Biologia - Conhecimentos Gerais - IV

Quiz de conhecimentos gerais sobre biologia.

Quiz enviado por: Alan Silva

  1. O glicogênio é um polissacaridio e a principal reserva energética nas células animais, encontrado, principalmente, no fígado e nos músculos. Geralmente também é encontrado nos fungos. O glicogênio hepático, que chega a 150 g, é degradado no intervalo das refeições mantendo constante o nível de glicose no sangue ao mesmo tempo em que fornecem este metabólito as outras células do organismo. O glicogênio muscular, ao contrário, só forma glicose para a contração muscular. A justificativa para esta diferença é que:

  2. Os códons UGC, UAU, GCC e AGC codificam, respectivamente os aminoácidos cisteína, tirosina, alanina e serina; o códon UAG é terminal, ou seja, indica a interrupção da tradução. Um fragmento de DNA, que codifica a seqüência serina - cisteína - tirosina - alanina, sofreu a perda da 9ª base nitrogenada. Assinale a alternativa que descreve o que acontecerá com a seqüência de aminoácidos.

  3. O material genético, na maioria dos seres vivos, é a molécula de Ácido Desoxirribonucléico (ADN). Essa molécula possui a capacidade de ser replicada, mantendo as informações contidas em suas seqüências de bases nitrogenadas. A respeito da replicação do ADN, marque a alternativa correta:

  4. As reações químicas da vida são mediadas pelas enzimas. O modelo aceito para descrever a cinética enzimática é a equação de Michaelis-Menten; sobre este modelo é correto afirmar que a constante de Michaelis (KM) representa:

  5. A malária é uma doença infecciosa, causada por parasitas protozoários, transmitida por mosquitos. Malária espalha-se em regiões tropicais e subtropicais, como partes das Américas, Ásia e África. Cada ano há entre 1 e 3 milhões de mortes decorrentes de malária, sendo a maioria de crianças na África Sub-Saariana. Seu agente etiológico pertence ao gênero:

  6. Qual a afirmação que melhor explica o porquê as gramíneas tropicais (C4) , muitas vezes são mais eficientes na fotossintese do que as gramíneas C3, em ambientes quentes e secos?

  7. Existe uma síndrome neurológica denominada síndrome da cauda equina em que ocorrem lesões na raiz ventral da região lombar. Marque uma alternativa que não indique consequência desta síndrome:

  8. Um cruzamento entre um rato com genótipo selvagem e um rato anão, homozigoto recessivo para um gene chamado Igf2 ,produziu uma prole de indivíduos heterozigotos. Entretanto, essa prole só tinha fenótipo normal quando o progenitor com fenótipo anão fosse a mãe. Quando o pai possuía o fenótipo anão, a prole tinha fenótipo anão, mesmo tendo genótipo heterozigoto. O item que indica o nome do fenômeno que explica essa situação é:

  9. Um indivíduo portador de características típicas da síndrome de Down não demonstrou variação numérica em seu exame de cariótipo. Uma possível explicação para suas modificações fenotípicas é:

  10. As células pluripotentes do tecido conjuntivo que podem originar outros destes tecidos com diferentes funções são as (os):

Leia mais sobre...

  • DNA e RNA

    Basicamente, o DNA possui as informações genéticas necessárias para os seres vivos (incluindo alguns vírus) se desenvolverem. Já o RNA é usado para sintetizar as proteínas de uma célula.

  • Síntese de Proteínas

    A síntese de proteínas, também denomidado tradução, é um processo que ocorre nas células com a utilização do DNA, de três tipos de RNA e dos ribossomos.

  • Núcleo Celular

    O núcleo contém as informações heriditárias da célula e o DNA. Além disso, controla a síntese de proteínas e as divisões celulares.

  • Meiose

    A Meiose é tipo de divisão celular que produz gametas ou esporos, necessários para a reprodução sexuada nos eucariontes.

  • Transporte pelas Membranas

    A membranda plasmática apresenta permeabilidade seletiva, já que permite a passagem de pequenas moléculas e impede as grandes. Os processos de troca entre o meio externo e interno são classificados em: processos passivos, ativos e mediados por vesículas.

Confira também

  • 2048

    Use o raciocínio para somar os blocos iguais até formar 2048.

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

  • Trivias

    Divirta-se e desafie seus conhecimentos sobre diversos temas.

  • Teste de Einstein

    Faz parte dos 2% da população mundial que consegue resolver?

 
Quiz Citologia - I
 
Quiz Artrópodes - I