Brasil Império - I

Quiz sobre os acontecimentos na história do Brasil desde a chegada da família real portuguesa até a independência.

Quiz enviado por: Dante

  1. Assinale a alternativa incorreta com relação à transferência da corte portuguesa feita por Dom João, em 1808, de Portugal para o Brasil:

  2. O primeiro ato assinado por Dom João, quando aqui chegou foi considerado decisivo no processo da futura independência do Brasil; esse ato foi:

  3. Dos feitos citados abaixo, apenas um não foi realizado por Dom João VI, marque qual foi:

  4. Sabemos que o século XIX tem início em 1801, porém, alguns historiadores elegeram o ano de 1815 para o início desse século, isso porque alguns episódios históricos aconteceram nessa data. Com base nessas informações, marque a alternativa incorreta:

  5. O país que primeiro reconheceu a independência do Brasil (07-09-1822) foi:

  6. A constituição outorgada em 1824, no seu artigo 122 afirmava que: "durante sua menoridade, o império será governado por uma regência, em número de três, até que o herdeiro do trono complete 18 anos". A classe política decidiu confiar o governo do país, a um único regente. Foram regentes únicos no país, respectivamente:

  7. O período Regencial foi marcado por muita agitação política, de muita turbulência e revoltas. Das alternativas abaixo, marque aquela que consta a revolta que não se iniciou no período da Regência:

  8. O partido político responsável pelo golpe da maioridade no período Regencial brasileiro, em 1840, que levou ao poder Pedro de Alcântara, com apenas 14 anos de idade, foi:

  9. Vivíamos ainda uma economia agrária e durante o Segundo Reinado, um dos produtos que mais se destacou e contribuiu na receita de exportação da Balança Comercial Brasileira foi:

  10. Sabemos que o café é originário da África, e que chegou ao Brasil no século XVIII. Trazido por um militar, foi inicialmente cultivado no estado de(do): Agora assinale a alternativa onde conste o estado e o nome do militar, respectivamente:

  11. Ele acreditava no desenvolvimento industrial que tornaria o país autossuficiente e abandonaria o sistema escravocrata; sonhava em modernizar o Brasil. Um patriota empreendedor. Ele fundou a Ponta da Areia, construiu a primeira ferrovia, fundou o transporte fluvial no Rio Amazonas, estendeu um cabo telegráfico submarino no Atlântico, ligando comunicação Brasil - Europa, colocou luz a gás no Rio de Janeiro. O texto faz referência aquele da alternativa:

  12. Tratando-se da Confederação do Equador, assinale a alternativa incorreta:

  13. O café é uma planta delicada, muito sensível, não resistem as geadas ou ao calor excessivo. Ele exige chuvas bem distribuídas e solo especial. Depois de plantado até a primeira colheta, requer um tempo de:

  14. O estado, por meio da constituição outorgada em 1824, dava direito ao imperador a aprovar ou não as decisões religiosas vindas do Vaticano, além disso, garantia também a liberdade de criar cargos religiosos e nomear seus ocupantes. Foi uma herança deixada por Portugal, da sua administração na colônia. Essas atribuições desviadas da Igreja Católica para o imperador foi denominada:

  15. O império brasileiro, que perdurou por 49 anos no século XIX, tinha seu apoio firmado num "tripé" de sustentação que pode ser apontado como:

Leia mais sobre...

  • Período Joanino

    O "Período Joanino" consistiu no périodo no qual a famímia real portuguesa ficou no Brasil. As consequências foram a Abertura dos Portos às Nações Amigas e a extinção do Pacto Colonial.

  • Independência do Brasil

    Aprenda quais foram as causas e quais as consequências da independência do Brasil, que ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 através de Dom Pedro.

  • Brasil Império

    O império inicia-se com a proclamação da independência (1822) e se estende até a proclamação da república (1889). Podemos destacar a Constituição de 1824, o Golpe da Maioridade, a Revolução Praieira e a Guerra do Paraguai.

  • Golpe da Maioridade

    O Golpe da Maioridade ocorreu quando o parlamentou coroou D. Pedro II imperador do Brasil. Isso aconteceu em 1840, data na qual D. Pedro II tinha apenas 14 anos.

  • Confederação do Equador

    A Confederação do Equador foi uma revolta que ocorreu no nordeste brasileiro e que teve caráter autonomista e republicano.

Confira também

  • 2048

    Use o raciocínio para somar os blocos iguais até formar 2048.

  • Teste de Einstein

    Faz parte dos 2% da população mundial que consegue resolver?

  • Trivias

    Divirta-se e desafie seus conhecimentos sobre diversos temas.

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

 
Quiz A Organização Colonial no Brasil - I
 
Quiz Do Período Joanino ao Segundo Reinado