Exercícios de Literatura e Morfologia

Questões (a maioria retiradas de vestibular) para testar seus conhecimentos em literatura e em gramática.

  1. (Mackenzie - SP) Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é incorreto afirmar que:

  2. (UEL - PR) Sobre a cultura medieval ocidental, considere as seguintes afirmativas: I - A maioria dos "não-romanos" desconhecia a escrita e utilizava-se da oralidade para orientar a vida social. II - No campo da Filosofia, verificou-se a influência do pensamento escolástico, que retomou o debate entre fé e razão. III - A arquitetura medieval caracterizou-se pela presença de grandes construções inspiradas em motivos religiosos, como mosteiros e igrejas. IV - O heroísmo da cavalaria e o amor, temas característicos da poesia trovadoresca, tornaram-se comuns na literatura medieval. Assinale a alt

  3. (FUVEST) Diabo, Companheiro do Diabo, Anjo, Fidalgo, Onzeneiro, Parvo, Sapateiro, Frade, Florença, Brígida Vaz, Judeu, Corregedor, Procurador, Enforcado e Quatro Cavaleiros são personagens do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. Analise as informações abaixo e selecione a alternativa incorreta cujas características não descrevam adequadamente a personagem.

  4. (MACKENZIE-SP) Sobre o poema Os Lusíadas, é incorreto afirmar que:

  5. (Mackenzie) - O tom pessimista apresentado por Camões no epílogo de "Os Lusíadas" aparece em outro momento do poema. Isso acontece no episódio:

  6. (Fuvest) "Amor é um fogo que arde sem se ver, É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente, É dor que desatina sem doer." De poeta muito conhecido, está é a primeira estrofe de um poema que parece comprazer-se com o paradoxo, enfeixando sensações contraditórias do sentimento humano, se examinadas sob o prisma da razão. Indique, na relação a seguir, o nome do autor.

  7. (Fuvest) - I. ''Entre brumas, ao longe, surge a aurora. O hialino orvalho aos poucos se evapora, Agoniza o arrebol. A catedral ebúrnea do meu sonho Aparece, na paz do céu risonho, Toda branca de sol" II. "Quando em meu peito rebentar-se a fibra, Que o espírito enlaça à dor vivente, Não derramem por mim nem uma lágrima Em pálpebra demente." III. "Por um lado te vejo como um seio murcho pelo outro como um ventre de cujo umbigo pende [ainda o cordão placentário. És vermelha como o amor divino Dentro de ti em pequenas pevides Palpita a vida prodigiosa Infinitamente." IV. "Transforma-se o amador na cousa amada, Por virtude do muito imaginar; Não tenho logo mais que desejar, Pois em mim tenho a parte desejada." Na ordem em que estão transcritos, os fragmentos se enquadram respectivamente nos seguintes movimentos literários:

  8. (FUVEST) Assinale a alternativa em que está correta a forma plural:

  9. Qual das palavras destacadas a seguir não é um adjetivo?

  10. Indique o modo e o tempo do verbo no período "Talvez os diretores antevejam uma solução para o caso".

Leia mais sobre...

  • Humanismo

    O Humanismo é um movimento de transição, pois ocorreu entre o final da Idade Média e o início do Renascimento. Gil Vicente foi um dos grandes nomes.

  • Classicismo

    O Classicismo surgiu na Itália e teve como características o racionalismo e a influência das regras clássicas greco-latinas.

  • Trovadorismo

    O Trovadorismo surgiu em Portugal e foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa.

  • Romantismo no Brasil - Poesia

    As principais características das três gerações do romantismo no Brasil com relação a poesia, incluindo as principais poesias e seus autores.

  • Literatura

    Aprenda sobre os movimentos literários que surgiram em Portugal e os que chegaram e se desenvolveram aqui no Brasil.

Confira também

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

  • 2048

    Use o raciocínio para somar os blocos iguais até formar 2048.

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

  • Jogo da Forca

    Descubra quais são as palavras ocultas sem deixar o bonequinho enforcado.

 
Quiz Vanguardas Europeias - I
 
Quiz Conhecimentos Gerais de Literatura - III