Biologia para Medicina

Quiz para quem quer prestar vestibulares na área de biológicas, especialmente medicina. É constituído de perguntas mais complexas e que exigem certo grau de aprofundamento na matéria.

Quiz enviado por: Guilherme

  1. No núcleo celular ocorre um processo de vital importância para a homeostasia do organismo, processo esse denominado transcrição. Pela transcrição são produzidos, a partir de DNA, moléculas de RNAm que irão ser traduzidas nos ribossomos presentes no citosol, obtendo como resultado as proteínas. São 20 tipos principais de aminoácidos (a.a.) que compõem as proteínas do nosso organismo e de outros animais. Mas como explicar essa grande variedade de proteínas a partir de tão poucos a.a.? Simples, além da variação da quantidade e sequência de a.a., ocorre um processo denominado "splicing", no qual:

  2. A grande variabilidade fenotípica e genotípica notada nos seres vivos pode ser aludida a um processo de extrema importância, denominado crossing-over ou permutação, no qual cromossomos homólogos trocam segmentos entre si. A permutação somente ocorre na meiose, mais precisamente na prófase I e inicia-se numa fase da prófase denominada ____ no qual as cicatrizes da permutação começam a se formar, terminando esse processo no(a) _____, em que os quiasmas estão formados e a permutação está completa. As lacunas são preenchidas corretamente por:

  3. Dentre as organelas presentes nas células de um ser humano, encontramos algumas cujas funções associam-se à síntese de proteínas, ao transporte e síntese de lipídios, a digestão intracelular e a desintoxicação da célula. Qual alternativa relaciona correta e respectivamente o nome das organelas cujas funções foram citadas?

  4. Alguns vírus possuem RNA como material genético e dentre eles podem haver tipos que, após infectarem uma célula, sintetizam DNA a partir de seu RNA sendo, assim, denominados retrovírus. A enzima contida nesses vírus e que participa da síntese de DNA a partir de uma molécula de RNA viral denomina-se:

    (Duas palavras, 13 e 7 letras)
  5. Julgue os itens a seguir em verdadeiro ou falso: (?) Todo ser que possui material genético é considerado, indubitavelmente, um ser vivo; (?) Todas as células desprovidas de núcleo possuem histonas aderidas ao seu DNA circular; (?) A meiose é subdividida em 2 partes, que englobam a Prófase I e II, a Metáfase I e II, a Anáfase I e II e a Telófase I e II; (?) Nas plantas a meiose é espórica e os gametas se originam por mitose; (?) As plantas e todos os organismos autótrofos são considerados produtores em uma cadeia alimentar.

  6. No Brasil foi proibida a venda de antibióticos sem prescrição médica, pois o uso indevido de tais medicamentos pode gerar graves problemas como infecções bacterianas severas, que podem ocasionar a morte do doente. Esse agravamento da infecção causado pelo mau uso de antibióticos é compatível com as teorias defendidas por Charles Darwin, uma vez que...

  7. Em genética existem vários tipos de interação entre os diversos genes que compõem o DNA dos seres humanos. Dentre essas interações existe uma na qual um gene de um lócus inibe a ação de outro, localizado em outro lócus de um cromossomo diferente. Essa interação recebe o nome de:

    (Nove letras)
  8. No processo de fecundação das angiospermas ocorrem particularidades não verificadas nos outros grupos de plantas. Dentre essas particularidades pode-se citar a dupla fecundação na qual são fecundados simultaneamente a oosfera e os núcleos polares. A oosfera fecundada resultará no embrião, já os núcleos polares, que passam a ser 3n após a fecundação gerará o(a):

    (Dez letras)
  9. Em um laboratório um pesquisador analisou uma amostra de DNA muito resistente à altas temperaturas. Depois da análise o pesquisador observou que essa amostra possuía grande quantidade de citosina e guanina em detrimento de adenina e timina. Sobre o descrito pode-se inferir que:

  10. Sobre a dinâmica dos processos que ocorrem no nosso organismo é correto afirmar que:

Leia mais sobre...

  • DNA e RNA

    Basicamente, o DNA possui as informações genéticas necessárias para os seres vivos (incluindo alguns vírus) se desenvolverem. Já o RNA é usado para sintetizar as proteínas de uma célula.

  • Síntese de Proteínas

    A síntese de proteínas, também denomidado tradução, é um processo que ocorre nas células com a utilização do DNA, de três tipos de RNA e dos ribossomos.

  • Núcleo Celular

    O núcleo contém as informações heriditárias da célula e o DNA. Além disso, controla a síntese de proteínas e as divisões celulares.

  • Meiose

    A Meiose é tipo de divisão celular que produz gametas ou esporos, necessários para a reprodução sexuada nos eucariontes.

  • Mitose

    Mitose é o processo no qual uma célula mãe divide-se em duas células filhas geneticamente idênticas.

Confira também

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

  • Jogo da Forca

    Descubra quais são as palavras ocultas sem deixar o bonequinho enforcado.

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

  • Teste de Einstein

    Faz parte dos 2% da população mundial que consegue resolver?

 
Quiz Doenças - I
 
Quiz Biologia - V