O Pré-Modernismo foi um período de transição, que ocorreu entre o início do século XX até 1922, quando é marcado o início do Modernismo no Brasil. Foi um período de várias transformações sociais e políticas, tanto dentro quanto fora do Brasil, as quais influenciaram diretamente no surgimento de várias tendências artísticas.
O Pré-Modernismo não chega a constituir um movimento, pois envolveu tendências artísticas diferentes: se, por um lado, temos obras que possuem tendências do século XIX, próprias do Realismo (confira Realismo no Brasil e Realismo em Portugal), podemos ver também obras que remetem ao Simbolismo e ainda as que remetem às vanguardas europeias, que viriam a trazer a ruptura modernista em 1922.
A novidade trazida pelo Pré-Modernismo era o interesse pela realidade brasileira, pelo dia-a-dia dos brasileiros, trazendo obras de caráter social, com uma análise sobre essa realidade, algo diferente do que era apresentado. Outra novidade apontada era a busca de linguagem simples, muitas vezes ignorando as normas linguísticas da época.
Atribuímos obras pré-modernistas aos seguintes escritores: Graça Aranha, Euclides da Cunha, Monteiro Lobato e Lima Barreto.
(UEL) Assinale a alternativa incorreta sobre o Pré-Modernismo:
(UFRS/Modificado) Assinale a(s) alternativa(s) verdadeira(s) sobre a obra "Os Sertões", de Euclides da Cunha.
(UEL) Nas duas primeiras décadas de nosso século, as obras de Euclides da Cunha e de Lima Barreto, tão diferentes entre si, têm em como elemento comum:
Ana Gabriela Figueiredo Perez
Estudos Literários - Unicamp
Use o raciocínio para movimentar o bloco e remover todos os pisos.
Faz parte dos 2% da população mundial que consegue resolver?
Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.
Encontre todas as palavras escondidas em cada um dos caça palavras temáticos.
Criptogramas #437
Palavras Quebradas #813
Forme palavras com as letras A G L T E I S S
Jogo da Forca - atualizado de hora em hora
Compras na Black Friday
Corretores na Imobiliária
Palavras Cruzadas: Diretas #37