) postsecondary: termo que se refere aos cursos feitos após o high school ou, no modelo educacional brasileiro, o Ensino Médio.
  • (3) ludicrous: ridícula, absurda.

(http://www.nytimes.com/2010/10/11/technology/11online.html Acesso em 20.09.2012. Adaptado)

Sobre o uso da tecnologia no processo educacional e de acordo com o quarto parágrafo do artigo, pode-se afirmar que

Tópicos desta questão: Inglês
26 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

(Texto para responder às questões de números 25 a 29)

De acordo com o texto, é correto afirmar que

Tópicos desta questão: Inglês
27 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

(Texto para responder às questões de números 25 a 29)

A opinião de Bill Gates acerca do uso de tecnologia para ensinar crianças, do jardim da infância à quinta série, é de que

Tópicos desta questão: Inglês
28 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

(Texto para responder às questões de números 25 a 29)

No terceiro parágrafo, o pronome ones em – (...) particularly ones tailored for community colleges and low-income young people. – refere-se a

Tópicos desta questão: Inglês
29 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

(Texto para responder às questões de números 25 a 29)

No mesmo trecho do terceiro parágrafo – (...) particularly ones tailored for community colleges and low-income young people. – a palavra tailored pode ser substituída, sem alteração do sentido do texto, por

Tópicos desta questão: Inglês
30 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Argamassa é uma mistura de cimento, cal, areia e água a qual serve para o assentamento de tijolos, revestimento de superfícies e execução de juntas.

Uma mistura de cimento, cal e areia será preparada de modo que para cada parte de cimento haja duas partes de cal e nove partes de areia.

Usando como unidade de medida uma lata de 18 litros, a quantidade de areia para preparar 300 latas dessa mistura será, em metros cúbicos.

Tópicos desta questão: Matemática
31 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

A figura representa a vista superior de uma piscina e suas dimensões internas.

Na figura, temos o seguinte:

  • ABEF é um retângulo de dimensões 3 m por 6 m, e
  • o arco CD é uma semicircunferência com diâmetro 2 m.

Considerando que a profundidade da piscina é constante e igual a 1,2 m, a capacidade da piscina é, em litros,

Note-adote

\pi = 3

Tópicos desta questão: Matemática
32 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Em um supermercado, a probabilidade de que um produto da marca A e um produto da marca B estejam a dez dias, ou mais, do vencimento do prazo de validade é de 95% e 98%, respectivamente. Um consumidor escolhe, aletoriamente, dois produtos, um produto da marca A e outro da marca B.

Admitindo eventos independentes, a probabilidade de que ambos os produtos escolhidos estejam a menos de dez dias do vencimento do prazo de validade é

Tópicos desta questão: Matemática
33 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Considere o texto a seguir para responder às questões de números 33 e 34.

As “áreas de coberturas” a serem atendidas por um serviço de telefonia móvel são divididas em células, que são iluminadas por estações-radiobase localizadas no centro das células.

As células em uma mesma área de cobertura possuem diferentes frequências, a fim de que uma célula não interfira na outra. Porém, é possível reutilizar a frequência de uma célula em outra célula relativamente distante, desde que a segunda não interfira na primeira.

Cluster é o nome dado ao conjunto de células vizinhas, o qual utiliza todo o espectro disponível. Uma configuração muito utilizada está exemplificada na Figura 1, que representa um modelo matemático simplificado da cobertura de rádio para cada estação-base.

O formato haxagonal das células é o mais prático, pois permite maior abrangência de cobertura, sem lacunas e sem sobreposições.

A figura 2 ilustra o conceito de reutilização de frequência por cluster, em que as células com mesmo número utilizam a mesma frequência.

www.teleco.com.br/tutorial/tutorialatalaia/pagina_2.asp e www.teleco.com.br/tutorialsmsloc/pagina_3.asp Acesso em: 05.10.2012. Adaptado)

Figura 1: Cluster de sete célulasFigura 1: Cluster de sete células
Figura 2: Reuso de frequênciaFigura 2: Reuso de frequência

Na figura 2, os hexágonos são congruentes, regulares, têm lado de medida R e cobrem uma superfície plana. Para determinar a distância D, distância mínima entre o centro de duas células que permitem o uso da mesma frequência, pode-se traçar um triângulo cujos vértices são os centros de células convenientemente escolhidas, conforme a figura 3.

Figura 3Figura 3

Assim sendo, o valor D, expresso em função de R, é igual a

Tópicos desta questão: Matemática
34 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

(Texto para responder às questões de números 33 e 34)

Um modelo da perda (L) de propagação de sinais entre a antena transmissora e a receptora em espaço livre de obstáculos é, em decíbel (dB), expressa por

L = 32,44 + 20 . \log_{10}{f} + \log_{10}{d}

em que f é a frequência de transmissão em mega-hertz (MHz) e d é a distância entre as anternas de transmissão e recepção em quilômetros (km).

Considerando que um sinal de radiofrequência de 600 MHz é enviado de uma estação-base para uma antena receptora que está a 20 km de distância, em espaço livre, então o valor da perda de propagação desse sinal é, em dB, aproximadamente,

Adote

\log_{10}{2} = 0,30
\log_{10}{3} = 0,48

Tópicos desta questão: Matemática
35 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

No anúncio promocional de um ferro de passar roupas a vapor, é explicado que, em funcionamento, o aparelho borrifa constantemente 20g de vapor de água a cada minuto, o que torna mais fácil o ato de passar roupas. Além dessa explicação, o anúncio informa que a potência do aparelho é 1440W e que sua tensão de funcionamento é de 110V.

Jorge comprou um desses ferros e, para utilizá-lo, precisa comprar também uma extensão de fio que conecte o aparelho a uma única tomada de 110V disponível no cômodo em que passa roupas. As cinco extensões que encontra à venda suportam as intensidades de correntes máximas de 5A, 10A, 15A, 20A e 25A, e seus preços aumentam proporcionalmente às respectivas intensidades.

Sendo assim, a opção que permite o funcionamento adequado de seu ferro de passar em potência máxima, sem danificar a extensão de fio e que seja a de menor custo para Jorge, será a que suporta o máximo de

Tópicos desta questão: Física
36 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

No anúncio promocional de um ferro de passar roupas a vapor, é explicado que, em funcionamento, o aparelho borrifa constantemente 20g de vapor de água a cada minuto, o que torna mais fácil o ato de passar roupas. Além dessa explicação, o anúncio informa que a potência do aparelho é 1440W e que sua tensão de funcionamento é de 110V.

Da energia utilizada pelo ferro de passar roupas, uma parte é empregada na transformação constante de água líquida em vapor de água. A potência dissipada pelo ferro para essa finalidade é, em watts,

Adote

  • temperatura inicial da água: 25°C
  • temperatura de mudança da fase líquida para o vapor: 100°C
  • temperatura do vapor de água obtido: 100°C
  • calor específico da água: 1 cal/(g.°C)
  • calor latente de vaporização da água: 540cal/g
  • 1 cal = 4,2J
Tópicos desta questão: Física
37 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Um carro em um veículo do tipo “cegonha” (que transporta vários carros) tem cada uma de suas rodas travadas por uma cinta, cujos extremos estão presos sobre a platforma em que se apoia o carro. A cinta abraça parciamente o pneu e a regulagem de sua tensão garante a segurança para o transporte, já que aumenta a intensidade da força de contato em cada pneu e a plataforma.

Se o ângulo formado entre a plataforma e a cinta, de ambos os lados do pneu, é de 60°, admitindo que cada extremo da cinta se encontre sob uma tração de intesidade T, o acréscimo da força de contato de intensidade F entre cada pneu e a plataforma, devido ao uso desse dispositivo, é dado por

Dados

sen60 =\frac{\sqrt{3}}{2}
cos60 =\frac{1}{2}
tg60 = \sqrt{3}

Tópicos desta questão: Física
38 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

A tecnologia dos raios laser é utilizada em inúmeras aplcações industriais, tais como o corte de precisão, a sodagem e a medição de grandes distâncias. Guardadas suas características especiais, o laser pode sofrer absorção, reflexão e refração, como qualquer outra onda do espectro luminoso.

Sobre esses fenômenos da luz, é correto afirmar que um feixe de laser,

Tópicos desta questão: Física
39 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Uma das atrações de um parque de diversões é a barraca de tiro ao alvo, onde espingardas de ar comprimidto lançam rolhas contra alvos, que podem ser derrubados.

Ao carregar uma dessas espingardas, um êmbolo comprme 120mL de ar atmosférico sob pressão de 1atm, rduzindo seu volume para 15mL. A pressão do ar após a compressão será, em atm,

Admita que o ar se comporte como um gás ideal e que o processo seja isotérmico.

Tópicos desta questão: Física
40 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Em junho de 2012, foi realizada na Cidade do Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O objetivo desse encontro foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, que apresenta como uma de suas propostas

Tópicos desta questão: Geografia
41 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

O índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar a qualidade de vida oferecida por um país aos seus habitantes, levando em consideração três dimensões básicas do desevolvimento humano: renda, educação e saúde.

O IDH vai de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país.

Analise a tabela a seguir:

Pode-se concluir corretamente que

Tópicos desta questão: Geografia
42 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

É correto afirmar que as regiões destacadas em preto no mapa representam os países que

Tópicos desta questão: Geografia
43 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Leia a previsão de tempo dada por uma rádio local.

O dia hoje em São Paulo foi de temperaturas elevadas e com baixa umidade do ar na cidade, mas a previsão é de que, amanhã, o tempo mude, podendo a temperatura despencar e ocorrerem chuvas.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respetivamente, a frase a seguir.

A queda da temperatura será ocasionada pela chegada de ........., e a chuva prevista para ocorrer é denominada ..........

Tópicos desta questão: Geografia
44 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Ao pensar em sua infância, José sente-se nostálgico e se lembra da vegetação característica da região onde morava: árvores de cascas grossas e galhos retorcidos, e com raízes muito profundas. Entre uma árvore e outra, havia espaço suficiente para correr e, no inverno seco, a vegetação ganhava aspecto amarelado e, no verão chuvoso, tudo voltava a ficar verdinho.

Atualmente, a vegetação de que José se recorda não existe mais, tornou-se uma extensa plantação de soja.

É correto concluir que José passou sua infância no estado

Tópicos desta questão: Geografia
45 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

No reino Animalia, o filo dos artrópodes é o mais divesificado do planeta, apresentando mais de 1 milhão de espécies catalogadas, das quais cerca de 900 mil são só de insetos.

Entre as características estruturais que garantiram a conquista e a adaptação dos insetos ao meio ambiente terrestre, destaca-se a presença de

Tópicos desta questão: Biologia
46 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

A invenção do microscópio possibilitou várias descobetas e, graças ao surgimento dos microscópios eletrônicos, houve uma revolução no estudo das células. Esses equipamentos permitiram separar os seres vivos em procarióticos e eucarióticos, porque se descobriu que os primeiros, entre outras características,

Tópicos desta questão: Biologia
47 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Os trilhões de células que constituem o corpo humano precisam de água e de variados tipos de nutrientes, além de um suprimento ininterrupto de gás oxigênio. Os nutrientes absorvidos nas células intestinais e o gás oxigênio absorvido nos pulmões são distribuídos às células do corpo pelo sistema cardiovascular, uma vasta rede de vasos sanguíneos, pela qual circula o sangue impulsionado pelo coração.

Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Tópicos desta questão: Biologia
48 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Sabendo-se que

  • o maior reservatório de nitrogênio do planeta é a atmosfera, onde esse elemento químico se encontra na forma de nitrogênio molecular (N2);
  • apenas umas poucas espécies de bactérias, conhecidas genericamente como fixadoras de nitrogênio são capazes de utilizar diretamente o N2, incorporando esses átomos em suas moléculas orgânicas;
  • algumas bactérias do gênero Rhizobium (rizóbios), fixadoras de N2, vivem no interior de nódulos formdos em raízes de plantas leguminosas, como a soja e o feijão;
  • a soja e o feijão, graças à associação com os rizóbios, podem viver em solos pobres de compostos nitrognados.

É correto concluir que, sobre o ciclo do nitrogênio na natureza,

Tópicos desta questão: Biologia
49 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Um dado preocupante, quando se analisa o hábito alimetar da população brasileira, principalmente nos grandes centros urbanos, é que em geral se verifica uma baixa ingestão de alimentos ricos em fibras. As fibras estão presentes em maior quantidade em vários alimentos de origem vegetal, tais como, verduras, legumes, frutas e cereais integrais.

A ingestão dos alimentos ricos em fibras é importante porque

Tópicos desta questão: Biologia
50 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Leia o texto para responder às questões de números 50 a 53.

O labirinto dos manuais

Há alguns meses troquei meu celular. Um modelo lindo, pequeno, prático. Segundo a vendedora, era capaz de tudo e mais um pouco. Fotografava, fazia vídeos, recebia e-mails e até servia para telefonar. Abri o manual, entusiasmado. “Agora eu aprendo”, decidi, folheando as 49 páginas. Já na primeira, tentei executar as funções. Duas horas depois, eu estava prestes a roer o aparelho. O manual tentava prever todas as possibilidades. Virou um labirinto de instruções!

Na semana seguinte, tentei baixar o som da capainha. Só aumentava. Buscava o vibracall, não achava. Era só alguém me chamar e todo mundo em torno saía correndo, pensando que era o alarme de incêndio! Quem me salvou foi um motorista de táxi.

— Manual só confunde – disse didaticamente. – Dá uma de curioso.

Insisti e finalmente descobri que estava no vibracall há meses! O único problema é que agora não consigo botar a campainha de volta!

Atualmente, estou de computador novo. Fiz o que toda pessoa minuciosa faria. Comprei um livro. Na capa, a promessa: “Rápido e fácil” – um guia prático, simples e colorido! Resolvi: “Vou seguir cada instrução, página por página. Do que adianta ter um supercomputador se não sei usá-lo?”. Quando cheguei à página 20, minha cabeça latejava. O livro tem 342! Cada vez que olho, dá vontade de chorar! Não seria melhor gastar o tempo relendo Guerra e Paz*?

Tudo foi criado para simplificar. Mas até o microndas ficou difícil. A não ser que eu queira fazer pipoca, que possui sua tecla própria. Mas não posso me alimentar só de pipoca! Ainda se emagrecesse... E o fax com secretária eletrônica? O anterior era simples. Eu apertava um botão e apagava as mensagens. O atual exige que eu toque em um, depois em outro para confirmar, e de novo no primeiro! Outro dia, a luzinha estava piscando. Tentei ouvir a mensagem. A secretária disparou todas as mensagens, desde o início do ano!

Eu sei que para a garotada que está aí tudo parece muito simples. Mas o mundo é para todos, não é? Talvez alguém dê aulas para entender manuais! Ou o jeito seria aprender só aquilo de que tenho realmente necessidade, e não usar todas as funções. É o que a maioria das pessoas acaba fazendo!

(Walcyr Carrasco, Veja SP, 19.09.2007. Adaptado)

  • Livro do escritor russo Liev Tolstói. Com mais de mil páginas e centenas de personagens, é considerada uma das maiores obras da história da literatura.

Pelos comentários feitos pelo narrador, pode-se concluir corretamente que

Tópicos desta questão: Português
51 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

(Texto para responder às questões de números 50 a 53)

Analise as afirmações sobre trechos do texto e assinale a correta.

Tópicos desta questão: Português
52 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

(Texto para responder às questões de números 50 a 53)

No trecho do 5.° parágrafo, observe que o cronista epregou um pronome para evitar a repetição de palavras.

Do que adianta ter um supercomputador se não sei usá-lo?

Tendo por referência a gramática normativa, assinale a alternativa em que os pronomes substituem, corretamente, as expressões em destaque no trecho: Tentei ouvir as mensagens. A secretária eletrônica disparou todas as mensagens, desde o início do ano!

Tópicos desta questão: Português
53 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

(Texto para responder às questões de números 50 a 53)

Entre as características que definem uma crônica, estão presentes no texto de Walcyr Carrasco:

Tópicos desta questão: Português
54 (Fatec 2013 - 1º Semestre - Prova)

Muitos escritores preocuparam-se em defender um ideário artístico que servisse de orientação para outros companheiros. Podemos dizer, grosso modo, que esses ideários assemelham-se a manuais.

Pensando nisso, leia os versos a seguir, em que o autor defende a liberdade estética na criação da poesia, e idetifique o período literário a que esses versos pertencem.

(...)
Não acho mais graça nenhuma nisso da gente
submeter comoções a um leito de Procusto(1) para
que obtenham, em ritmo convencional, número
convencional de sílabas. Já, primeiro livro, usei
indiferentemente, sem obrigação de retorno
periódico, os diversos metros pares. Agora
liberto-me também desse preconceito.

(...)
Marinetti(2) foi grande quando redescobriu o
poder sugestivo, associativo, simbólico,
universal, musical da palavra em liberdade.
Aliás: velha como Adão. Marinetti errou: fez
dela sistema. É apenas auxiliar poderosíssimo.
Uso palavras em liberdade. (...)

  • (1) Na mitologia grega, Procusto era um bandido que tinha, em sua casa, uma cama (leito) de ferro na qual convidava todos os viajantes a se deitarem. Se os hóspedes fossem muito altos, ele amputava o excesso de comprimento do corpo desses viajantes para ajustá-los à cama e, se tinham pequena estatura, eram esticados até atingirem o comprimento determinado.
  • (2) Fillipo Tommaso Marinetti
Tópicos desta questão: Literatura