• #1 1 pt(s)

    (Mackenzie - SP) Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é incorreto afirmar que:

  • #2 1 pt(s)

    (UEL - PR) Sobre a cultura medieval ocidental, considere as seguintes afirmativas: I - A maioria dos "não-romanos" desconhecia a escrita e utilizava-se da oralidade para orientar a vida social. II - No campo da Filosofia, verificou-se a influência do pensamento escolástico, que retomou o debate entre fé e razão. III - A arquitetura medieval caracterizou-se pela presença de grandes construções inspiradas em motivos religiosos, como mosteiros e igrejas. IV - O heroísmo da cavalaria e o amor, temas característicos da poesia trovadoresca, tornaram-se comuns na literatura medieval. Assinale a alt

  • #3 1 pt(s)

    (FUVEST) Diabo, Companheiro do Diabo, Anjo, Fidalgo, Onzeneiro, Parvo, Sapateiro, Frade, Florença, Brígida Vaz, Judeu, Corregedor, Procurador, Enforcado e Quatro Cavaleiros são personagens do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. Analise as informações abaixo e selecione a alternativa incorreta cujas características não descrevam adequadamente a personagem.

  • #4 1 pt(s)

    (MACKENZIE-SP) Sobre o poema Os Lusíadas, é incorreto afirmar que:

  • #5 1 pt(s)

    (Mackenzie) - O tom pessimista apresentado por Camões no epílogo de "Os Lusíadas" aparece em outro momento do poema. Isso acontece no episódio:

  • #6 1 pt(s)

    (Fuvest) "Amor é um fogo que arde sem se ver, É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente, É dor que desatina sem doer." De poeta muito conhecido, está é a primeira estrofe de um poema que parece comprazer-se com o paradoxo, enfeixando sensações contraditórias do sentimento humano, se examinadas sob o prisma da razão. Indique, na relação a seguir, o nome do autor.

  • #7 1 pt(s)

    (Fuvest) - I. ''Entre brumas, ao longe, surge a aurora. O hialino orvalho aos poucos se evapora, Agoniza o arrebol. A catedral ebúrnea do meu sonho Aparece, na paz do céu risonho, Toda branca de sol" II. "Quando em meu peito rebentar-se a fibra, Que o espírito enlaça à dor vivente, Não derramem por mim nem uma lágrima Em pálpebra demente." III. "Por um lado te vejo como um seio murcho pelo outro como um ventre de cujo umbigo pende [ainda o cordão placentário. És vermelha como o amor divino Dentro de ti em pequenas pevides Palpita a vida prodigiosa Infinitamente." IV. "Transforma-se o amador na cousa amada, Por virtude do muito imaginar; Não tenho logo mais que desejar, Pois em mim tenho a parte desejada." Na ordem em que estão transcritos, os fragmentos se enquadram respectivamente nos seguintes movimentos literários:

  • #8 1 pt(s)

    (FUVEST) Assinale a alternativa em que está correta a forma plural:

  • #9 1 pt(s)

    Qual das palavras destacadas a seguir não é um adjetivo?

  • #10 1 pt(s)

    Indique o modo e o tempo do verbo no período "Talvez os diretores antevejam uma solução para o caso".

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Anônimo em 04/06/2014 e atualizado em 05/06/2014. Esse quiz foi resolvido 182 vezes.
5

Racha Cuca+