Sociologia - II

Teste seus conhecimentos sobre Sociologia, um das matérias que está cada vez mais presente nos grandes vestibulares.

Quiz enviado por: Guilherme

  1. A história da sociedade é a história da luta de classes, pois sempre haverá, em um determinado período histórico, classes com interesses antagônicos. Tais lutas são provocadas por fatores ao qual podemos nomear tese e antítese e, se a não for mais possível a manutenção do sistema, ocorre a síntese. O texto acima se aproxima mais do pensamento de qual sociólogo?

  2. Nesse tipo de solidariedade o fator que mantém a coerção social é, predominantemente, a consciência coletiva. Tal solidariedade é típica de sociedades pré-capitalistas. A qual solidariedade, em Durkheim, o texto se refere?

  3. "A sociologia pode ser descrita como a ciência da crise". Por que tal afirmação é verdadeira?

  4. Para este autor a sociedade prevalece sobre o indivíduo, e a este somente resta encaixar-se nos padrões morais que são exteriores, coercitivos e gerais na sociedade. A qual autor o texto se refere?

  5. Na sociedade capitalista moderna, o avanço tecnológico levou os modos de produção a uma abrupta mudança, nunca houve tantas máquinas trabalhando junto, ou melhor, no lugar do homem. Tal fato somente faz aumentar o lucro do capitalista. Com referência ao tipo de lucro citado no texto, pode-se dizer, segundo Marx, que se trata de uma caso de:

  6. Após a década de 70 o Fordismo e o Taylorismo não mais atendiam às necessidades da economia contemporânea. Não obstante, a crise do petróleo levou os modos de produção a uma mudança. Qual é o nome do modo de produção característico do pós década de 70?

    (Nove letras)
  7. Neste sistema econômico não há, teoricamente, desigualdade e o Estado possui os meios de produção, mas sua aplicação na prática não ocorreu como o esperado. O sistema citado e o seu estágio posterior são:

  8. Dentre os sociólogos abaixo, quais pertencem a escola de Frankfurt?

  9. Após a crise de 1929 o Estado passou a intervir com maior vigor na economia para gerar empregos e melhorar a vida da população. A que política o texto se refere?

  10. Segundo este autor o Estado não deve intervir na economia, pois a intervenção é feita por uma espécie de "mão invisível". A qual autor o texto se refere?

Leia mais sobre...

  • Crise de 1929

    A crise de 1929 (Grande Depressão) inicia-se com a quebra da bolsa de valores de Nova York. O governo dos Estados Unidos cria o New Deal, um plano para recuperar a economia do país.

  • Comunismo

    Confira os principais conceitos do comunismo (Socialismo Científico), que surgiu a partir do "Manifesto Comunista" de Karl Marx e Friedrich Engels, e as diferenças entre o Leninismo, o Stalinismo e o Trotskismo.

  • Revolução Industrial

    Resumidamente, a Revolução Industrial foi a mudança do processo produtivo manufatureiro para a indústria mecânica. Isso aconteceu na Inglaterra durante o século XVIII.

  • Segunda Revolução Industrial

    A Segunda Revolução Industrial começou no século XIX e ocorreu, inicialmente, na Europa, nos Estados Unidos e no Japão. As consequências foram a criação e desenvolvimento de uma série de tecnologias.

  • New Deal

    O New Deal foi uma série de programas criados no governo do presidente Roosevelt para fazer a economia dos Estados Unidos a se recuperar da Crise de 1929.

Confira também

  • 2048

    Use o raciocínio para somar os blocos iguais até formar 2048.

  • Jogo da Forca

    Descubra quais são as palavras ocultas sem deixar o bonequinho enforcado.

  • Teste de Einstein

    Faz parte dos 2% da população mundial que consegue resolver?

  • Trivias

    Divirta-se e desafie seus conhecimentos sobre diversos temas.

 
Quiz Android - I
 
Quiz Introdução à Psicologia