Informática para Concursos - Noções de Hardware

Um simulado com 29 questões de múltipla escolha de informática (noções de Hardware) para concursos públicos.

Quiz enviado por: Jonas José Tófoli Júnior

  1. (Técnico Judiciário/TER-RN/FCC/2005) Com relação aos componentes de hardware de microcomputadores a:

  2. Agente de Fiscalização Financeira/TER-SP/FCC/2005) Diversos modelos de barramento tais como ISA e PCI, por exemplo, são, disponibilizados na placa mãe dos microcomputadores por meio de conectores chamados de:

  3. (Agente de Fiscalização Financeira/TER-SP/FCC/2005) O elemento de um microcomputador que não pode ter dados gravados pelo usuário, mas cuja gravação das informações referentes às rotinas de inicialização é feita pelo fabricante do microcomputador é:

  4. (Técnico Judiciário/Operação de Computador/TER-RN/FCC/2005) Com relação ao hardware da plataforma IBM-PC a:

  5. (Técnico Judiciário/Operação de Computador/TER-RN/FCC/2005) O termo barramento refere-se às interfaces que transportam sinais entre o processador e qualquer dispositivo periférico. Sobre barramento é correto afirmar:

  6. (Técnico Judiciário/Operação de Computador/TER-RN/FCC/2005) Para suportar a resolução de 800 x 600 em 24 bits, a quantidade mínima de memória necessária em uma placa de vídeo é:

  7. (Técnico Judiciário/Operação de Computador/TER-RN/FCC/2005) Nos periféricos de microcomputadores:

  8. (Técnico Judiciário/Operação de Computador/TER-RN/FCC/2005) Ao montar um computador padrão PC, deve-se levar em conta que:

  9. (Auxiliar Técnico/CEAL/FCC/2005) A unidade mais simples de armazenamento de informação em um computador é:

  10. (Auxiliar Técnico/CEAL/FCC/2005) O equipamento que permite efetuar comunicação de dados por intermédio de uma linha telefônica é:

  11. (Auxiliar Técnico/CEAL/FCC/2005) O periférico que mais permite a saída de informações (unidade exclusivamente de saída) é:

  12. (Auxiliar Técnico/CEAL/FCC/2005) O termo barramento refere-se aos contatos físicos que transportam sinais entre o processador em qualquer dispositivo periférico. Atualmente, existe um padrão de barramento de dados que permite a conexão de vários periféricos externos ao computador, através de uma única interface e um único protocolo, eliminando a necessidade de instalação de placas externas.

  13. (Assistente Técnico/CEAL/FCC/2005) Dispositivo de acesso essencial é:

  14. (Analista de Sistemas/CEAL/FCC/2005) A arquitetura do barramento de dados PCI-EXPRESS é composta:

  15. (Analista de Sistemas/CEAL/FCC/2005) O analista de sistema da empresa X deverá trabalhar com um arquivo ordenado contendo 30 000 registros. O arquivo será armazenado num disco com bloco de 1 024 bytes. Os registros serão no formato fixo de tamanho 100 bytes. Considerando que, para acessar um registro do arquivo será empregada a pesquisa binária, o número de acesso de bloco de arquivo, para recuperar as informações de um registro, será igual a:

  16. (Analista de Sistemas/CEAL/FCC/2005) na implementação da memória virtual, quando adotadas às técnicas de paginação e segmentação,

  17. (Analista de Sistemas/CEAL/FCC/2005) Um processador vetorial dispõe de uma estrutura pipeline para acelerar operações aritmética em dados. O pipe opera a uma frequência de clock de 80 MHZ. Uma série de 15 tarefas similares submetidas ao pipe é executada em 250 nseg. Nessas condições, é correto afirmar que o número de estágios do pipe é:

  18. (Analista/BACEN/FCC/2005) Os sistemas operacionais podem gerenciar uma memória alocada dinamicamente com os métodos:

  19. (Administrador/PM SANTOS/FCC/2005) Se a memória de um microcomputador tem o tamanho de 64 MB (megabytes), então sua capacidade de armazenamento em bytes é

  20. (Técnico de Segurança do Trabalho/CEAL/FCC/2005) A principal diferença entre dois processadores, um deles equipado com memória cache e o outro não, consiste na:

  21. (Técnico de Segurança do Trabalho/CEAL/FCC/2005) As informações necessárias pra localizar dados em um disco flexível são:

  22. (Auxiliar de Fiscalização Financeira/TER-SP/FCC/2005) Um dos princípios básicos da informática é o tratamento das informações em meio digital cuja manipulação por dispositivos periféricos pode ser somente de entrada de informações, somente de saída de informações ou se ambas. É tipicamente um periférico de tratamento de dupla direção (entrada/saída) de informações. Trata-se de:

  23. (Técnico Judiciário /TER-RN/FCC/2005) Com relação aos componentes de hardware de microcomputadores, a:

  24. (Analista Judiciário/Análise de Sistemas/TER-RN/FCC/2005) Na organização e arquitetura de computadores:

  25. (Técnico de Tecnologia da Informação/UFT /FCC/2005) O disco rígido (HD) é o dispositivo de hardaware

  26. (Técnico em Telecomunicações/UFT/FCC/2005) É uma unidade para leitura e gravação de disco-laser em um computador:

  27. (Técnico Judiciário/TRE -AMAPÁ/FCC/2005) A quantidade de CD-RW de 650 MB que pode ser gravada em um DVD-RW de 4,7 GB corresponde, em valor arredondado, a:

  28. (AFR/ICMS/SP/FCC/2006) É um sistema que, em um microcomputador, executa as funções necessárias para a inicialização do hardware do sistema quando o equipamento é ligado, controla rotinas de entrada e saída e permite ao usuário a modificação de detalhes da configuração do hardware.

  29. (AFR/ICMS/SP/FCC/2006) Durante um levantamento de informações contábeis em um estabelecimento comercial, um agente necessita gravar um CD de forma emergencial. Sabendo que esse agente possui uma unidade gravadora de CD externa, e que deseja conectar esse dispositivo em um microcomputador que possui um barramento do tipo universal, ele deverá:

Confira também

  • Teste de Einstein

    Faz parte dos 2% da população mundial que consegue resolver?

  • Jogo da Forca

    Descubra quais são as palavras ocultas sem deixar o bonequinho enforcado.

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

 
Quiz Informática Básica - II
 
Quiz Software Livre