Queda de Constantinopla - I

Fatos e acontecimentos sobre a queda de Constantinopla e o fim do Império Bizantino.

Quiz enviado por: Sara Ellen Nolasco Guimarães

  1. Complete: A queda do Império Bizantino foi marcada pela conquisa de ___ pelo império otomano.

  2. Como se chamava o último Imperador Bizantino depois da queda de Constantinopla?

  3. Complete: A queda de Constantinopla para os turcos otomanos foi um evento histórico que, segundo alguns historiadores, marcou o fim da ___ na Europa.

  4. Constantinopla, atualmente, situa-se em país chamado de Turquia, e hoje a cidade é chamada de:

  5. O nome da cidade era uma referência ao imperador romano Constantino I, que tornou esta cidade a capital do Império Romano em:

  6. Constantinopla foi destruída e saqueada por invasores inimigos lirados pelos sultão Maomé II. Como se chamava esse Império?

  7. Os dois Impérios nesta guerra eram:

  8. Complete: O cisma entre Igrejas ___ e ___ manteve Constantinopla distante das nações ocidentais, e mesmo durante os cercos de turcos muçulmanos, não conseguira mais do que indiferença de Roma e seus aliado.

  9. O declínio do Império Bizantino decorre principalmente da expansão dos turcos seljúcidas e dos conflitos com os:

  10. A Tomada de Constantinopla foi durante:

  11. A resistência de Constantinopla começou a ruir frente ao desânimo causado por uma série de maus presságios. Na noite de 24 de maio houve um eclipse lunar, relembrando aos bizantinos uma antiga profecia de que a cidade só resistiria enquanto a lua brilhasse no céu. No dia seguinte, durante uma procissão, um dos ícones da Virgem Maria caiu no chão. Logo em seguida, uma tempestade de chuva e granizo inundou as ruas. Os navios prometidos pelos venezianos ainda não haviam chegado e a resistência da cidade estava no seu limite. Essa afirmação é verdadeira ou falsa?

Leia mais sobre...

  • Império Bizantino

    O Império Bizantino (Império Romano do Oriente) foi uma entidade político-territorial centrada na cidade de Constantinopla. Veja quais foram as principais dinastias e como o Cisma do Oriente e a Quarta Cruzada o afetaram.

  • Roma Antiga

    Confira as principais características da Roma Antiga com relação as suas três fases principais: a Monarquia, a República, e o Império.

  • Persas

    A Pérsia Antiga foi um conjunto de diferentes entidades político-territoriais que tinham em comum a ancestralidade, a cultura e os costumes. As principais fases da Pérsia Antiga foram: A fase Aquemênida, a fase Parta, e a fase Sassânida.

  • Primeira Guerra Mundial

    A Primeira Guerra Mundial ocorreu entre 1914 e 1918 e teve como principais causas o Neo-imperialismo. Entre as principais consequências estão o enfraquecimento da Alemanha e o enrequecimento dos Estados Unidos.

Confira também

  • Jogo da Forca

    Descubra quais são as palavras ocultas sem deixar o bonequinho enforcado.

  • Teste de Einstein

    Faz parte dos 2% da população mundial que consegue resolver?

  • 2048

    Use o raciocínio para somar os blocos iguais até formar 2048.

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

 
Quiz Mesopotâmia e Egito
 
Quiz História de Portugal - I