Brasil Colônia - II

Teste seus conhecimentos sobre as principais revoltas ocorridas na colônia, além dos fatores externos que influenciaram a histórias do Brasil durante o período colonial.

Quiz enviado por: Lucas Ramon

  1. Quais foram os motivos que levaram à formação do período conhecido como União Ibérica?

  2. Como é possível caracterizar a França Antártica?

  3. Como é possível caracterizar a França Equinocial?

  4. Durante os anos de 1637 a 1644, ___ governou o Brasil como represente holandês, buscando estabelecer uma administração eficiente e um bom relacionamento com os senhores de engenho da região.

    (Três palavras - masculino - começando com M)
  5. O episódio conhecido como Revolta de Beckman ocorreu em que estado e com que motivações, respectivamente?

  6. Após o fracasso do sistema de capitanias hereditárias, os portugueses estabeleceram um novo modelo: o governo geral. Quem foi e em que ano assumiu o primeiro governador geral do Brasil?

  7. "Movimento separatista, ocorreu em 1798 na Bahia. Pretendia separar o Brasil de Portugal e acabar com o trabalho escravo. Foi severamente punida pela Coroa Portuguesa." O enunciado se refere a que revolta nacional?

  8. "Com caráter de revolta separatista, aconteceu em 1789. A revolta dos mineiros contra a exploração dos portugueses pretendia tornar Minas Gerais independente de Portugal, mas o movimento foi descoberto antes de ser deflagrado e acabou sendo punido com rigidez pela metrópole. Tiradentes foi morto e esquartejado em praça pública para servir de exemplo aos demais do que aconteceria aos descontentes com Portugal." Por que a Inconfidência Mineira falhou?

  9. A guerra dos Mascates foi um conflito que aconteceu nos anos de 1710 e 1711. Quem estava envolvido nesse conflito?

  10. Quando chegaram ao Brasil, em 22 de Abril de 1500, os Portugueses se depararam com grande quantidade de uma espécie vegetal e passaram a explorá-la. Iniciou-se assim que ciclo?

Leia mais sobre...

  • Revolta de Beckman

    A Revolta de Beckman foi um movimento nativista que ocorreu no então território do Maranhão entre 1684 e 1685. Confira quais foram as características e as causas desse movimento.

  • Movimentos Nativistas

    Os movimentos nativistas, que aconteceram no Brasil colonial, ocorreram principalmente devido a causas econômicas. As principais rebeliões foram a Aclamação de Amador Bueno, a Revolta de Beckman, a Guerra dos Emboadas e a Guerra dos Mascates.

  • Guerra dos Mascates

    A Guerra dos Mascates ocorreu no nordeste brasileiro devido a uma disputa entre senhores de engenho e produtores agrícolas contra comerciantes portugueses ("mascates"). Esse conflito fez parte dos "movimentos nativistas".

  • Governo Geral

    O Governo Geral foi criado durante o período colonial devido a falência do sistema de Capitanias Hereditárias. Os três principais governadores gerais do brasil foram Tomé de Souza, Duarte da Costa e Mem de Sá.

  • Ciclo da Cana-de-Açúcar

    O ciclo da cana-de-açúcar foi baseado no plantation e se desenvolveu no litoral nordestino. O declínio ocorreu devido a concorrência do açúcar produzido nas Antilhas pelos holandeses.

Confira também

  • Teste de Einstein

    Faz parte dos 2% da população mundial que consegue resolver?

  • 2048

    Use o raciocínio para somar os blocos iguais até formar 2048.

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

 
Quiz Maria Quitéria
 
Quiz Getúlio Vargas - I