• #1 1 pt(s)

    O glicogênio é um polissacaridio e a principal reserva energética nas células animais, encontrado, principalmente, no fígado e nos músculos. Geralmente também é encontrado nos fungos. O glicogênio hepático, que chega a 150 g, é degradado no intervalo das refeições mantendo constante o nível de glicose no sangue ao mesmo tempo em que fornecem este metabólito as outras células do organismo. O glicogênio muscular, ao contrário, só forma glicose para a contração muscular. A justificativa para esta diferença é que:

  • #2 1 pt(s)

    Os códons UGC, UAU, GCC e AGC codificam, respectivamente os aminoácidos cisteína, tirosina, alanina e serina; o códon UAG é terminal, ou seja, indica a interrupção da tradução. Um fragmento de DNA, que codifica a seqüência serina - cisteína - tirosina - alanina, sofreu a perda da 9ª base nitrogenada. Assinale a alternativa que descreve o que acontecerá com a seqüência de aminoácidos.

  • #3 1 pt(s)

    O material genético, na maioria dos seres vivos, é a molécula de Ácido Desoxirribonucléico (ADN). Essa molécula possui a capacidade de ser replicada, mantendo as informações contidas em suas seqüências de bases nitrogenadas. A respeito da replicação do ADN, marque a alternativa correta:

  • #4 1 pt(s)

    As reações químicas da vida são mediadas pelas enzimas. O modelo aceito para descrever a cinética enzimática é a equação de Michaelis-Menten; sobre este modelo é correto afirmar que a constante de Michaelis (KM) representa:

  • #5 1 pt(s)

    A malária é uma doença infecciosa, causada por parasitas protozoários, transmitida por mosquitos. Malária espalha-se em regiões tropicais e subtropicais, como partes das Américas, Ásia e África. Cada ano há entre 1 e 3 milhões de mortes decorrentes de malária, sendo a maioria de crianças na África Sub-Saariana. Seu agente etiológico pertence ao gênero:

  • #6 1 pt(s)

    Qual a afirmação que melhor explica o porquê as gramíneas tropicais (C4) , muitas vezes são mais eficientes na fotossintese do que as gramíneas C3, em ambientes quentes e secos?

  • #7 1 pt(s)

    Existe uma síndrome neurológica denominada síndrome da cauda equina em que ocorrem lesões na raiz ventral da região lombar. Marque uma alternativa que não indique consequência desta síndrome:

  • #8 1 pt(s)

    Um cruzamento entre um rato com genótipo selvagem e um rato anão, homozigoto recessivo para um gene chamado Igf2 ,produziu uma prole de indivíduos heterozigotos. Entretanto, essa prole só tinha fenótipo normal quando o progenitor com fenótipo anão fosse a mãe. Quando o pai possuía o fenótipo anão, a prole tinha fenótipo anão, mesmo tendo genótipo heterozigoto. O item que indica o nome do fenômeno que explica essa situação é:

  • #9 1 pt(s)

    Um indivíduo portador de características típicas da síndrome de Down não demonstrou variação numérica em seu exame de cariótipo. Uma possível explicação para suas modificações fenotípicas é:

  • #10 1 pt(s)

    As células pluripotentes do tecido conjuntivo que podem originar outros destes tecidos com diferentes funções são as (os):

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Alan Silva em 03/07/2012 e atualizado em 04/07/2012. Esse quiz foi resolvido 197 vezes.
5

Racha Cuca+