Revoltas e Movimentos do Paraná

Teste seu conhecimentos sobre as revoltas e os movimentos que ocorreram no estado do Paraná.

Quiz enviado por: Wellington F Hack

  1. Iniciado em 10 de outubro de 1957, no Sudoeste Paranaense, em confronto ao governo estadual e federal, pela distribuição de terra desigual entre colonos e industrias. A Revolta descrita acima é:

  2. Iniciada em 1750, entre os índios guaranis e as tropas européias, nos 3 estados do sul, como respostas a demarcação de terras no Brasil. A Revolta descrita acima é:

  3. Iniciada em 1912, no Paraná e Santa Catarina, entre a população cabocla e as tropas federais e estaduais, travada para ver com qual estada ficaria a região de terra rica em erva-mate e madeira. Revolta descrita acima é:

  4. Iniciada em 1825, entre o sul do Brasil e a Província unidas do Rio da Prata, para decidir com quem ficaria o Uruguai. Revolta descrita acima é:

  5. Movimento separatista que queria tornar os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul em país independente. Revolta descrita acima é:

  6. Ocorreu em 1894, em uma cidade do Paraná, entre as tropas federalistas e o grupo denominados de pica-paus, contra o sistema presidencialista de governo. Revolta descrita acima é:

  7. iniciada em 1940, entre posseiros e grandes proprietários de terras, por posses de terras. Qual o nome dessa revolta?

  8. No dia 8 de dezembro de 1959 o Subtenente António Tavares da Polícia Militar do Estado do Paraná comprou um pente pelo valor de quinze cruzeiros e exigiu o comprovante do comerciante libanês Ahmed Najar. Houve uma discussão entre eles e o comerciante fraturou a perna do Subtenente. Estava iniciado o conflito. Qual é o conflito descrito acima:

  9. Protesto popular ocorrido entre os dias 27 de março de 1883 e 30 de março do mesmo ano na cidade de Curitiba, a capital da então província do Paraná, contra a cobrança de impostos sobre as rendas, conhecido na época por “imposto do vintém”. Qual o nome dessa revolta/guerra?

  10. Qual foi os principais motivos das revoltas e guerras no Paraná?

Leia mais sobre...

  • Guerra do Contestado

    A Guerra do Contestado foi uma disputa armada entre a população de posseiros e pequenos agricultore contra o exército brasileiro. Essa guerra teve causas econômicas, sociais e religiosas.

  • Movimentos Tenentistas

    Os "Movimentos Tenentistas" (Tenentismo) foram um conjunto de revoltas lideradas por oficiais de baixa patente durante a década de 1920. As principais causas foram dessas revoltas foram políticas.

  • Revolta da Vacina

    A Revolta da Vacina foi uma insurreição popular que ocorreu no Rio de Janeiro em 1904. Ela foi uma reação à campanha da vacinação obrigatória colocada em prática por Oswaldo Cruz.

  • Cabanagem

    A "Cabanagem" ocorreu entre 1835 a 1840 na província do Grão-Pará. A revolta ocorreu devido ao abandono por parte do governo imperial e das reinvindicações de representação política e investimentos sócio-econômicos da província.

  • Rebeliões Regenciais

    As Rebeliões Regencias (Revoltas Regenciais) ocorreram em todo o Brasil. As principais rebeliões foram a Balaiada, a Cabanagem, a Sabinada e a Revolução Farroupilha.

Confira também

  • Teste de Einstein

    Faz parte dos 2% da população mundial que consegue resolver?

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

  • Trivias

    Divirta-se e desafie seus conhecimentos sobre diversos temas.

  • 2048

    Use o raciocínio para somar os blocos iguais até formar 2048.

 
Quiz Santa Catarina - I
 
Quiz Maranhão - I