Imperialismo e República Oligárquica

Quiz com perguntas sobre a República Velha e a expansão imperialista.

Quiz enviado por: Carlos Júnior

  1. "A Inglaterra vendia grande quantidade de Ópio para a China (...) as pessoas ficavam sem mão-de-obra para o trabalho." A guerra citada acima faz referência a:

  2. A Guerra de Canudos ocorreu em 1893 em Canudos, no interior da Bahia. Sobre a Guerra de Canudos, assinale a alternativa correta.

  3. Qual fator estimulou a industrialização dos Estados Unidos?

  4. Sobre a Conferência de Berlim, podemos afirmar que:

  5. "(...) Deu início a chamada fase imperialista do capitalismo, da qual participaria a maioria das nações industrializadas. Uma das formas adotadas pelo imperialismo foi a partilha da África e da Ásia, a criação de áreas de influência em diversas regiões do planeta e a formação de novos impérios coloniais. A essa forma específica de dominação imperialista se deu o nome de neocolonialismo”. A citação acima refere-se a:

  6. Sobre o Imperialismo do século XIX, é correto afirmar que:

  7. "Disputa pela região da África do Sul pela Inglaterra e descendentes de holandeses (...) levando em conta a grande quantidade de diamantes na região." A afirmação faz referência a:

  8. São características transcendentes da República Oligárquica:

  9. "Caracterizava-se por ações violentas como: assaltos, seqüestros e saques. Simbolizava a brutalidade, o mal e a violência no sertão e principalmente o medo."

  10. "Período de alternância do governo brasileiro entre os estados de São Paulo e Minas Gerais."

  11. "Troca de favores entre governo federal, governos estaduais e oligarquias locais."

  12. "Manipulação de eleições; voto sem sigilo e controlado; as pessoas eram obrigadas a votar em um determinado candidato em troca obtinha favores." São características da(o):

Leia mais sobre...

  • Imperialismo

    No século XIX os países europeus utilizaram o imperialismo colonial (na Àsia e na África) como solução para a falta de matérias-primas e o mercado consumidor saturado. Uma consequência desse expansionismo imperialista foi a Primeira Guerra Mundial.

  • Política do Café-com-Leite

    A Política do Café-com-Leite foi uma política de alternância das oligarquias agrárias paulista e mineira nos mais altos cargos da política brasileira. Para que ela funcionasse, eram promovidos o voto "de cabresto".

  • Guerra de Canudos

    A Guerra de Canudos foi um conflito entre os seguidores de Antônio Conselheiro e o exército brasileiro no interior da Bahia. Resumidamente, as causas foram o grande poder dos coronéis, a cobrança excessiva de impostos, entre outros.

  • República Velha

    A República Velha, que pode ser dividida em República da Espada e República Oligárquica, teve início com a proclamação da república e terminou quando Getúlio Vargas assumiu o poder.

  • Segunda Guerra Mundial

    As principais causas da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foram a Crise de 1929, o Tratado de Versalhes e a ascensão do Fascismo e do Nazismo. Um das consequências do conflito foi o enriquecimento dos Estados Unidos e da União Soviética.

Confira também

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

  • Jogo da Forca

    Descubra quais são as palavras ocultas sem deixar o bonequinho enforcado.

  • Trivias

    Divirta-se e desafie seus conhecimentos sobre diversos temas.

 
Quiz Guerra do Paraguai - I
 
Quiz História do Ceará - I