Segunda Guerra Mundial - VIII

Quiz com perguntas sobre antecedentes e consequências da Segunda Guerra Mundial.

Quiz enviado por: G. S. Silva

  1. Em junho de 1947, o governo dos EUA passou a implementar um projeto de reconstrução da Europa denominado Plano Marshall. Qual dos tópicos a seguir NÃO é uma causa desse plano:

  2. Com o final da 2 Guerra Mundial, os países vitoriosos procuraram criar vários mecanismos internacionais que buscassem o desenvolvimento do planeta de forma mais harmônica. É dessa época a criação do seguinte organismo:

  3. "É lógico que os EUA devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o retorno ao poder econômico normal do mundo, sem o que não pode haver estabilidade política nem garantia de Paz." (Plano Marshall - 5.VI.1947) O Plano Marshall se constituiu:

  4. A ocupação da Polônia marca o início da Segunda Guerra Mundial. A tentativa de manter a paz a qualquer custo, como foi feito em Munique, se revelou impossível. Hitler não se dava por satisfeito com a reconquista do "espaço vital", queria mais e mais. Sobre a Segunda Guerra, é correto afirmar:

  5. Não pode ser considerado um fator que propiciou a eclosão da Segunda Guerra Mundial:

  6. O Plano Marshall, aplicado pelo governo norte-americano após a Segunda Guerra Mundial, visava à:

  7. "Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior." (Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941). A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial que contribuíram para alimentar os antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas identificamos:

  8. Às 6 da manhã, do dia 7 de dezembro de 1941, aviões japoneses bombardearam a base norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí. A ofensiva iniciava o avanço japonês que, oito meses depois, controlava parte significativa do Oceano Pacífico. Sobre os conflitos no Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial, pode-se dizer que:

  9. Nos anos de 1942 e 1943 as batalhas de Midway, no Pacífico, El Alamein, na África, e Stalingrado, na Eurásia, significaram a:

  10. Sobre fatos antecedentes à Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa incorreta.

  11. A Guerra da Bósnia-Herzegovina provocou cerca de 250 mil mortos e milhares de refugiados. Acerca do conflito uma jovem sérvia refugiada na Croácia escreveu: "Nós somos o único povo justo e bom, mas a injustiça furiosamente persegue a nossa inocente nação sérvia". (Gordana lgric, LE MONDE DIPLOMATIQUE) Assinale a alternativa que apresenta as origens deste conflito.

Leia mais sobre...

  • Segunda Guerra Mundial

    As principais causas da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foram a Crise de 1929, o Tratado de Versalhes e a ascensão do Fascismo e do Nazismo. Um das consequências do conflito foi o enriquecimento dos Estados Unidos e da União Soviética.

  • Primeira Guerra Mundial

    A Primeira Guerra Mundial ocorreu entre 1914 e 1918 e teve como principais causas o Neo-imperialismo. Entre as principais consequências estão o enfraquecimento da Alemanha e o enrequecimento dos Estados Unidos.

  • Idade Contemporânea

    Entre os acontecimentos que merecem destaque na linha do tempo da Idade Contemporânea estão a Revolução Francesa, a Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria.

  • Guerra Fria

    A Guerra Fria (1953-1991) foi um período caracterizado principalmente pela constante ameaça de uma guerra nuclear entre os Estados Unidos da América e a União Soviética. Veja quais foram os principais acontecimentos e as consequências da Guerra Fria.

Confira também

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

  • 2048

    Use o raciocínio para somar os blocos iguais até formar 2048.

  • Trivias

    Divirta-se e desafie seus conhecimentos sobre diversos temas.

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

 
Quiz Personalidades da Segunda Guerra Mundial
 
Quiz Segunda Guerra Mundial - IX