Exercícios sobre Segunda Lei de Mendel - I

Teste com 10 exercícios sobre a 2ª Lei de Mendel, lei da segregação independente.

Quiz enviado por: Thiago

  1. 1. (UFU-MG) Em experimentos envolvendo três características independentes (tri- hibridismo), se for realizado um cruzamento entre indivíduos AaBbCc, a frequência de descendentes AABbcc será igual a:

  2. (Fuvest) O cruzamento entre duas linhagens de ervilhas, uma com sementes amarelas e lisas (VvRr) e outra com sementes amarelas e rugosas (Vvrr), originou 800 indivíduos. Quantos indivíduos devem ser esperados para cada um dos fenótipos obtidos?

  3. (PUC-SP 2007) De acordo com a segunda lei de Medel, o cruzamento AaBbCc × aabbcc terá chance de produzir descendentes com genótipo AaBbCc igual a:

  4. (UFLAVRAS 1997) Considere a segunda lei de Mendel ou lei da distribuição independente e indique os gametas produzidos pelo genótipo aaBbccDdEE.

  5. Imagine que uma mulher com olhos escuros e visão normal (CcMm) case-se com um homem de olhos claros e míope (ccmm). Sabendo que os olhos escuros e a visão normal são determinados por genes dominantes (C e M), marque a alternativa que indica a probabilidade de nascer uma criança de olhos claros e visão normal.

  6. (UFC-CE) Um homem albino com sangue tipo AB casou-se com uma mulher normal também com sangue tipo AB. O casal pretende ter filhos. Qual a probabilidade de nascer uma criança albina do sexo masculino e com tipo sanguíneo AB, sabendo-se que a mãe é normal heterozigótica para albinismo?

  7. (UNIFOR – 2000.2) Segunda Lei de Mendel: A acondroplasia, um tipo de nanismo, é causado por um alelo autossômico dominante. Os indivíduos homozigóticos para esse alelo morrem antes de nascer e os heterozigóticos apresentam a anomalia, mas conseguem sobreviver. A probabilidade de um casal de acondroplásicos vir a ter uma criança normal é:

  8. As flores da planta “maravilha” (Mirabilis jalapa) apresentam duas variedades para a sua coloração, vermelha (VV) e branca (BB). Cada uma delas é determinada por um par de alelos e não há dominância entre eles. Cruzando-se duas plantas, uma de flor vermelha com uma de flor branca, obtêm-se, em F1, somente flores róseas (VB). Considerando-se o exposto, conclui-se que, do cruzamento entre duas plantas heterozigotas, a porcentagem esperada para o fenótipo de cor rósea é:

  9. (Acafe-SC) De acordo com as leis de Mendel, indivíduos com genótipos

  10. (PUC-RS 2010) Para responder à questão, considere as quatro premissas a seguir. - Genes transmitidos por cromossomos diferentes. - Genes com expressão fenotípica independente. - Modo de herança com dominância. - Padrão de bialelismo. Um cruzamento diíbrido entre dois indivíduos duplo heterozigotos teria como resultado a proporção fenotípica de

Confira também

  • Jogo da Forca

    Descubra quais são as palavras ocultas sem deixar o bonequinho enforcado.

  • Trivias

    Divirta-se e desafie seus conhecimentos sobre diversos temas.

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

  • Teste de Einstein

    Faz parte dos 2% da população mundial que consegue resolver?

 
Quiz Classificação dos Seres Vivos - II
 
Quiz Exercícios sobre Carboidratos - I