Simulado do Enem - Biologia - II

Exercícios de biologia sobre evolução, genética e reprodução escolhidos pela equipe de professores da UFSC para aqueles que desejam estudar para o ENEM.

Quiz enviado por: G. S. Silva

  1. (Fuvest 2013) Os resultados de uma pesquisa realizada na USP revelam que a araucária, o pinheiro brasileiro, produz subestâncias antioxidantes e fotoprotetoras. Uma das autoras do estudo considera que, possivelmente, essa característica esteja relacionada ao ambiente com intensa radiação UV em que a espécie surgiu há cerca de 200 milhões de anos. Com base na Teoria Sintética da Evolução, é correto afirmar que...

  2. (UFSC 2013) As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados:

  3. (UFG 2013) Quando Darwin chegou ao arquipélago de Galápagos, em 1835, obserbou pássaros da família Frigillidae (tentilhões) e ficou impressionado com as treze espécies dessas aves nas diferentes ilhas. Uma explicação para o surgimento dessas espécies é a irradiação adaptativa, na qual os tentilhões...

  4. (IFSC 2013) As asas dos insetos e das aves evoluíram como estruturas eficientes para a sobrevivência desses animais no ambiente aéreo. Do ponto de vista evolutivo, esses órgãos evidenciam...

  5. (TdC - 2013) Ricardo eliminou de suas refeições diárias os seguintes alimentos: Tomate, leite, manteiga, verduras amarelas, abóbora, folhosos verde escuro, melão, pêssego; Todos ricos em vitamina A. Com a carência desses alimentos, Ricardo estará vulnerável a quais tipos de sintomas?

  6. (PUC-SP-2013) De acordo com a segunda lei de Mendel, o cruzamento AaBbCc X aabbcc terá chance de produzir descendentes com genótipo igual a AaBbCc

  7. (UFU-2013) Após a análise de DNA de uma célula de mamífero, verifica-se que 15% das bases nitrogenadas são representadas por uma base que tem como característica a formação de três pontes de hidrogênio com a base complementar.

  8. (Udesc - 2013) Assinale a alternativa incorreta, sobre as alterações cromossômicas na espécie humana.

  9. (UFMT-2013) Sobre ácidos nucléicos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Os ácidos nucléicos estão presentes em todos os procariontes já descritos cientificamente. ( ) A uracila é um tipo de base nitrogenada que constitui o DNA. ( ) As bases nitrogenadas emparelhadas estão unidas por ligações químicas chamadas pontes de H. ( ) A tradução é a etapa na qual as bases nitrogenadas do RNAm determinam a produção de uma seqüência de aminoácidos, resultando na formação de uma proteína. Assinale a seqüência correta.

  10. (TdC - 2013) A cenoura e os laticínios são ricos em vitamina A (retinol); Já as carnes, legumes e cereais integrais são ricos em vitamina B1 (tiamina); O sal de cozinha em sódio; Os óleos vegetais, nozes e castanhas em vitamina E (tocoferol); E o iogurte, alface, brócolis, verduras cruas, couve-flor, óleos vegetais, repolho, soja, espinafre em vitamina K (filoquinona). Com base nesses dados, assinale a alternativa que contém uma recomendação alimentar INADEQUADA:

  11. (UFG 2013) Mesmo após o término da viagem, Darwin continuou intensamente seus estudos. Em um deles, juntamente com seu filho Francis, obersou o crescimento de plantas jovens em direção a um estímulo luminoso, sugerindo, então, a existência de um agente regulador do crescimento. Os relatos feitos por Darwin a esse respeito colaboraram para a base de estudos que culminou em suporte para o desenvolvimento biotecnológico de...

  12. (UFSCar-2013) Suponha um organismo diplóide, 2n = 4, e a existência de um gene A em um dos pares de cromossomos homólogos e de um gene B no outro par de homólogos. Um indivíduo heterozigótico para os dois genes formará

  13. (Mackenzie-2013) Uma das causas possíveis de abortamentos espontâneos são as aneuploidias. A respeito de aneuploidias, assinale a alternativa correta.

  14. (UFOP-2013) O corpo humano é constituído por aproximadamente 240 diferentes tipos de células, organizadas em quatro principais tecidos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Sobre esses tecidos, assinale a alternativa ERRADA:

  15. (Unemat) I. A gametogênese masculina (espermatogênese) e a gametogênese feminina (ovogênese) são processos muito semelhantes, diferindo basicamente em relação ao tamanho das células e ao número de gametas férteis resultantes das meioses, ao final do processo. II. No momento da ovulação, o que é expelido não é o óvulo, mas um ovócito II, pois a meiose ainda não está terminada. III. As espermátides são células imóveis que se transformarão em espermatozóides flagelados, capazes de fecundar. IV. No acrossomo acumulam-se as secreções indispensáveis à fecundação. Assinale a alternativa CORRETA:

  16. (TdC - 2013) Em relação a Saliva: I. A saliva contém substâncias que destroem bactérias como a enzima lisozima (também presente na lágrima); II. A saliva possui um efeito microbiano, que controla o crescimento de bactérias, por isso, quando não há saliva, há maiores chances de aparecerem cáries dentárias. III. A saliva contém uma certa quantidade de anticorpos que destroem vírus, como o HIV o HPV e a Herpes Simples; IV. A saliva é composta por ar, água (99,5%), ptialina, nitrogênio, enxofre, potássio, sódio, cloro, cálcio, magnésio, ácido úrico e ácido cítrico. Assinale a alternativa C

  17. (Udesc - 2013) Assinale a alternativa correta, relacionando os tipos de óvulos, quantidade de vitelo e exemplo de animais.

  18. (UFU - 2013) Durante a ovulogênese na espécie humana, nem sempre se observa a fase de óvulo. Quando observado, este tipo celular será encontrado:

  19. (Udesc - 2013) O organismo animal é constituído por um conjunto de tecidos que formam diferentes órgãos. Em relação a esses tecidos, é INCORRETO afirmar que o tecido:

  20. (TdC - 2013) Em relação ao Estômago: I. Este órgão exerce funções endócrinas e exócrinas, digerindo os alimentos e secretando hormônios; II. O estômago produz uma lípase gástrica, que com o auxílio da lipase lingual, digere a gordura animal; III. O estômago dos seres humanos possui um volume de, aproximadamente 50 mL quando está vazio, podendo expandir para 4L de capacidade; IV. O estresse faz com que o sistema nervoso seja acionado e estimule a produção de ácido clorídrico no estômago, causando a sensação de azia. Assinale a alternativa CORRETA:

Leia mais sobre...

  • Meiose

    A Meiose é tipo de divisão celular que produz gametas ou esporos, necessários para a reprodução sexuada nos eucariontes.

  • DNA e RNA

    Basicamente, o DNA possui as informações genéticas necessárias para os seres vivos (incluindo alguns vírus) se desenvolverem. Já o RNA é usado para sintetizar as proteínas de uma célula.

  • Síntese de Proteínas

    A síntese de proteínas, também denomidado tradução, é um processo que ocorre nas células com a utilização do DNA, de três tipos de RNA e dos ribossomos.

  • Sistema Genital Feminino

    O sistema genital (reprodutor) feminino é tem dois ovários, duas tubas uterinas, útero, vagina e genitália externa. Além de produzir gametas, esse sistema tem a função de participar da gestação do embrião.

Confira também

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

  • Jogo da Forca

    Descubra quais são as palavras ocultas sem deixar o bonequinho enforcado.

  • Trivias

    Divirta-se e desafie seus conhecimentos sobre diversos temas.

  • 2048

    Use o raciocínio para somar os blocos iguais até formar 2048.

 
Quiz Maconha - I
 
Quiz Simulado do Enem - Biologia Celular