Exercícios de Uso dos Porquês

Existem quatro tipos de "porquês" (por que, porque, porquê e por quê) e cada um tem a sua aplicação. Para saber quando usar cada um deles, deve-se aprender as "regras dos porquês" e resolver vários exercícios. Neste quiz existem 13 perguntas para você treinar. Responda cada uma delas e confira as respostas depois.

Se precisar, visite a nossa página para aprender sobre o Uso dos Porquês.

Quiz enviado por: Ana Gabriela Figueiredo Perez

  1. Qual é a frase que está escrita incorretamente?

  2. Marque a alternativa que corresponde às lacunas da frase: “Me diz, ___ você não tira férias? Me dê um ___! É que toda vez que pergunto recebo a mesma resposta, mas ainda continuo sem entender ___.”

  3. As frases abaixo possuem algumas palavras em destaque. Se substituirmos estas palavras por alguns dos “porquês”, qual das frases terá o mesmo sentido desta: “Amanhã nós vamos ao médico porque você está muito doente.”?

  4. Assinale a alternativa que preenche a lacuna desta frase: “Cancelamos o churrasco ___ estava chovendo muito”.

  5. Explique o motivo da utilização dos “porquês” neste trecho: “Estou cansada, porque trabalho o dia inteiro. Além disso, não gosto de shows ao vivo e todos sabem o porquê.”

  6. Assinale a alternativa em que o “porque” (junto, sem acento) vem para indicar causa:

  7. Sobre a forma “por que” (separado, sem acento), é correto afirmar que:

  8. Complete: A forma “porque” (junto, sem acento), além de indicar causa, pode indicar também explicação e ___.

    (Dez letras, começa com 'F')
  9. Corrija as formas incorretas dos “porquês” se necessário e marque a alternativa correspondente às correções: “ "Por quê" estamos nesta cidade? Uma explicação para isso é "porque" gostamos de agitação. Podemos também falar que é "por que" esta cidade tem muitos recursos, mas isso não seria totalmente verdade: o "porquê" de estarmos aqui é o nosso trabalho. Se pudéssemos, voltaríamos à nossa antiga cidade, "por que" é tão agitada quanto esta e "por quê" possui muito mais recursos e facilidades do que esta."

  10. Assinale a alternativa onde a forma “por que” (separado, sem acento) foi empregada corretamente:

  11. Sobre o por quê (separado, com acento), a única possibilidade correta é:

  12. Qual é a frase que está escrita corretamente?

  13. Numa frase, a forma “porquê” (junto, com acento) é empregada com o sentido de “motivo”, “razão”. Esse emprego, no entanto, se assemelha à forma “por que” (separado, sem acento). O que diferencia os dois é o fato de que “porquê” é um substantivo e “por que” não. Como podemos saber quando a forma “porquê” será utilizada?

Leia mais sobre...

  • Uso dos Porquês

    Por que, porque, porquê ou por quê? Veja quais são as diferenças e as regras para empregar corretamente cada um dos porquês.

  • Sinais de Pontuação

    Resumidamente, os sinais de pontuação são empregados para organizar e estruturar a língua escrita, além de possibilitar pausas e entonações nos textos lidos em voz alta.

  • Pronomes Pessoais

    Os pronomes pessoais são divididos em pronomes retos e oblíquos. Analise cada um deles para aprender a usar corretamente, evitando erros comuns.

  • Substantivo

    Os substantivos são palavras que nomeiam seres e objetos. Eles podem ser classificados quanto à forma, quanto à origem ou quanto ao elemento a qual se refere.

  • Crase

    Confira quais são as regras para usar a crase corretamente. Veja também os casos especiais, os casos facultativos e quando não usar a crase a partir de explicações e exemplos.

Confira também

  • 2048

    Use o raciocínio para somar os blocos iguais até formar 2048.

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

  • Trivias

    Divirta-se e desafie seus conhecimentos sobre diversos temas.

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

 
Quiz Exercícios de Crase
 
Quiz Exercícios de Uso da Vírgula