História para Concursos Públicos

Questões de História Geral e História do Brasil para concursos públicos.

Quiz enviado por: Jonas José Tófoli Júnior

  1. 1. O consumo diário de energia pelo ser humano vem crescendo e se diversificando ao longo da História, de acordo com as formas de organização da vida social. Segundo essa perspectiva, do estágio primitivo ao tecnológico, o consumo de energia per capita no mundo cresceu mais de 100 vezes, variando muito as taxas de crescimento, ou seja, a razão entre o aumento do consumo e o intervalo de tempo em que esse aumento ocorreu. O período em que essa taxa de crescimento foi mais acentuada está associado à passagem

  2. Até o século XVII, as paisagens rurais eram marcadas por atividades rudimentares e de baixa produtividade. A partir da Revolução Industrial, porém, sobretudo com o advento da revolução tecnológica, houve um desenvolvimento contínuo do setor agropecuário. São, portanto, observadas consequências econômicas, sociais e ambientais inter-relacionadas no período posterior à Revolução Industrial, as quais incluem

  3. Andy Warhol (1928-1987) é um artista conhecido por criações que abordaram valores da sociedade de consumo; em especial, o uso e o abuso da repetição. Esses traços estão presentes, por exemplo, na obra que retrata as latas de sopa Campbell’s, de 1962. O modelo de desenvolvimento do capitalismo e o correspondente elemento da organização da produção industrial representados neste trabalho de Warhol estão apontados em:

  4. “Os trabalhadores de espírito simples reagiam ao novo sistema, destruindo as máquinas que julgavam ser responsáveis pelos problemas”. HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. p.55. O trecho anterior identifica uma forma de reação e luta dos trabalhadores ingleses durante a época da Revolução Industrial. Essa forma caracterizava-se pelo(as):

  5. A Exposição Internacional de Eletricidade foi aberta ao público no Palácio da Indústria em Paris, em agosto de 1881 [...]. A maior parte dos aparelhos expostos resultaram de descobertas moderníssimas [...]. O bonde que transporta os visitantes; as máquinas eletromagnéticas e o dínamo elétrico em funcionamento; os focos luminosos brilhando; os telefones que nos permitem ouvir à distância representações de ópera – tudo isto é tão novo que nem sequer seu nome era conhecido cinco anos atrás. Revista A Natureza, 1881. As inovações mencionadas:

  6. “Desta vala imunda a maior corrente da indústria humana flui para fertilizar o mundo todo. Deste esgoto imundo jorra ouro puro. Aqui a humanidade atinge o seu mais completo desenvolvimento e sua maior brutalidade, aqui a civilização faz milagres e o homem civilizado torna-se quase um selvagem”. TOCQUEVILLE, Aléxis de. Apud Hobsbawn, Eric. A Era das Revoluções O texto acima refere-se à Revolução Industrial e mostra:

  7. A enclosure ou cercamento:

  8. A locomotiva a vapor de Stephenson, o telégrafo elétrico de Morse e o processo Bessemer de fabricação do aço correspondem:

  9. "Para ele, os fatos econômicos e a luta de classes são o motor da História; o triunfo do proletariado e a implantação de uma sociedade sem classes são o objetivo final. Esse objetivo, contudo, só será alcançado com a união de todos os proletários." O texto acima refere-se ao criador do socialismo científico:

  10. O primeiro país a se industrializar na Europa depois da Inglaterra foi:

  11. Entre os fatores que fizeram da Inglaterra o berço propício à eclosão da Revolução Industrial, podemos citar os seguintes:

  12. (PUCCAMP) "O produto da atividade humana é separado de seu produtor e açambarcado por uma minoria: a substância humana é absorvida pelas coisas produzidas, em lugar de pertencer ao homem." A partir do texto, pode-se afirmar que a Revolução Industrial:

  13. Podemos dizer que a supremacia marítima e comercial da Inglaterra foi um dos fatores decisivos para o processamento da Revolução Industrial porque:

  14. Thomas Malthus e David Ricardo distinguiram-se respectivamente por suas teorias sobre:

  15. (UERJ) Na Revolução Industrial, o pioneirismo inglês resultou de uma série de fatores, entre os quais sua hegemonia marítimo-comercial. A concretização dessa hegemonia ficou evidente quando a Inglaterra adotou a seguinte medida:

  16. (CESGRANRIO) A Revolução Industrial transformou profundamente a ordem econômica mundial. Suas origens na Inglaterra relacionam-se com o(a):

Leia mais sobre...

  • Revolução Industrial

    Resumidamente, a Revolução Industrial foi a mudança do processo produtivo manufatureiro para a indústria mecânica. Isso aconteceu na Inglaterra durante o século XVIII.

  • Segunda Revolução Industrial

    A Segunda Revolução Industrial começou no século XIX e ocorreu, inicialmente, na Europa, nos Estados Unidos e no Japão. As consequências foram a criação e desenvolvimento de uma série de tecnologias.

  • Revolução Industrial

    A Revolução Industrial foi o período de 1750 até 1850 onde mudanças na agricultura, manufatura e tecnologia resultaram em fortes transformações nas condições sociais, econômicas e culturais da humanidade.

  • Imperialismo

    No século XIX os países europeus utilizaram o imperialismo colonial (na Àsia e na África) como solução para a falta de matérias-primas e o mercado consumidor saturado. Uma consequência desse expansionismo imperialista foi a Primeira Guerra Mundial.

  • Revolução Francesa

    Aprenda quais foram as causas da Revolução Francesa e o que aconteceu em cada uma das fases (Estados Gerais, Assembléia Nacional, Convenção Nacional e os Diretórios) até a ascensão de Napoleão através do golpe de 18 Brumário.

Confira também

  • 2048

    Use o raciocínio para somar os blocos iguais até formar 2048.

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

  • Teste de Einstein

    Faz parte dos 2% da população mundial que consegue resolver?

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

 
Quiz Revolução dos Cravos - I
 
Quiz Dinastia Tudor - I