Química Geral - II

Perguntas sobre ácidos e bases, processos de separação de misturas, estequiometria e outros assuntos básicos de química.

Quiz enviado por: Roni Júnior Simplício Marques

  1. Em um laboratório de química de um colégio, alunos trabalham realizando experiências químicas de misturas. Um aluno depositou os seguintes tipos de materiais em cinco béqueres diferentes: Béquer 1: água, areia e óleo de cozinha. Béquer 2: água, cubo de gelo e álcool. Béquer 3: água, óleo, cubo de gelo e granito. Béquer 4: gasolina e sal e Béquer 5: querosene e óleo diesel. Da análise dos sistemas formados, o estudante pôde concluir corretamente que:

  2. Um cilindro de vidro graduado em cm³ foi utilizado para o procedimento de um trabalho escolar. O procedimento realizado foi o seguinte: Encheu-se o cilindro de água até a marca de 50 cm³. Depois, depositou-se no interior no cilindro, uma esfera maciça de ferro. Notou-se, então, que a marca da água no cilindro elevou-se para 125 cm³. Se a densidade do ferro é de aproximadamente 7,8 g/cm³, é correto afirmar que a massa, em kg, da esfera colocada dentro do cilindro é de:

  3. Na fabricação do Queijo-Minas, após a adição de ácido lático e coalhada ao leite a uma temperatura de 37ºC, deixa-se o leite em repouso. Transcorridos 40 minutos, há a formação de massa de queijo (coalhada), que se deposita no fundo do latão e soro de queijo. Para separar estes dois componentes (coalhada e soro), o processo mais adequado seria:

  4. A água (H2O) sofre decomposição pela eletrólise (passagem de corrente elétrica), produzindo hidrogênio e oxigênio, segundo a reação balanceada abaixo: H2O (L) ---> H2 (G) + 1/2 O2 (G). De acordo com estas informações, a alternativa correta é:

  5. Se X é isóbaro de Y e isótono de Z; Y tem número atômico 56, número de massa 137 e é isótopo de Z e o número de massa de Z é 138, então é correto afirmar que o número atômico de X é:

  6. Em 100 g de leite em pó infantil, existem 500 mg de cálcio. A opção que indica quantos mols de átomos de cálcio existem numa lata de 400 g de leite em pó é:

  7. Para realizar estudos das águas de dois lagos A e B de uma cidade grande, foi coletada duas amostras destas águas lacradas em frascos identificáveis A e B. O primeiro estudo era descobrir a que caráter (ácido ou básico) se enquadrava as amostras. Após a mistura do indicador fenolftaleína nas duas amostras, constatou-se que a amostra A adquiriu coloração rósea e a amostra B não se alterou. O analista, depois disso, concluiu corretamente que:

  8. A reação de mistura de ácido sulfúrico a carbonato de sódio formando sulfato de sódio, água e gás carbônico segundo a equação abaixo: H2SO4 + Na2CO3 ---> Na2SO4 + H2O + CO2, é classificada como reação de:

  9. Vinte litros de gás hidrogênio foram medidos a 27ºC e 700 mmHg de pressão. Qual será o novo volume do gás, a 87 ºC e 600 mmHg de pressão?

  10. Considere a reação não-balanceada: Zn + HCl (aq) ---> ZnCl2 (aq) + H2 (g). Sabendo-se que 73 g do ácido clorídrico reagem completamente, calcule o número de mols do cloreto de zinco formado.

    (Somente número(s))
  11. A penicilina G é um antibiótico largamente utilizado e tem fórmula C16H18N2O4S. Qual a porcentagem de carbono na penicilina G?

    (Número com duas casas de precisão)
  12. O número de oxidação do P2 no íon P2O7(4-) é:

    (Apenas um dígito)

Confira também

  • Trivias

    Divirta-se e desafie seus conhecimentos sobre diversos temas.

  • Jogo da Forca

    Descubra quais são as palavras ocultas sem deixar o bonequinho enforcado.

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

  • Teste de Einstein

    Faz parte dos 2% da população mundial que consegue resolver?

 
Quiz Funções Orgânicas - I
 
Quiz Química Básica - IV